Luiz Facco e Francis Herrero fecham Rally de Erechim com pódio

0

Dupla da Acelera Siriema encarou inúmeros desafios, inclusive uma situação atípica por conta dos bloqueios das estradas, o caminhão da equipe de apoio não chegou a Erechim (RS). A prova que terminou no domingo contou com 59 duplas de cinco países

O desafiante percurso do Rally de Erechim foi novamente um prato cheio para os competidores que apreciam velocidade, adrenalina e Especiais (trechos cronometrados) recheadas de dificuldades, nas quais são exigidas muita técnica e habilidade de pilotos e navegadores.  A bordo do novo carro, Peugeot 208 Maxi Rally, Luiz Facco e Francis Herrero #15 completaram as 13 Especiais em 2h12m40s e conquistaram pódio neste domingo (27). Como a prova somou pontos para três campeonatos distintos, o resultado acumulado da dupla da categoria RC2 foi:  2º no Campeonato Gaúcho, 4º no Campeonato Brasileiro, 8º pelo Campeonato Sul-Americano de Rally de Velocidade e, ainda, faturou o 2o lugar na Copa Maxi Rally/FIA Codasur.

A 21ª edição reuniu 59 duplas do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia, em Erechim (RS). Começou com um Super Prime Noturno, na sexta-feira (25), que valeu pela 1ª Especial. No sábado foram sete trechos cronometrados e, no domingo, mais cinco que fecharam a corrida. No total 160 quilômetros de trechos cronometrados por estradas de terra, com pedras, muitas curvas que cortaram os municípios de Erechim, Barão de Cotegipe e Paulo Bento. Os dois Super Primes foram disputados num circuito montado dentro do Parque da ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim) com a presença maciça do público.

Os desafios da dupla da Acelera Siriema foram além das Especiais, pois teve de driblar uma situação atípica: o caminhão da equipe de apoio não chegou a Erechim devido ao bloqueio das estradas, decorrentes dos protestos que assolam todo o país. Mas Facco e Herrero acionaram um “Plano B” para não ficar fora do grid e, ainda assim, conquistam resultados positivos diante da situação. No sábado (26) marcaram o melhor tempo da RC2 pelo Campeonato Gaúcho ao completar as sete Especiais do dia em 1h15min37s, ficaram em 3º no Campeonato Brasileiro, em 8º pelo Sul-Americano, de quebra, venceram na categoria na Copa Maxi Rally/FIA Codasur.

“Foi um rali muito legal e desafiador também pelo fato de nossa equipe de apoio não ter chegado por conta das barreiras nas estradas”, conta Facco.  Sobre o fim de semana o piloto relata que apesar das adversidades foi um grande rali. “O sábado foi um dia bem complexo e difícil mas terminamos com um bom resultado. Já no domingo, com apenas 3 quilômetros de Especial perdemos dois pneus por conta da dificuldade do percurso o que complicou nossa 2ª Especial e, consequentemente, o nosso dia. Mas no final chegamos bem e completamos, o que foi importante. Foi uma prova excepcional e difícil, mas assim que é bom, valeu demais ter participado de mais uma edição e esperamos estar de volta em 2019”, explica o piloto paulista que compete no Rally de Erechim desde 2012.

(O vídeo com o depoimento do piloto Luiz Facco pode ser acessado no link a seguir https://youtu.be/oiNnREfkaxYcom crédito para RallyBR)

O navegador também aprovou o nível técnico e a performance do novo carro. “Prova muito dura, piso bastante difícil com inúmeras pedras, trechos travados e traiçoeiros. Foram dois dias que exigiram bastante concentração e habilidade, mas no final deu tudo certo e completamos todas as Especiais e terminamos bem colocados”, diz. Herrero, Campeão Paulista de Rally de Velocidade, ao lado de Facco, nas três últimas temporadas, diz que a evolução da dupla não para. “Estamos investindo muito na nossa sintonia e evolução é visível a cada prova. Facco pilotou muito neste fim de semana e o novo carro está na mão, ele é muito rápido e seguro e estamos bem satisfeitos com o desempenho obtido em Erechim”, finaliza.

Participaram da prova as categorias RC2 (4×4), RC2N (4×4), RC3 (4×2), RC4 (4X2) e RC5 (4X2). A dupla comandada pelo piloto paraguaio Gustavo Saba (navegador Fernando Mussano), também da categoria RC2, venceu a 21ª edição do Rally de Erechim com o melhor tempo ao completar as 13 Especiais em 1h43m01s, com um Skoda Fabia R5. Resultados completos e informações no www.rallyerechim.com.br

Para acompanhar as notícias da equipe: Facebook: @acelerasiriemarally,  Instagram: @acelerasiriema, Twitter: acelerasiriema e mais informações no site www.acelerasiriema.com.br

A equipe conta com o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e Acelera Siriema Rally.

Por Assessoria de Imprensa – Equipe Acelera Siriema – MSuzuki Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade