A dica do órfão

0

Todo amante do futebol se sente entediado quando no domingo à tarde, liga o rádio ou a televisão, e não há um belo jogo sendo transmitido. E foi o que aconteceu nesse final de semana. É verdade que, a monocultura esportiva e o interesse exclusivo em relação ao futebol, precisam ser quebrados. E essa é uma função que cabe a nós, jornalistas esportivos amantes das pautas que nos são propostas.

Deixo os comentários para o fato mais importante do final de semana esportivo em solo brasileiro para os competentes Matheus Furlan e Luiz Máximo Morelo. Afinal de contas, ambos são especialistas em automobilismo. Bem diferente deste que vos escreve.  E o pouco contato que tive com o esporte a motor, foi justamente proporcionado pelo site Jogo em Pauta.com, sua crônica esportiva on-line. Afinal de contas, no dia 08 de Junho deste ano, tive a oportunidade de acompanhar a etapa da Old Stock Race, no autódromo de Interlagos, o mesmo que ontem marcou a despedida do piloto brasileiro Felipe Massa, disputando uma prova no seu país.

Poderia discorrer nessas linhas sobre o “atropelamento” que a Seleção Brasileira sobre a Argentina no meio da semana. Mas a pauta, depois de tantos dias em relação ao jogo, esfriou. Na verdade, já até discorremos sobre esse tema neste mesmo espaço, ao falar da escolha sensata, e tardia, de Tite como técnico da Seleção. Aliás, tal decisão por parte da CBF faz com que o futebol brasileiro só tenha a ganhar.

Mas voltando ao automobilismo, trata-se de um esporte que eu acompanhei muito pouco durante meus 41 anos de vida. Nos final dos anos 80 e começo da década de 90, pude assistir algumas corridas das Fórmulas 1 e Indy, acompanhando mais de perto os pilotos Ayrton Senna e Émerson Fittipaldi. Depois da trágica morte de Ayrton, em 1 de maio de 1994, confesso que o pouco interesse que tinha pelo esporte, morreu de vez.

Entretanto, o colunista “órfão”, em relação ao futebol nesta semana, aproveita a coluna semanal para deixar uma sugestão de leitura aos internautas do site do Jogo em Pauta. Um livro espetacular, que conta a trajetória de vida e a carreira de Ayrton Senna da Silva.  Trata-se do livro “Ayrton, o herói revelado”, publicado no ano de 2004 pelo jornalista Ernesto Rodrigues.

A biografia, segundo o autor, foi escrita com o objetivo de decifrar a personalidade do piloto que se tornou ídolo nacional. Além disso, o livro mostrou também o impacto gigantesco que a morte de Senna, no circuito de Ímola, em 1 de maio de 1994, provocou nos torcedores pelo país e pelo mundo. No livro, Rodrigues desvenda enigmas, e nos mostra um retrato profundo de Ayrton Senna como homem, filho, namorado e amigo. Além das alegrias e frustrações, virtudes e defeitos, segredos e manias do piloto brasileiro.

O autor executou um minucioso trabalho de pesquisa e mais de 200 entrevistas. Na obra, Rodrigues mostra cada etapa da vitoriosa carreira de Senna, trazendo revelações até então inéditas sobre os momentos de superação e dificuldades enfrentados durante sua curta vida, intrigas, as amizades, bem como a solidão e os amores da vida do piloto brasileiro. Para um amante de futebol, que leu o livro, garanto que a obra é espetacular e vale a leitura.

Em relação à corrida de ontem, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula Um, o piloto inglês Lewis Hamilton da Mercedes, numa prova com duas paralisações e muita chuva, adiou a decisão do Mundial de Pilotos para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, na última corrida da temporada.  E este colunista abelhudo que vos escreve decide parar por aqui em relação a um esporte no qual é totalmente inapto para tecer qualquer tipo de comentário. Então, deixo a tarefa para os colegas Furlan e Morelo. Até a próxima semana!

Por Ivan Marconato para o site Jogo em Pauta (www.jogoempauta.com)

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade