Em Silverstone, Roberto Faria vai ao pódio duas vezes e chega ao Top3 da GB3

0

Apesar de não ter terminado a última corrida, piloto somou 53 pontos garantindo o 3º lugar na classificação geral do campeonato

Apesar da sensação de frustração com o que aconteceu na corrida 3 na manhã do último domingo (15), Roberto Faria (Fortec Motorsport) subiu ao pódio nas outras duas oportunidades na etapa de Silverstone pela GB3 (P2 na corrida 1 e P3 na corrida 2). Com isso, somou importantes 53 pontos e, assim, subiu uma posição na tabela de classificação do torneio. Faltando apenas duas etapas para o fim da temporada 2021, Roberto está em 3º lugar com 283 pontos. O líder é Zak O’Sullivan (Carlin) com 399, seguido de Christian Mansell (Carlin) com 291 e, na quarta posição, Ayrton Simmons (Chris Dittmann Racing) tem 276.

A previsão do tempo em Silverstone neste fim de semana foi uma verdadeira roleta russa. Foi um desafio para equipes e pilotos acertarem no setup e na escolha dos pneus. No sábado (14), Roberto fez o nono melhor tempo e a terceira melhor segunda volta no qualifying. “Saímos de pneu slick e ainda na primeira volta começou a garoar. A pista foi molhando e paramos. Colocamos pneu de chuva e a pista secou. No final, quem não parou (numa verdadeira aposta) se deu bem”, relata sobre os bastidores do quali. 

O único piloto brasileiro da liga britânica de fórmula 3 foi muito bem na corrida 1 ao largar de P9 e chegar em P2 numa prova em que sete dos 20 minutos foram de Safety Car. Além disso, Faria fez a melhor volta da corrida (1min55s859) e ficou apenas 1,1s do líder (Ayrton Simmons).

Na corrida 2, a primeira prova do domingo, o jovem carioca de apenas 17 anos largou e chegou em P3. Além de garantir o segundo pódio no mesmo fim de semana, o destaque vai para o fato de que, nas duas corridas, Roberto chegou à frente dos seus adversários diretos na classificação geral. Isso, momentaneamente, o tirava do quarto para o segundo lugar na tabela. “O Sullivan está mantendo uma diferença de quase cem pontos para o segundo colocado. Matematicamente ainda é possível ser campeão da GB3, mas é difícil. Por isso, consideramos a conquista do segundo lugar nessa altura do campeonato uma vitória. E eu e minha equipe já estávamos muito contentes com esse resultado porque acreditamos em conquistas prova a prova, ponto a ponto”, conta o brasileiro. 

Para terminar o fim de semana de boas memórias em Silverstone, Roberto começou a corrida 3 em grande estilo. Já na primeira volta fez três ultrapassagens, saltou do P5 do grid para P2. Brigou setor a setor pela primeira posição com Roman Bilinski (Arden Motorsport) e chegou a assumir a liderança da prova por alguns segundos até que Branden Lee Oxley (Chris Dittmann Racing) causou um acidente envolvendo o Roberto, que por sua vez tocou no Bilinski. A prova terminou para o brasileiro antes da primeira metade da corrida e a consolidação que estava se desenhando na tabela de classificação foi embora.

“Ele (Lee Oxley) foi desclassificado. É muito chato quando tudo isso acontece porque trabalhamos duro para fazer o nosso melhor e o resultado está vindo. Mas, não tem jeito. Faz parte do jogo. Agora é respirar porque temos mais duas etapas e vamos dar o nosso máximo para terminar o ano entre os três melhores pilotos da GB3, podem apostar”, garante Roberto.

A temporada 2021 da GB3 tem mais duas etapas: Oulton Park (11 e 12 de setembro) e Donington Park (16 e 17 de outubro). Lembrando que todas as provas do domingo são transmitidas ao vivo no Canal do piloto na Twitch TV. 

Histórico de conquistas

Roberto Faria começou no futebol como quase todo menino brasileiro, chegou a ser Campeão Brasileiro Sub09, pela CBF7, e campeão do Go Cup Sub10, em 2014. Ao longo de toda sua trajetória, o maior objetivo sempre foi o seu desenvolvimento constante, ainda que isso lhe custasse ser o mais novo ou um dos mais novos atletas nas categorias em que participava.

Com 10 anos ingressou no kart, participando de quatro temporadas completas. Em 2015 foi campeão carioca na Categoria Cadete. No ano seguinte, já na Júnior Menor, foi vice-campeão paulista e da Copa do Brasil e bicampeão carioca.

Em 2018, já como tricampeão carioca, participou do Campeonato Paulista Light e do Brasileiro na Categoria Júnior. Correu também na Copa do Brasil e na temporada completa dos campeonatos Europeu e Mundial.

Depois de um ano e meio na Fórmula 4 Britânica, onde era o piloto estrangeiro melhor colocado na classificação geral com 99 pontos, Roberto migrou, em setembro de 2020, no meio da temporada para a F3 Britânica. Meia temporada de experiência foi o suficiente para que na última corrida, em Silverstone, Roberto garantisse seu primeiro pódio campeonato, terminando em segundo lugar num dos circuitos mais tradicionais do automobilismo.

Pela F3 Britânica, Roberto Faria é atleta da equipe Fortec Motorsport pelo segundo ano e patrocinado pelo Go Cup, maior campeonato de futebol infantil do mundo.

Redes sociais:

Twitter: @robertofaria777

Instagram: @robertofaria777

Transmissões das provas do domingo (com imagem e comentários em português):

Twitch TV: www.twitch.tv/robertofaria777

Mais informações da competição:

www.britishf3.com

Por: Agência Dani Lima 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade