Matheus Gonche estreia em Tóquio aos 22 anos

0

Atleta de Resende (RJ) nadou as eliminatórias dos 100 metros borboleta

O nadador Matheus Gonche, natural da cidade de Resende no Rio de Janeiro, estreou nos seus primeiros Jogos Olímpicos na manhã desta quinta-feira (29) no Centro Aquático de Tóquio. Aos 22 anos, Gonche nadou as eliminatórias dos 100 metros borboleta representando o time Brasil.

O atleta fez o tempo de 53s02 na quarta bateria das eliminatórias, passando os primeiros 50 metros com 24s73. 

“O resultado da prova não foi como eu esperava, mas sai feliz da competição! Vai servir de uma grande aprendizagem para as próximas competições. Certeza que em uma próxima Olimpíada vou estar mais experiente e consciente sabendo onde eu posso chegar. Estava confiante e sabia que era difícil passar para uma semifinal ou final. Já que precisaria fazer o melhor tempo da minha vida baixando meu tempo, mas eu tinha que estar 100%”, comentou Matheus Gonche. 

Na seletiva olímpica, realizada em abril, Matheus Gonche nadou a prova dos 100 m borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96, e conquistou a vaga para a Olimpíada de Tóquio. O nadador foi o único da equipe paulista confirmado em provas individuais.

“Vendo atletas indo bem e indo mal, isso interfere um pouco e não consegui manter a concentração em 100% até a prova. Mas faz parte do esporte e já sabemos como trabalhar e o que fazer para as próximas competições. Difícil ficar esperando e vendo os atletas nadando, mas serve como aprendizado. Estou tranquilo, feliz e bem. Caso tenha oportunidade de nadar o revezamento, irei nadar e dar o meu melhor”, comentou. 

Caso confirmado para nadar o revezamento 4x100m medley, as eliminatórias será nesta sexta-feira (30) a partir das 7h. “A Olimpíada é uma montanha russa de emoções! De toda a delegação masculina e feminina da natação, eu fui o último a cair na piscina. Tinha dias que eu me sentia bem e outros que sentia mal. Tinha dias que estava feliz ou triste, até chegar o momento da prova é muito difícil ficar bem. Hoje na prova, foi um dia que comecei mal, mas estava acreditando que iria conseguir um bom tempo! Talvez, eu não iria bem, mas dei o meu melhor”, disse Matheus Gonche depois da prova para o Sportv. 

Matheus e uma parte da equipe de natação chegaram no dia 18 em Tóquio. Antes disso, ele estava na Europa participando de competições e fazendo aclimatação em Rio Maior, Portugal.

O atleta focou sua preparação nos últimos meses em São Bernardo do Campo (SP), sede de treinamentos do SESI SP, clube que representa desde 2017 e fazendo training camps em Recife (PE) com a equipe. Matheus Gonche é treinado pelo experiente treinador Fernando Vanzella.

“Eu não sei se preciso pedir desculpas para quem esperava mais do meu desempenho, mas ao mesmo tempo eu sei que fiz um meu máximo. Eu vi muitos comentários nas redes sociais, comentários maldosos, que estamos fazendo por fazer. Nunca ninguém faria isso, Olimpíadas é outro nível! Cuidado com os comentários maldosos na internet”, finalizou o nadador.  

Principais resultados 

Na Seletiva Olímpica Brasileira, o nadador venceu os 100m borboleta com o melhor tempo da sua vida: 51s94, dois centésimos abaixo do índice olímpico.

Ele representa a equipe do SESI-SP e vai pela primeira vez na carreira aos Jogos. Especialista no nado borboleta desde as categorias de base, ele foi nove vezes campeão brasileiro nos 200m borboleta e oito vezes dos 100 m borboleta, além de diversos títulos brasileiros e estaduais nestas e em outras provas.

Após um período no SESI Resende representando o Fluminense, inclusive na seletiva olímpica para os Jogos do Rio-2016, mudou de clube para encarar o novo ciclo olímpico e foi para o SESI-SP. No período participou do Campeonato Mundial Júnior de Indianápolis-2017 terminando em 10º lugar no 200m borboleta.

Em abril de 2017, participou de seu primeiro Campeonato Sul-Americano Juvenil pela CBDA e saiu de lá com cinco medalhas de ouro, sendo três vitórias individuais nas provas de borboleta e duas com revezamentos. Gonche esteve nos Jogos Sul Americanos de Cochabamba, na Bolívia, em 2018 ganhando uma medalha de bronze nos 100m borboleta. Em 2019, visando sua preparação olímpica, nadou duas etapas da Copa do Mundo de Natação em Kazan e em Doha, onde foi finalista nos 100m e 200m borboleta.

Sobre Matheus Gonche

Especialista no nado borboleta, Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação. Ele é apoiado pela On Board Sports e Kpaloa. O atleta, natural de Resende (RJ) foi eneacampeão brasileiro (nove vezes) nos 200 metros borboleta, sua prova principal, e octacampeão (oito vezes campeão) dos 100 m borboleta nas categorias de base da natação.

Acesse o site do atleta
www.matheusgonche.com.br

Por: On Board Sports

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade