Brasil conquista cinco medalhas e fica em primeiro lugar na Rio de Janeiro 2022 World Boccia Cup

0

Maciel dos Santos fica com ouro na disputa individual. As disputas de pares e equipes serão neste domingo (01/05) e segunda (02/05)

A primeira etapa da Rio de Janeiro 2022 Boccia World Cup terminou neste sábado (30/4) pelas competições individuais. Vinte e quatro medalhas foram disputadas ao longo do dia. O Brasil conquistou cinco medalhas: uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. Os portugueses ficaram em segundo lugar com quatro medalhas (duas de ouro e duas bronze). Neste domingo (01/05), a competição continua com o evento de pares e equipes, com entrada gratuita para o público.
Entre os brasileiros, quem puxou a fila de medalhas foi o multimedalhista Maciel dos Santos com a conquista da medalha de ouro pela classe BC2 num jogo apertado na primeira metade contra o argentino Luis Cristaldo. Nas duas primeiras parciais, o brasileiro fez 1 a 0 em cada. Já na terceira, fez mais quatro pontos, abrindo 6 a 0. Perder era quase impossível, mas numa concentração invejável, Maciel terminou o jogo em 6 a 1.
Embalado desde os Jogos de Tóquio 2020, onde conquistou uma medalha de bronze, Maciel também esteve na Copa América, em dezembro do ano passado, onde conquistou dois ouros. “Com esse resultado, como essa competição tem peso dois, eu devo voltar a ser número um do mundo e isso é muito especial porque estamos vendo a modalidade ficar cada vez mais forte a nível mundial”, avalia Maciel dos Santos, dono de mais de vinte medalhas em torneios internacionais.
E por falar em performance entre os atletas, Maciel fala também como a nova geração brasileira vem promissora: “O Iuri é um menino de ouro, eu me vejo muito nele. Tenho certeza de que ele tem um grande futuro e, se Deus quiser, não agora, mas mais pra frente vou ficar tranquilo em entregar o bastão (do BC2) para ele e assim elevar a seleção brasileira de bocha por muitos e muitos anos”, abre o coração. Neste domingo, Maciel, Iuri e Andreza voltam à quadra para a disputa de pares. 
As duas medalhas de prata vieram com Matheus Carvalho (BC3) e Andreza Vitória (BC1) e as duas de bronze com Marcelo dos Santos (BC4) e Evelyn de Oliveira (BC3).
Depois do Brasil, o país que mais conquistou medalhas foi Portugal, com quatro medalhas: duas de ouro e duas de bronze. “A competição foi muito boa, com excelentes condições e tem sido uma experiência muito boa com tudo perfeito”, comenta Ana Sofia Costa (26 anos), medalhista de ouro pela classe BC3.

Confira as colocações do pódio:
BC1 FemininoOuro – Ailen Flores (Argentina)Prata – Andreza Vitória (Brasil)Bronze – Dora Basic (Croácia)
BC1 MasculinoOuro – David Smith (Grã-Bretanha)Prata – Daniel Perez (Holanda)Bronze – André Ramos (Portugal)4º lugar – André Luiz Filho (Brasil)
BC2 FemininoOuro – Cristina Gonçalves (Portugal)Prata – Chantal Van Engelen (Holanda)Bronze – Kristyn Collins (Canadá)
BC2 Masculino Ouro – Maciel Santos (Brasil)Prata – Luis Cristaldo (Argentina)Bronze – Rastislav Kurilav (Eslováquia)
BC3 FemininoOuro – Ana Costa (Portugal)Prata – Sonia Heckel (França)Bronze – Evelyn de Oliveira (Brasil)
BC3 MasculinoOuro – Daniel Michel (Austrália)Prata – Mateus Carvalho (Brasil)Bronze – José Gonçalves (Portugal)
BC4 Feminino Ouro – Leidy Chica Chica (Colômbia)Prata – Alison Levine (Canadá)Bronze – Michaela Balcova (Eslováquia)
BC4 Masculino Ouro – Euclides Grisales (Colômbia)Prata – Davor Komar (Croácia)Bronze – Marcelo dos Santos (Brasil)

Confira todos os resultados das disputas de medalhas:
BC1 FemininoAndreza Vitória (Brasil) 1 x 4 Ailen Flores (Argentina)Aurelie Aubert (França) 2 x 4 Dora Basic (Croácia)
BC1 MasculinoDavid Smith (Grã-Bretanha) 4 x 3 Daniel Perez (Holanda)André Ramos (Portugal) 4 x 3 André Luiz Filho (Brasil)
BC2 FemininoCristina Gonçalves (Portugal) 5 x 3 Chantal Van Engelen (Holanda)Kristyn Collins (Canadá) 4 x 3 Kristina Kudlacova (Eslováquia)
BC2 Masculino Maciel Santos (Brasil) 6 x 1 Luis Cristaldo (Argentina)Rastislav Kurilav (Eslováquia) 4 x 2 Abílio Valente (Portugal)
BC3 FemininoSonia Heckel (França) 3 x 6 Ana Costa (Portugal)Micaela Salvador (Argentina) 1 x 7 Evelyn de Oliveira (Brasil)
BC3 MasculinoMateus Carvalho (Brasil) 1 x 5 Daniel Michel (Austrália)Samir Van Der Beken (França) 2 x 2 José Gonçalves (Portugal)
BC4 Feminino Leidy Chica Chica (Colômbia) 8 x 1 Alison Levine (Canadá)Carla Oliveira (Portugal) 3 x 4 Michaela Balcova (Eslováquia)
BC4 Masculino Euclides Grisales (Colômbia) 4 x 2 Davor Komar (Croácia)Marcelo dos Santos (Brasil) 2 x 6 Marco Dispaltro (Canadá)

Agora começam as disputas por pares e equipes:
Neste domingo (01/05), começam as disputas por pares e equipes da Rio de Janeiro 2022 Boccia World Cup. A competição começa às 9h30 e tem entrada gratuita. Pela internet, é possível acompanhar ao vivo pelo canal da Ande no Youtube. Ao todo, cerca de 90 atletas de 18 países participam desta etapa da Copa do Mundo, as outras duas serão em Portugal e no Bahrein.
A Rio de Janeiro 2022 World Boccia Cup é realizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) e pela World Boccia, conta com patrocínio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, tem como provedor Azul Mob e Rentv, e tem o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
Acompanhe o campeonato pelas redes sociais:Youtube: https://www.youtube.com/c/ANDEnaredeFacebook: www.facebook.com/RJ2022WorldBocciaInstagram: www.instagram.com/andenaredeSite (resultados): www.worldboccia.comSite (notícias): http://ande.org.br
Por: Assessoria de Imprensa – Agência Digitalle Danielle Lima
Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade