Felipe Barrichello Bartz vive grande expectativa para estreia na Fórmula 4 Brasil: “Sempre sonhei em guiar um monoposto”

0

Piloto de 16 anos estará no grid da nova categoria de base do automobilismo brasileiro, que terá sua primeira etapa neste final de semana no Velocitta

Com 16 pilotos no grid, a Fórmula 4 Brasil dará a largada neste final de semana (14 e 15) para a sua temporada inaugural no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.

Entre os jovens pilotos da nova categoria, certificada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), está o paulista Felipe Barrichello Bartz, de 16 anos.

Sobrinho de Rubens Barrichello, ex-piloto da Fórmula 1 e atualmente na Stock Car, “Pipe”, como o piloto é conhecido, fará sua estreia nos monopostos após uma carreira vitoriosa no kart, onde acelerou pela primeira vez com apenas seis anos de idade.

Entre os principais títulos, foi bicampeão Brasileiro de Kart, campeão do Open do Brasileiro de Kart (ambos na categoria Júnior), vice-campeão Sul-americano de Kart (Júnior) e vice-campeão do Flórida Winter Tour.

A estreia na Fórmula 4 Brasil será pela equipe Cavaleiro Sports, onde Pipe terá como companheiros os pilotos Vinícius Tessaro, Nicolas Giaffone e Joao Tesser. Também vai dividir a pista com o primo Fernando Barrichello (filho de Rubinho).

“Minha expectativa para a estreia está muito grande. Eu sempre sonhei em pilotar um monoposto e mal posso acreditar que chegou a minha vez”, celebrou Pipe, que é fã do piloto norte-americano Jeff Gordon – tetracampeão da NASCAR – e, por isso, desde que começou a correr leva o número #24, o mesmo de seu ídolo nas pistas.

Além de contribuir para o aprendizado dos pilotos e desenvolvimento dentro de um ambiente profissional, a Fórmula 4 Brasil também passa a ser o primeiro passo no país para os pilotos que sonham um dia estar na Fórmula 1 ou Fórmula Indy, sem ter de sair tão jovens para morar no exterior e já encarar o alto custo de correr nos Estados Unidos ou Europa.

“A chegada da Fórmula 4 no Brasil abriu as portas para todos os pilotos do kartismo, que como eu buscavam essa chance. Quero me dedicar ao máximo a essa oportunidade que estou tendo na minha carreira para, posteriormente, sonhar com um futuro nas categorias no exterior”, destacou Pipe.

Sobre a competitividade desta temporada de estreia, o piloto prevê bastante equilíbrio e não vê a hora de começar a acelerar.

“Já corri com vários pilotos que estarão no grid, inclusive meus primos – Fernando Barrichello e Nicolas Giaffone – e imagino que será uma temporada bem disputada e de grande aprendizado”, continuou.

No final do ano passado, Pipe fez testes em Buenos Aires, na Argentina, mas com o modelo antigo do carro de Fórmula 4. Depois andou novamente com o mesmo carro em Concepcion del Uruguay no mês de fevereiro, além de treinar com um Fórmula 3 em Interlagos. “Treinei em um carro parecido e espero que consiga me adaptar rapidamente”, comentou.

O piloto também falou sobre a relação com o chefe de equipe, Beto Cavaleiro, e seus companheiros no time. “O Beto anda na mesma equipe de kart que eu ando, então, temos a vantagem de não só já nos conhecermos, mas também sermos amigos. Temos um time bem forte e ter companheiros deste nível ajuda muito no desenvolvimento de um piloto”, ressaltou.

Estar nas pistas levando um sobrenome tão conhecido e importante na história do automobilismo mundial, é visto como algo muito positivo para o piloto. “Ser um Barrichello é um grande orgulho para mim. Nunca senti pressão por isso. Sei que tudo depende da minha dedicação, meus esforços e resultados, mas sei que meu sobrenome tem me trazido muitas oportunidades”, contou.

Em sua temporada de estreia, Pipe contará com o patrocínio das empresas Pay4Fun, Copa Energia, Suhai Seguradora e Amaro Aviation.

“Meus pais lutaram muito para me dar essa chance de correr na Fórmula 4 esse ano e estou muito feliz por já conseguir estrear na categoria com quatro patrocinadores, que estão sendo fundamentais neste passo tão importante da minha carreira. Agradeço muito à Pay4Fun, à Copa Energia, à Suhai Seguradora e à Amaro Aviation e espero retribuir todo esse apoio lutando pelos melhores resultados possíveis nas pistas”, finalizou.

Sobre a Fórmula 4 Brasil
A Fórmula 4 Brasil utilizará o modelo F4 T-021, segunda e ainda inédita geração do chassi fabricado pela italiana Tatuus, com motor Abarth-Autotecnica 1.4, com 176cv de potência e câmbio da especialista francesa SADEV de seis marchas, acionado por sistema de borboletas e eletrônica Magneti-Marelli. Os pneus são importados, produzidos especialmente pela Pirelli.

Com seis etapas, compostas de três corridas cada uma, a categoria competirá dentro do evento promovido para a Stock Car Pro Series e as corridas terão transmissão ao vivo pelo canal BandSports e Youtube da Stock Car (Clique Aqui). 

O primeiro contato dos pilotos com seus carros da Fórmula 4 acontecerá nesta quarta-feira, com testes coletivos já no Velocitta, palco da primeira rodada tripla. Os treinos prosseguem na quinta e sexta-feira, quando já será realizado o classificatório. Duas provas serão disputadas no sábado, com largadas às 9h40 e 14h40. No domingo, a última corrida da etapa está marcada para as 12h10.

Confira a programação da Fórmula 4 Brasil no Velocitta:

Quinta-feira, dia 12
12h30 às 13h30 – 1º Treino Extra
15h30 às 16h30 – 2º Treino Extra

Sexta-feira, dia 13
8h45 às 9h25 – 1º Treino Livre
11h50 às 12h30 – 2º Treino Livre
17h00 às 17h20 – Classificatório

Sábado, dia 14
9h40 – Largada 1ª Prova (25 minutos + 1 volta)
14h40 – Largada 2ª Prova (18 minutos + 1 volta)

Domingo, dia 15
12h10 – Largada 3ª Prova (25 minutos + 1 volta)

Calendário da Fórmula 4 Brasil 2022:
Etapa 1 – 15/05 – Velocitta (Mogi Guaçu, SP)
Etapa 2 – 31/07 – Interlagos (São Paulo, SP)
Etapa 3 – 04/09 – Local a definir
Etapa 4 – 25/09 – Velocitta (Mogi Guaçu, SP)
Etapa 5 – 23/10 – Goiânia (Goiânia, GO)
Etapa 6 – 20/11 – Brasília – Super Final BRB (DF)

Siga o piloto Felipe Barrichello Bartz no instagram:
https://www.instagram.com/pipebartz/

Por: FGCom

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade