Campeonatos para nova geração da vela marcam início de 2022 em Pernambuco

0

Classes Optimist, 29er, 420, ILCA Laser e Snipe promovem disputas nacionais no primeiro mês do ano

O ano novo mal começou e os mares brasileiros já estão agitados com a presença de velejadores em disputas da vela nacional em janeiro. O mês tem sete competições importantes dentro do calendário da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Dentre elas estão as disputas de cinco Campeonatos Brasileiros: das classes Optimist, 29er, 420, ILCA Laser e Snipe.

Além disso, ocorrem no Cabanga Iate Clube, a Copa Brasil Estreante de Optimist, encerrada no último dia (09), e a Copa da Juventude, de 22 a 30 de janeiro. Os eventos, que são realizados pela CBVela em parceria com os clubes sede e apoio do Bradesco, fazem parte da preparação do ciclo olímpico de atletas que estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

”As expectativas são muito boas, esperamos eventos de alto nível. A Copa Brasil Estreante de Optimist funcionou como um pré-brasileiro, um esquenta para tudo o que estar por vir e para treinar a equipe de oficiais de regata e a organização, para ver se tudo está funcionando corretamente”, afirmou o Gerente de Eventos da CBVela, Walter Böddener.

O Campeonato Brasileiro de Optimist ocorre também no Cabanga Iate Clube. Teve início logo depois do final da Copa Brasil Estreante de Optimist, no dia 9, com final marcado para o dia 17 de janeiro. O 50º Campeonato Brasileiro de Optimist conta com quase 150 velejadores, de nove estados brasileiros. O clube pernambucano ainda receberá de 16 a 23 de janeiro os Brasileiros de 29er e 420.

Já o Campeonato Brasileiro de ILCA Laser será disputado no Iate Clube da Paraíba, entre os dias 16 e 22 de janeiro, enquanto o Brasileiro de Snipe será realizado no Iate Clube do Espírito Santo, entre os dias 23 e 29 do mês.

No site da Confederação Brasileira de Vela podem ser encontrados todos os resultados dos eventos em disputa, além do calendário completo de competições previstas para 2022.

Brasileiro de Estreantes

O velejador do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), Felipe Amado, conquistou a Copa Brasil Estreante de Optimist 2022, que terminou neste domingo (9), na raia de Maria Farinha (PE). Amado terminou com o mesmo número de pontos que o segundo lugar, o também catarinense, do Lagoa Iate Clube (LIC), Lucas Leal.

Os dois finalizaram a competição com 16 pontos perdidos. O equilíbrio foi tanto que nas duas últimas regatas do dia cada um deles venceu uma e tirou um segundo lugar. A decisão final só saiu após o terceiro critério de desempate – o número de terceiros, com vantagem para Felipe Amado, que levou o título também na categoria Infantil Masculino, enquanto Lucas Leal, venceu na Mirim Masculino.

A terceira colocação ficou com a velejadora do Clube dos Jangadeiros/RS, Sofia Zambelli, com 19 pp. A gaúcha também conquistou o título no Mirim Feminino.

A Copa Brasil Estreante reuniu 47 velejadores de oito estados brasileiros: Rio Grande do Sul (13 velejadores), Rio de Janeiro (10), Distrito Federal (7), Pernambuco (6), Bahia (5), Santa Catarina (4), São Paulo (1) e Paraíba (1).

Vídeo Cerimônia de Abertura do Campeonato Brasileiro de Optimist — https://youtu.be/ebp17NIQPFk

Confira o calendário completo das competições de janeiro:

Copa Brasil Estreante de Optimist – 06/01 a 09/01 – Cabanga Iate Clube

Campeonato Brasileiro de Optimist – 09/01 a 17/01 – Cabanga Iate Clube

Campeonato Brasileiro de 29er – 16/01 a 23/01 – Cabanga Iate Clube

Campeonato Brasileiro de 420 – 16/01 a 23/01 – Cabanga Iate Clube

Campeonato Brasileiro de ILCA Laser – 16/01 a 22/01 – Iate Clube da Paraíba

Copa da Juventude – 22/01 a 30/01 – Cabanga Iate Clube

Campeonato Brasileiro de Snipe – 23/01 a 29/01 – Iate Clube do Espírito Santo

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Tem o Bradesco como patrocinador oficial, e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Por: On Board Sports

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade