Renan Pizii e Danilo Dirani cravam a pole para abertura da Porsche XP Private Cup Endurance Series

0

Rafael Suzuki crava melhor tempo em abreviado quali da GT3 Cup e coloca o carro #19 na pole com Lucas Salles

A Porsche XP Private Cup Endurance Series teve seu primeiro grid de 2021 definido em Interlagos honrando toda tradição de imprevisibilidade que tornam o circuito paulista um dos principais palcos do automobilismo mundial. Com os carros de competição mais produzidos no planeta acelerando de pneus slick em piso hora seco hora molhado, a tomada de tempo foi disputadíssima e com nada menos que 11 dos 18 carros da Carrera Cup com médias dentro do mesmo segundo. Vale destacar que o evento reúne 36 carros e 72 pilotos, formando o maior grid da história das provas de longa duração dos 16 anos de história da categoria.

No fim do dia prevaleceu a dupla do #16, composta por Renan Pizii e Danilo Dirani. Pela GT3 Cup a posição de honra ficou para o #19, de Rafael Suzuki e Lucas Salles.

A pole de Pizii e Danilo veio com média de 1:37.386, superando por apenas 0.196 a marca do carro #1, de Alceu Feldmann e Thiago Camilo. Completam o top5 os carros #7, de Miguel Paludo e Dennis Dirani, #3, de Fran Lara e Gui Salas, e #90, de Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio.

Com a pole no geral, Pizii e Danilo são também a melhor tripulação da classe Sport no grid, enquanto a pole na classe Trophy ficou para o #88, de Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro, que larga em sétimo no geral.

A condição de chuva intermitente determinou a inversão dos grupos no quali. Em vez de iniciar a tomada com os pilotos regulares da Porsche XP Private Cup, quem abriu os trabalhos foi o time de pilotos convidados. O mais rápido do grupo e mais rápido do dia foi Guilherme Salas, com o #20, cravando 1:36.549. Danilo veio logo a seguir, à frente de Di Mauro, Ricardinho e Dennis.

Já no grupo dos pilotos regulares, o mais veloz foi Pizii, batendo Feldmann por 0.132 e Paludo por 0.373.

A tomada de tempo dos carros de motor 3.8 teve início também com os convidados. Suzuki deu o tom com 1:39.381, batendo Átila Abreu por 0.105. Vitor Baptista foi terceiro, com Matheus Iorio em quarto e Alan Hellmeister em quinto.

O grid da GT3 Cup foi definido sem a participação dos competidores regulares, uma vez que a chuva apertou e foi caindo a luz em Interlagos, inviabilizando a sequência do quali com segurança. Assim o #19 larga na pole no geral, o #15 ficou com a melhor posição de grid entre os carros da Sport, e o #12, de Sergio Jimenez e Edson dos Reis, em sexto no geral, é o melhor da classe Trophy.

Neste sábado a prova de 300 km tem largada programada para 10h30. Cada membro de tripulação precisa percorrer ao menos 28 voltas e há tempo mínimo de parada nos pits, variando entre 6 minutos e 5min30s, conforme a graduação dos pilotos de cada carro.

Os canais Sportv exibem a corrida na íntegra ao vivo em TV fechada a partir das 10h20. A Band mostra a largada e a primeira parte da corrida para São Paulo e, a partir de 12h30 em rede nacional para todo Brasil. Na internet, a prova pode ser acompanhada ao vivo e na íntegra no Youtube, Facebook e Tiktok da categoria, seguindo a @porschecupbrasil .

Os qualis

Carrera 4.0:

Formado pelos pilotos com maior BOP da categoria Carrera 4.0, o primeiro grupo enfrentou um clima instável e com pista úmida, embora usassem pneus slicks. Nos primeiros minutos de sessão vários pilotos se alternavam na liderança enquanto a pista melhorava.

Na metade dos 15 minutos regulamentares, Guilherme Salas era o mais rápido, seguido por Ricardo Maurício e Dennis Dirani. William Freire ocupava o quarto lugar na sessão e a liderança na classe Trophy.

Faltando menos de cinco minutos para o final Danilo assumiu o segundo lugar enquanto Di Mauro era o terceiro, Salas se mantinha na ponta.

A pista escorregadia fez com que diversos pilotos perdessem o controle, faltando menos de um minuto para o término João Gonçalves acabou escapando da pista, bateu na barreira de pneus, mas conseguiu retornar aos boxes.

Após 15 minutos de sessão o top3 ficou Guilherme Salas, Dennis Dirani e Gaetano Di Mauro. Nada menos que 17 dos 18 carros ficaram dentro do mesmo segundo, mostrando o equilíbrio da categoria.

O segundo grupo começou com emoções, a pista traiçoeira fez com que Chico Horta e Edu Menossi rodassem, o piloto do carro #77 escapou no Pinheirinho e o carro #85 saiu no “S” do Senna.

Nos primeiros minutos Fran Lara, parceiro de Salas, era o mais rápido da pista com Werner Neugebauer e Francisco Horta logo atrás. Miguel Paludo, Renan Pizii e Alceu Feldmann vinham na sequência se alternando nas primeiras posições.

Outro destaque da sessão era Jeff Giassi, o piloto revelado pelo programa de Esports da Porsche era o segundo mais rápido na classe Trophy, atrás somente de Horta.

Os últimos cinco minutos foram eletrizantes, Paludo, parceiro de Dennis Dirani, assumiu a liderança, mas logo foi superado por Alceu Feldmann.

Faltando 50 segundos para o fim Renan Pizii cravou o melhor giro da sessão. No mesmo momento a chuva aumentou provocando a rodada de Georgios Frangulis e Eduardo Azevedo.

Após cálculo das médias dos tempos das duplas a pole ficou com Renan Pizii e Danilo Dirani.

GT3 3.8:

O grupo 1 da GT3 Cup iniciou o classificatório com uma condição de pista um pouco melhor, embora o traçado do autódromo ainda apresentasse pontos de menor aderência. Os primeiros minutos de sessão foram dominados por Rafael Suzuki, Alan Hellmeister e Jimenez.

Pela metade do treino, a classificação já estava alterada, com Vitor Genz na liderança, seguido por Alan Hellmeister e Tony Kanaan.

Na medida em que a pista melhorava os tempos foram melhorando, Suzuki seguia na ponta enquanto Átila Abreu e Matheus Iorio vinham logo atrás disputando a pole da GT3 Sport.

Nos minutos finais Vitor Baptista colocou o carro #145 na terceira colocação.

Após os 15 minutos regulamentares ninguém melhorou o tempo, e Rafael Suzuki fechou a sessão em primeiro, seguido por Átila Abreu e Baptista.

A chuva começou a cair em Interlagos logo que o segundo grupo entrou na pista, Leonardo Sanchez rodou na saída do Pinheirinho e bandeira vermelha foi acionada. Após aguardar a melhora nas condições da pista a organização optou por encerrar o treino classificatório e considerar os tempos do grupo 1. Com isso a pole ficou com Lucas Salles e Rafael Suzuki.

O que eles disseram:

“Eu trabalho para isso desde que voltei a correr aqui na Porsche Cup, quero ser sempre o melhor piloto na geral, não só na minha classe. O Dirani e o Bassani me ajudaram muito, eles elevam meu patamar para estar andando bem como foi hoje. Sabemos que estamos rápidos e a dupla é muito boa, precisamos andar com cautela e manter o carro inteiro até o fim, é uma prova de muita cabeça para chegar brigando no final dela.”

Renan Pizii

“É uma prova de longa duração, precisamos cuidar muito do carro na corrida inteira. Vamos curtir um pouco a pole, mas já pensando na corrida com esses amigos de longa data. Vamos trabalhar para vencer a corrida tanto na classe como na geral.”

Danilo Dirani

“Claro que na corrida de Endurance o quali é bom para o ego, mas a corrida é longa amanhã, preciso fazer com que o Lucas consiga uma boa volta para largarmos bem amanhã e na frente dos carros da nossa categoria. Passei para o Lucas a confiança para ele conseguir marcar um bom tempo no quali.”

Rafael Suzuki

“Nossa confiança está no limite, o Fran é um cara muito rápido e consegue tirar o melhor desempenho nas primeiras voltas, o equilíbrio da dupla está muito bem, agora é ele conseguir outra boa volta para largarmos na frente amanhã”

Guilherme Salas

“Estou feliz com nosso resultado, vamos largar como pole na sport e segundo na geral. Um pouco triste por não ter a oportunidade de ir para a pista, mas as condições não ajudaram muito, foi uma decisão boa da direção para evitar de termos acidentes e ficar de fora na corrida. Temos 300km para mostrar o porquê de sermos os atuais campeões da categoria.”

Leo Sanchez

“Foi um dia bom pelo resultado, apesar de ter andado pouco ontem por conta de um problema no carro. O clima dificultou, fomos para a tomada no escuro sem acertar o carro. O carro se comportou bem e consegui um bom tempo na minha categoria. Preocupado pelo Leo não conseguir andar muito. A estratégia vai ser importante para os 300km amanhã e agora é entender qual o melhor jogo que podemos fazer para sair com a vitória.”

Átila Abreu

“A chuva nesse vai e volta foi complicado, minha volta foi ok, mas foi o suficiente para a pole, temos duas horas e 300km pela frente para vencer a corrida.”

Sergio Jimenez

“A pista estava muito lisa, difícil para guiar com o pneu slick. Amanhã largando da frente pela Trophy e bem-posicionados pela GT3, esperamos bons resultados no geral na corrida amanhã.”

Edson dos Reis

“Está sendo maravilhoso participar aqui. É um ambiente muito legal e estou amando estar aqui. O Pedro é um ótimo companheiro aqui. Tivemos um problema de câmbio e não consegui tirar a melhor volta possível, o Pedro acertou com o carro reserva e colocou a gente em boa posição para largar. Vai ser ótimo correr amanhã, vamos com tudo para a corrida.”

Rubens Barrichello

“Eu adoro estar aqui andando em várias categorias. Na vida já andei em todos os tipos de carros e categorias, então chegar em um carro inédito é muito legal. O carro é muito bom de guiar, estou adorando estar aqui no fim de semana. Foi a decisão super em cima da hora, fechamos a dupla em menos de uma semana e espero seguir para as próximas etapas também. Muito feliz em estar aqui podendo viver esse evento incrível que é a Porsche Cup.”

Tony Kanaan

Porsche XP Private Endurance Series – Interlagos 1 – Grid:

  1. #16 Renan Pizii e Danilo Dirani* 1:37.386
  2. #1 Alceu Feldmann e Thiago Camilo 1:37.582
  3. #7 Miguel Paludo e Dennis Dirani 1:37.628
  4. #3 Francisco Lara e Guilherme Salas* 1:37.676
  5. #90 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio* 1:37.997
  6. #11 Pedro Boesel e Rubens Barrichello 1:38.029
  7. #88 Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro** 1:38.139
  8. #80 Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* 1:38.309
  9. #8 Werner Neugebauer e Fabio Carbone 1:38.310
  10. #73 Enzo Elias e Jeff Giassi** 1:38.334
  11. #199 Nelson Marcondes e Renan Guerra** 1:38.383
  12. #77 Francisco Horta e William Freire** 1:38.412
  13. #20 Pedro Aguiar e Ricardo Zonta 1:38.414
  14. #29 Rodrigo Mello e Pietro Fittipaldi* 1:38.536
  15. #0 Daniel Schneider e Cacá Bueno* 1:38.558
  16. #9 Franco Giaffone e Cesar Ramos** 1:38.571
  17. #19 Lucas Salles e Rafael Suzuki 1:39.381
  18. #85 Eduardo Menossi e Diego Nunes** 1:39.391
  19. #15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu* 1:39.486
  20. #145 Carlos Renaux e Vitor Baptista 1:39.712
  21. #17 Ricardo Fontanari e Matheus Iorio* 1:39.787
  22. #87 Nelson Monteiro e Alan Hellmeister 1:39.802
  23. #12 Edson dos Reis e Sergio Jimenez** 1:39.807
  24. #555 Ayman Darwich e Nicolas Costa* 1:39.816
  25. #888 Lineu Pires e Beto Gresse* 1:39.960
  26. #32 Paulo Sousa e Galid Osman* 1:40.063
  27. #817 SangHo Kim e Vitor Genz** 1:40.075
  28. #117 Guilherme Bottura e Gabriel Robe* 1:40.273
  29. #121 João Barbosa e João Gonçalves** 1:40.355
  30. #440 Carol Aranha e Raphael Abbate** 1:40.402
  31. #22 Caio Castro e Tony Kanaan* 1:41.283
  32. #880 Gustavo Farah e Pedro Nunes** 1:41.554
  33. #45 Paulo Totaro e Marcio Mauro** 1:41.668
  34. #99 Edu Guedes e Bruno Campos** 1:43.860
  35. #10 Sergio Laurentys e Henrique Tielas** 1:44.861
  36. #23 Marco Pisani e Vinicius Valle** 1:49.138

*Sport

**Trophy

Porsche Endurance Series – Etapa 1

Sábado, 14 de agosto

10:30 – 13:15 – Largada (300 km ou 2h45)

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade