Ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganham novas tecnologias e se consolidam como os mais seguros no Brasil

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Novidades são lançadas na Lat.Bus Transpúblico, em São Paulo, maior evento de mobilidade do Brasil e da América Latina. Sistema de frenagem de emergência ABA 5, assistente de ponto cego e controle inteligente do farol alto são destaques entre 10 novos recursos disponíveis para a linha O 500 de chassis para ônibus rodoviários. Pacote com 21 itens tecnológicos amplia ainda mais o alto nível de assistência à condução para o motorista e de segurança para os passageiros e demais veículos e pedestres nas vias e estradas. O 500 RSDD com novas tecnologias de segurança e com o novo motor Euro 6 está disponível para demonstração real do sistema de frenagem de emergência ABA5 e do assistente de ponto cego SGA. Avanços em tecnologia de segurança reafirmam o compromisso da Mercedes-Benz com o ecossistema do transporte responsável, seguindo os pilares ESG no Brasil.

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A Mercedes-Benz do Brasil tem consolidado os ônibus O 500 rodoviários como os mais completos em segurança no mercado. Reafirmando esse posicionamento do produto, a marca lança 10 novos recursos tecnológicos na Lat.Bus Transpúblico 2022 – Feira Latino-americana do Transporte. Juntamente com a 35ª edição do Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), este é o maior evento da mobilidade no Brasil e na América Latina, que ocorre, entre 9 e 11 de agosto, na São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, na capital paulista.
Entre as novidades destacam-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, o assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto.
O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres em movimento, que é a grande novidade dessa tecnologia. Primeiramente, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.
No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus, detectando carros, motos, veículos em geral, ciclistas e pedestres, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.
Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.
“Com esses dez novos itens, agora são 21 recursos tecnológicos de segurança disponíveis para os ônibus rodoviários da família O 500”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, nós efetivamente oferecemos aos clientes os ônibus mais completos do mercado e é isso que estamos mostrando na Lat.Bus, tanto no nosso estande, quanto no test-drive para demonstração real do sistema de frenagem de emergência ABA5 no O 500 RSDD. Aliás, este modelo também se destaca pelo novo motor com tecnologia BlueTec 6, solução da marca para atendimento à legislação de emissões Proconve P8, equivalente ao Euro 6, que entra em vigor no Brasil em 2023”.
“Os avanços constantes em tecnologia de segurança para ônibus rodoviários reafirmam o compromisso da Mercedes-Benz com os motoristas e os passageiros e com todo o ecossistema do transporte responsável”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus. E só chegamos até aqui porque pensamos no coletivo”.
Pacote de segurança com 21 itens de avançadas tecnologias
A linha de chassis Mercedes-Benz O 500 para ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4×2, 6×2 e 8×2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.
O notável pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023:
ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento.SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo.IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via.Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração.Freio de estacionamento com comando eletrônico.ESS, sinalização de parada de emergência.Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.Preparação para inibidor de partida.
11 itens de segurança já disponíveis para chassis de ônibus O 500 rodoviários:ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.Piloto automático de velocidade.Sistema de auxílio em rampa.Top-Brake – sistema auxiliar de freio.Sistema anti-tombamento.EBS – sistema eletrônico de freios.ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.ESP – controle eletrônico de estabilidade.Freio a disco ou tambor.

Por: Imprensa Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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