Piquet Jr e Rodrigo Mello conquistam o 2º lugar na Porsche Endurance, em Interlagos

0

Embaixador da Motul escalou 6 posições desde que assumiu o carro #29 na prova de 500 km

Piquet Jr e Rodrigo Mello finalizam a temporada 2021 da Porsche Endurance Series com o segundo lugar na prova de 500 km, em Interlagos. A dupla largou em quinto lugar e após cair posições fizeram uma excelente prova de recuperação para subir ao pódio.

Com casa cheia, Interlagos viu uma prova emocionante na tarde deste sábado, muitas ultrapassagens, safety car e uma apresentação de gala de Piquet Jr e Rodrigo Mello. No início da prova, saindo em quinto, a dupla caiu para o oitavo lugar, posição que se manteve no primeiro terço de corrida. 

A partir do segundo terço de corrida o carro #29 passou a ser um dos mais rápidos da pista e Piquet Jr escalou o pelotão, fechando os 500 km com um ótimo segundo lugar.

Com término da Porsche Endurance 2021 Piquet Jr encerra seu calendário de competições em 2021. O próximo compromisso do piloto acontece em fevereiro de 2022, na Stock Car.

A corrida:

Mello foi quem largou com o carro #29 e procurou não se envolver em toques na largada. O piloto cruzou a primeira volta na sétima colocação geral e em terceiro na Sport.

Aos sete minutos o safety car foi acionado devido a um acidente envolvendo dois carros na curva do lago. Na relargada o piloto manteve a posição na Sport e ocupava o oitavo lugar geral.

Com 25 minutos de prova o safety car foi acionado novamente, um dos carros soltou óleo na saída da curva do Pinheirinho e com isso oito pilotos rodaram, Mello se manteve longe das confusões e seguia no top-10 da prova.

Na 14ª volta, Rodrigo Mello entrou nos boxes para a primeira das 5 paradas obrigatórias. O piloto fez o pit e se manteve no comando do Porsche #29 em um stint duplo.

Após a parada Mello ocupava o 12º lugar geral, mas vários carros ainda precisavam fazer o pit stop. Na sequência da prova Rodrigo foi ganhando espaço e após 50 minutos corridos de prova ocupava novamente o décimo lugar geral e o quarto lugar na classe Sport.

Dez minutos mais tarde, com 25 voltas completadas, Mello continuou subindo na classificação e era 6º colocado geral.

Na 38ª volta Mello ainda permanecia na pista e ocupava o terceiro lugar, sendo o vice-líder na classe Sport. Após mais de uma hora e 20 minutos de prova, o piloto ocupava a 2ª colocação geral e era o líder da classe Sport.

Oito voltas mais tarde Mello entrou nos pits para sua segunda parada obrigatória, Piquet Jr assumiu o carro da dupla e voltou para a pista na 7ª posição e em apenas 15 voltas assumiu a liderança da prova.

Faltando 50 voltas para o fim, Piquet Jr entrou nos boxes para a troca de pneus e reabastecimento, retornando a pista em 10º lugar geral e 6º na classe Sport.

Na 76ª volta Piquet Jr avançava na classificação e era o oitavo colocado. Quatro voltas depois, já figurava em 3º lugar geral e 2º na classe Sport.

Faltando 34 voltas para o fim, Piquet levou o carro aos boxes para a penúltima parada obrigatória. O embaixador da Motul voltou na 9ª colocação mas já vislumbrava o pódio, uma vez que carros a sua frente precisavam parar nos boxes.

Na 88ª volta Piquet Jr fez uma manobra espetacular sobre Jeff Giassi na reta oposta e avançou para o oitavo lugar.

A medida que os carros faziam o pit stop obrigatório o Porsche #29 chega em sua posição natural na pista, faltando 25 voltas para o fim já estava em 5º lugar geral e 3º na classe Sport.

Piquet Jr era um dos carros mais rápidos na pista e rapidamente chegou em Thiago Camilo e passou a pressionar o piloto do carro #1, no momento que iria acontecer a ultrapassagem Camilo entrou nos boxes e Nelsinho saltou para o terceiro lugar da prova.

A corrida seguia como um jogo de xadrez na estratégia de pit stop, a maior parte do grid ainda tinha uma parada obrigatória para realizar, neste momento Piquet avançou mais uma posição e agora era o vice-líder geral e da classe Sport, atrás somente da dupla Eduardo Azevedo e Ricardo Maurício.

Faltando somente 17 voltas para o fim, Piquet Jr entrou para os boxes e realizou a sua quinta e última parada obrigatória. Após o pit Nelsinho ocupava o oitavo lugar, sendo o quarto da classe Sport, mas alguns carros ainda teriam que fazer o pit stop.

Nas últimas 11 voltas Piquet acelerou ao máximo e embora tivesse perdido rendimento no carro pilotou com maestria até que o safety car foi acionado após acidente de um concorrente.

A relargada aconteceu faltando 3 voltas para o fim, Piquet ainda tentou a aproximação mas foi atrapalhado por retardatários, conquistando o 2º lugar na prova de 500 km da Porsche Endurance, em Interlagos.

O que eles disseram:

“Foi uma corrida difícil, tanto fisicamente quanto mentalmente. Tenho que tirar o chapéu para o Rodrigo Mello, ele foi importantíssimo na corrida, fez um ótimo stint em condições desafiadoras e me entregou o carro em boas posições. A estratégia foi muito boa, na nossa estratégia a vitória teria sido nossa, mas faz parte de corrida essas confusões que definem a corrida. Os 3.8 no final entre nós foi fundamental para não vencer. Parabéns ao Dener pelo evento espetacular.”

Piquet Jr

“Foi uma corrida incrível, a melhor da minha vida eu diria. Fomos o carro mais rápido do dia, se tivesse mais algumas voltas de bandeira verde a gente com certeza ganharia a prova. Parabéns ao Edu e ao Ricardinho pela estratégia e terem acertado o momento certo de parar nos boxes, mas estávamos em condições de vencer a prova.”

Rodrigo Mello

Por: Claudia Luna

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade