CPB anuncia 29 atletas para o Mundial da natação em Portugal em junho; confira a convocação

0

Nadadores paralímpicos foram conhecidos durante a transmissão ao vivo no Facebook e Youtube do Comitê Paralímpico; competição acontecerá entre os dias 12 a 18 de junho na Ilha da Madeira

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira, 10, os 29 atletas que representarão o país no Campeonato Mundial de natação, que acontecerá na Ilha da Madeira, em Portugal, em junho. Os atletas foram conhecidos durante a transmissão ao vivo no Facebook e Youtube do CPB. 

O vice-presidente do CPB e coordenador da natação, Yohansson Nascimento, o diretor de alto rendimento do CPB, Jonas Freire, e o técnico-chefe da natação do CPB, Leonardo Tomasello, apresentaram a delegação.   

“Nós e os atletas estamos todos na expectativa, vai ser um Mundial muito importante, será o primeiro campeonato deste ciclo curto de Paris 2024. Então, agora, é só fazer os ajustes finais para os atletas chegarem em seus melhores momentos lá em Portugal. E agradecer às Loterias Caixa pelo patrocínio a todo esporte paralímpico brasileiro”, afirmou Yohansson Nascimento

“Ficamos felizes com o grande grupo de atletas sub-23 convocados, já com grandes resultados. É uma marca muito forte, os atletas e clubes estão de parabéns pelo trabalho que foi desenvolvido. É uma geração que vai se sustentar por muito tempo e representar o Brasil por várias competições”, completou Jonas Freire.

CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO NA ÍNTEGRA

Pelos critérios dos CPB, que também atua como confederação da natação, já estavam garantidos no Mundial os campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio, são eles: Carol Santiago (classe S12), Gabriel Araújo (S2), Gabriel Bandeira (S14), Talisson Glock (S6) e Wendell Belarmino (S11). 

“Estamos em uma reta final de preparação, faltando poucas semanas para a competição. Mas teremos Mundial todos os anos, então, os atletas estarão focados, na performance, e agora vai ser o primeiro termômetro para Paris 2024. Mas acredito que, pelo o que os atletas apresentaram na Seletiva, o grupo do Brasil vai chegar bem e com boas marcas, que é o que interessa para nós, da comissão técnica, neste início de ciclo”, analisou Leonardo Tomasello.

Além dos medalhistas de ouro, outros nove atletas que faturaram medalha na capital japonesa também foram convocados: Cecília Araújo (S8), Débora Carneiro (S14), Douglas Matera (S13), Joana Neves (S5), Laila Suzigan (S6), Lucilene Sousa (S12), Mariana Gesteira (S9), Patrícia Pereira (S4) e Phelipe Rodrigues (S10).  

O Campeonato Mundial de natação acontecerá de 12 a 18 de junho, na Ilha da Madeira, em Portugal. Na última edição da competição, em 2019, o Brasil conquistou 17 medalhas (cinco ouros, seis pratas e seis bronzes) e ficou na 11ª colocação no quadro geral de medalhas. 

Antes da viagem ao país europeu, os nadadores paralímpicos convocados vão participar do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação, que será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de maio. 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Gabriel Bandeira, Gabriel Araújo, Carol Santiago, Talisson Glock, Wendell Belarmino, Cecília Araújo, Débora Carneiro, Douglas Matera, Joana Neves, Laila Suzigan, Lucilene Sousa, Mariana Gesteira, Patrícia Pereira e Phelipe Rodrigues são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.

Time São Paulo
Os atletas Cecília Araújo, Lucilene Sousa e Phelipe Rodrigues são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 57 atletas de 11 modalidades.

Patrocínios
A natação tem o patrocínio das Loterias Caixa.

Por: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade