ESTREIA MUNDIAL DO NOVO RENAULT AUSTRAL – O SUV TECNOLÓGICO DA ‘NOUVELLE VAGUE’

0
  • A Renault está revelando o Novo Austral, seu novo SUV eletrificado.
  • Tecnológico, eficiente e conectado, o modelo protagoniza o plano estratégico Renaulution e a ‘Nouvelle Vague’ da Renault para reconquistar o segmento C.
  • O Novo Austral inaugura uma inédita versão Esprit Alpine com look esportivo, disponível pela primeira vez em um veículo da gama Renault.
  • Baseado na plataforma CMF-CD de terceira geração, desenvolvida pela Aliança, o Novo Austral oferece diferentes tecnologias de eletrificação incluindo um novo motor E-TECH Full Hybrid.
  • Mais moderno e tecnológico, o Novo Austral oferece tecnologias avançadas, proativas e inteligentes, incluindo o 4CONTROL Advanced e 32 sistemas avançados de assistência ao motorista.
  • Mais conectado, a grande tela OpenR integra o sistema multimídia OpenR Link, oferecendo o melhor dos serviços e aplicativos Google.

A Renault está lançando um modelo ambicioso em sua gama SUV. O Novo Renault Austral será um dos pilares da reconquista do segmento C, que ocupa uma posição-chave no mercado automotivo mundial. O Novo Austral segue a tradição dos ‘carros para viver’, marcando a próxima etapa na ofensiva no segmento C iniciada pelos modelos Arkana e o Novo Mégane E-TECH Electric, com uma pegada totalmente moderna da “Nouvelle Vague” que visa a fazer da marca uma referência no setor em matéria de tecnologia, energia limpa e serviços. 

DESIGN ‘SENSUAL TECH’ 

Design externo: um SUV atlético

O Novo Renault Austral associa todos os elementos de um SUV à nova linguagem do design ‘sensual tech’ da Renault. Suas formas generosas e sensuais são combinadas a linhas dinâmicas e detalhes estruturados bastante precisos, como suas lanternas traseiras de LED com sistema micro-óptico ou a padronagem de losango integrada nos faróis dianteiros. 

O design externo do Novo Austral é ao mesmo tempo atlético, sofisticado e elegante.

Este SUV potencializa a percepção de qualidade premium, reforçada por um claro domínio das linhas geométricas e um equilíbrio de proporções que já dão pistas do amplo espaço interno.

O Novo Austral está disponível em sete cores de carroceria. Na versão Esprit Alpine, ele conta com a exclusiva cor Cinza Xisto Acetinado, acentuando o visual esportivo.

Nas versões topo de linha, a pintura da carroceria em dois tons é item de série. 

O Novo Austral fica ainda mais imponente com os exclusivos aros de rodas de 17 a 20 polegadas, em sua maioria diamantados.

Design interno: um casulo tecnológico

O cockpit high-tech do Novo Austral se estrutura em torno da grande tela OpenR, que associa a visualização dos dados do painel de instrumentos de 12,3’’ com as informações da tela vertical de 12’’ do sistema multimídia. O novo head-up display de 9,3’’ – projetado no para-brisa – aumenta o número de telas embarcadas.

O controle autoadaptativo da luminosidade e a taxa de reflexão otimizada da tela OpenR permitiram eliminar o clássico ‘para-sol’ do painel, potencializando a percepção de espaço e produzindo um efeito flutuante bastante moderno ao painel.

O design interno do Novo Austral se destaca também pelo ‘console de grande conforto’. Com um estilo moderno e elegante, ele delimita sutilmente o espaço do condutor e do passageiro dianteiro, além de acomodar um apoio de braço deslizante, que permite utilizar confortavelmente o display multimídia. Este console também tem um local dedicado para smartphone com carregador por indução e porta-objetos práticos para o uso diário.

Em função da versão de acabamento e dos opcionais escolhidos, o interior do Novo Austral recebe madeira maciça, couro, Alcantara, tecidos acolchoados, materiais macios e agradáveis ao toque, além de detalhes laqueados com acabamento Black Piano e Cromado Acetinado. Estes materiais sensuais de alta qualidade aumentam a sensação de aconchego e sofisticação na cabine, cujo ambiente interno é sublimado por uma iluminação dinâmica e personalizável por meio do sistema LIVING LIGHTS.

Assim como os ‘carros para viver’ que marcaram a história da Renault, o Novo Austral foi pensado para acomodar confortavelmente toda a família. Os passageiros traseiros contam com um dos melhores níveis de espaço interno da categoria, com 27,4 cm de espaço para os joelhos.

Vários compartimentos práticos estão disponíveis para todos os ocupantes, distribuídos pela cabine. No total, o Novo Austral oferece até 35 litros de porta-objetos.

Modulável, o Novo Austral conta com um banco traseiro rebatível (2/3-1/3) com ajuste independente por meio de trilhos de 16 cm, conforme a versão de acabamento. 

Contando com uma porta traseira com abertura automatizada, o porta-malas generoso oferece um volume de 500 dm3 VDA nas versões Mild Hybrid e Mild Hybrid Advanced. Com o banco deslizante, ele chega a 575 dm3 VDA e, com o banco rebatido, o volume disponível atinge os 1.525 dm3 VDA.

Novo Renault Austral Esprit Alpine: versão inédita topo de linha 

O Novo Austral oferece uma versão Esprit Alpine com look esportivo, disponível pela primeira vez em um veículo da gama Renault. O estilo único deste acabamento se baseia no DNA esportivo da marca Alpine, a joia da coroa do Renault Group. 

O Novo Austral Esprit Alpine exibe um design ainda mais imponente, reforçado por uma nova cor de carroceria Cinza Xisto Acetinado, especialmente criada para esta versão inédita. Com acabamento fosco, esta nova geração de pintura é robusta e de fácil manutenção.

O estilo esportivo é potencializado pela inclusão de uma barra na grade frontal e a lâmina esportiva Cinza Acetinado, bem como os aros de roda de alumínio diamantados pretos “Daytona” de 20 polegadas com a gravação “Alpine” e as barras de teto Preto Acetinado, além de itens decorativos na cor Preto Étoile, Preto Black Piano ou Ice Black, que pontuam o exterior do veículo. Os emblemas laterais Esprit Alpine complementam os elementos externos de diferenciação desta versão. 

Do lado de dentro, a versão Esprit Alpine oferece acabamentos exclusivos: pespontos e debruns azuis, revestimentos exclusivos em Alcantara associados ao tecido trançado tipo fibra de carbono, volante em couro napa com detalhes em Alcantara e pespontos em azul / branco / vermelho, pedais de alumínio e soleiras das portas com o logo “Alpine”.

Uma seleção de equipamentos topo de linha aumenta a atratividade desta versão.

PLATAFORMA E MOTORIZAÇÕES:  MENOS CO2, MAIS PRAZER

Nova plataforma, novas performances

O Novo Renault Austral é o primeiro modelo da gama Renault a se beneficiar das vantagens da nova geração da plataforma CMF-CD da Aliança. Totalmente renovada, esta plataforma anuncia a transformação total das gamas de modelos das marcas internacionais da Aliança nos segmentos compactos e superiores.

São duas opções de chassis para o Novo Austral: o modelo com tração nas rodas dianteiras traz suspensão traseira por eixo de torção, enquanto nas versões equipadas com o sistema 4CONTROL Advanced, de tração nas quatro rodas, a suspensão traseira é do tipo multilink.

Na versão de tração integral, o  raio de giro é de 10,1 metros. O Novo Austral oferece um nível incomparável em seu segmento em termos de dirigibilidade na cidade, semelhante à de um carro compacto.

O Novo Austral conta com uma carroceria mais rígida, barra estabilizadora reforçada e de um chassi ao mesmo tempo mais leve e robusto, oferecendo uma relação conforto / eficiência / comportamento no melhor nível do mercado.

Motorizações no melhor nível de consumo e emissões  

O Novo Renault Austral oferece uma gama de motorizações inovadoras, contando com diferentes tecnologias de eletrificação para atender a todos os usos sem mudanças de hábito, com uma nova geração do sistema E-TECH Hybrid em rede de 400 V que desenvolve até 200 cavalos, bem como dois motores a gasolina: um Mild Hybrid Advanced de 48 V e 130 cv e um Mild Hybrid de 12 V, para 140 e 160 cv.

O Novo Austral inaugura uma novíssima motorização E-TECH ‘full hybrid’ autorrecarregável, que foi aperfeiçoada para propulsionar um veículo do segmento superior e gerar mais performance e prazer de dirigir. Ela recebe um novo motor de três cilindros a gasolina 1,2 litro turbo associado a um motor elétrico, uma bateria de íons de lítio de 1,7 kWh e 400 V e um câmbio automático multimodos inteligente sequencial, com acoplamentos de garras otimizado. Esta motorização entrega uma potência combinada que pode chegar a 146 kW, ou 200 cavalos. Assim como na geração anterior do motor E-TECH Hybrid, todas as partidas do motor são feitas no modo 100% elétrico, para proporcionar o prazer de dirigir limpo dos veículos eletrificados, aliando silêncio e reatividade. Equipado com esta nova motorização E-TECH Hybrid, o Novo Austral oferece consumo e emissões de CO2 otimizadas (a partir de 4,6 l/100 km e 105 g/km de CO2, pendente de homologação final), para um custo de utilização no melhor nível de todos os SUV híbridos (HEV) do mercado.

A motorização Mild Hybrid Advanced comercializada pela primeira vez na gama Renault com o Novo Austral é uma alternativa real ao Diesel. Ela associa o novo motor a gasolina de três cilindros e 1,2 litro turbo a uma bateria de íons de lítio de 48 V e um motor de partida. Com esta motorização de 130 cavalos associada a um câmbio manual, o Novo Austral apresenta um grande prazer de dirigir, com consumo e emissões de CO2 no melhor nível da categoria, a partir de 5,3 l/100 km e 123 g/km (pendente de homologação final). Suas regulagens maximizam o rendimento energético, para um consumo até 20% inferior ao de um motor térmico equivalente sem hibridação.

Primeiro nível de hibridação comercializado com o Novo Austral, a motorização Mild Hybrid se baseia em um motor a gasolina de 4 cilindros e 1,3 litro turbo com injeção direta, já disponível em parte da gama Renault. Desenvolvida em parceria com a Daimler, este motor é assistido por um motor de partida e uma bateria de íons de lítio de 12 V. Ele está disponível com um câmbio automático X-TRONIC com dois níveis de potência, 140 cavalos ou 160 cavalos, bem como com câmbio manual de 6 velocidades na versão de 140 cavalos.  Com esta motorização Mild Hybrid de 12 V e 160 cv, o Novo Austral entrega um torque máximo de 270 Nm, disponível de 1.800 a 3.500 RPM, e um consumo em uso misto a partir de 6,2 l/100 km, para emissões de CO2 a partir de 136 g/km (pendente de homologação final).

Tecnologias de eletrificação e ecofunções    

Além do novo motor a gasolina, câmbio otimizado e bateria de maior capacidade (que passa de 240 V para 400 V), duas inovações tecnológicas aparecem pela primeira vez entre as novidades da motorização E-TECH de última geração. Em primeiro lugar, a inclusão de um dispositivo de resfriamento inovador por meio do sistema de ar-condicionado, para performances constantes independentemente das condições meteorológicas. Já a otimização do número de combinações possíveis entre as diferentes fontes de energia passou de 14 para 15.

Todos os três tipos de motorizações eletrificadas do Novo Austral incluem a frenagem regenerativa. Na motorização E-TECH Hybrid, a ativação é personalizável, com quatro níveis de recuperação possíveis, selecionados por meio das paletas localizadas atrás do volante.

Nas versões E-TECH Hybrid e Mild Hybrid Advanced do Novo Austral, o novo painel de instrumentos digital permite a visualização de informações específicas da motorização híbrida.

O novíssimo Assistente de Preditivo de Eficiência permite adotar um estilo de condução mais econômico. Por meio de um pictograma que aparece no painel de instrumentos ou no head-up display de 9,3’’, ele informa a hora certa para soltar o pé do acelerador ao se aproximar de uma situação específica (curva fechada, rotatória, redução no limite de velocidade, praça de pedágio, cruzamento com sinalização “pare” ou “dê a preferência”). Na motorização E-TECH Hybrid, o sistema é acompanhado da função de condução híbrida preditiva, que otimiza o trajeto no modo elétrico.

TECNOLOGIAS INOVADORAS PARA AINDA MAIS CONFORTO E SEGURANÇA

MULTI-SENSE e 4CONTROL Advanced: um mundo de sensações            

Os sistemas MULTI-SENSE e 4CONTROL Advanced contribuem para personalizar a experiência a bordo do Novo Austral, para uma experiência e um prazer de dirigir ainda maiores.

A tecnologia MULTI-SENSE Advanced oferece três modos de condução pré-programados: Eco, Comfort e Sport. Um quarto modo (Perso) oferece total liberdade de personalização das regulagens. Já o pack Extended Grip oferece dois modos adicionais com aderência aumentada: um modo ‘Snow’ e um modo ‘All Roads’. O condutor pode passar de um modo para o outro a qualquer momento, inclusive via comando de voz por meio do Google Assistente. O Novo Austral também oferece uma função inédita para reduzir o consumo, recomendando proativamente a mudança para o modo Eco. 

O Novo Austral inaugura a terceira geração do sistema de quatro rodas motrizes da Renault, que beneficia de melhorias contínuas há 15 anos: O “4CONTROL Advanced” é um sistema único no segmento C-SUV, oferecendo conforto inédito, maior agilidade e performances dinâmicas inigualáveis. Graças à inclusão de um atuador da direção no eixo traseiro multilink, o ângulo de giro das rodas traseiras atinge agora 5°, para um raio de giro ainda mais curto do que em um carro compacto, de 10,1 metros. Combinadas às configurações do MULTI-SENSE, agora o sistema 4CONTROL Advanced permite personalizar as regulagens em 13 níveis, contra as 3 disponíveis anteriormente.

Sistemas avançados de assistência ao motorista inteligentes e proativos    

O Novo Renault Austral oferece 32 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), divididos em três categorias: condução, estacionamento e segurança.

Entre eles, destaque para o head-up display de 9,3’’ de nova geração – projetado no para-brisa –, Active Driver Assist, um dispositivo de delegação da condução de nível 2, que associa o Regulador de Velocidade Adaptativo com ‘Stop & Go’, função de centralização na faixa de rodagem, sistema de geolocalização e mapas exclusivo que permite que o veículo se adapte ao traçado da pista, função câmera 3D com visão 360°, sistema de estacionamento totalmente automatizado, alerta de pontos cegos e alerta de saída da faixa de rodagem, frenagem automática de emergência em marcha à ré, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de saída segura dos ocupantes e sistema de iluminação inteligente Matrix LED Vision.

O melhor em segurança passiva      

O Novo Austral oferece o melhor nível de proteção de seus ocupantes e outros usuários do trânsito, graças a equipamentos de segurança passiva aprimorados

Além dos dispositivos básicos que foram melhorados, a inclusão de um novo airbag entre os passageiros dianteiros tem o objetivo de evitar que as cabeças se choquem no caso de colisão lateral.

Na versão E-TECH Hybrid, o Novo Austral conta com um acesso facilitado ao compartimento da bateria e QR code destinados às equipes de resgate, permitindo agilizar e melhorar as operações de socorro.

CONECTIVIDADE E EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO AINDA MELHORES

OpenR Link: o sistema multimídia adaptativo que torna o carro tão intuitivo quanto um smartphone

Protagonista da cabine do Novo Austral, a tela OpenR é recheada de tecnologias para acomodar as futuras atualizações do sistema OpenR Link e oferecer uma experiência fluida, completa e evolutiva. Conectado à nuvem, o sistema conta com atualizações automáticas meio da tecnologia FOTA (Firmware Over-the-Air).

O sistema multimídia OpenR Link integra o melhor dos serviços e aplicativos Google, como GPS Google Maps, comando de voz integrado ao Google Assistente e loja de aplicativos Google Play.

Assim como um smartphone, o OpenR Link é controlado de forma intuitiva, oferecendo várias possibilidades de personalização.

Harman Kardon, o som premium de nova geração             

Complementando o sistema de som Arkamys, o Novo Austral oferece uma experiência sonora premium, fruto de uma parceria com a especialista Harman Kardon, líder em soluções de áudio para uso veicular há mais de 60 anos.

Os engenheiros acústicos da Renault e da Harman Kardon trabalharam de mãos dadas para garantir uma integração perfeita e um som de alta fidelidade na cabine, oferecendo uma experiência ainda mais imersiva a bordo do Novo Austral.

Novo Renault Austral: mais que um carro, um verdadeiro serviço

O Novo Austral é o SUV tecnológico da “Nouvelle Vague”, que representa uma geração de veículos conectados, inteligentes, adaptativos e flexíveis.

A inteligência artificial e os sistemas avançados de assistência ao motorista, baseados em dados cartográficos disponíveis na nuvem, contribuem para uma experiência de condução mais tranquila.

Para simplificar a vida dos usuários, o Novo Austral oferece um novíssimo serviço de manutenção conectada.

Conectado à plataforma My Renault, ele embarca soluções práticas de consulta e controle à distância. Os clientes particulares e profissionais podem contar com um leque completo de serviços, como o controle à distância de algumas funções ou acesso remoto às informações do veículo.

Revelado em estreia mundial virtual em 8 de março, o Novo Renault Austral será comercializado a partir do quarto trimestre de 2022.

Acompanhe as últimas novidades da marca Renault no site da imprensa.

SOBRE a Renault

Marca histórica da mobilidade e pioneira em carros elétricos na Europa, a Renault sempre desenvolveu veículos inovadores. Com o plano estratégico “Renaulution”, a marca deu início a uma transformação ambiciosa e geradora de valor. Com isso, a Renault está evoluindo para oferecer uma gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. A marca quer ser a expressão da modernidade e inovação em serviços tecnológicos, de energia e mobilidade, que vão além da indústria automotiva.

Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade