Após vitória na última etapa, Shell V-Power chega a uma das pistas mais velozes de toda a Stock Car

0

Circuito de Cascavel tem a desafiadora Curva do Bacião, e Ricardo Zonta e Átila Abreu tentam continuar subindo na classificação geral

Depois de colocar seus dois pilotos no pódio e vencer na última rodada dupla da Stock Car, em Campo Grande, a Shell V-Power encara neste fim de semana mais um desafio na temporada 2018, no veloz circuito de Cascavel, no Paraná.

Na última etapa, Ricardo Zonta venceu a segunda prova, enquanto Átila Abreu foi o terceiro colocado. Ambos os pilotos estão entre os dez primeiros na classificação geral, com o paranaense em sétimo e o sorocabano em nono.

O traçado de 3.058 do Autódromo Zilmar Beux é um dos mais apreciados pelos pilotos, com uma elevada média de velocidade e a curva mais desafiadora de toda a temporada, o Bacião, em descida e com alto grau de inclinação, no fim da reta dos boxes.

Aliás, a pista cascavelense é uma das mais exigentes com os pneus. Não por ter um asfalto abrasivo, mas devido às ondulações e ao estresse pela elevada carga lateral, sobretudo nos pneus do lado direito, já que a maioria absoluta das curvas é para a esquerda.

A programação do fim de semana começa na sexta-feira, com dois treinamentos livres. No sábado serão disputadas mais uma sessão livre e a classificação, a partir das 13h, com transmissão ao vivo pelo SporTV3.

Domingo, a primeira corrida terá largada às 12h, enquanto a segunda prova começará às 13h05, com grid invertido entre os dez primeiros colocados da bateria anterior. O SporTV2 transmite as duas corridas ao vivo.

O que eles disseram:

“Chegar em uma pista depois de uma vitória na etapa anterior é sempre muito bom. Dá um novo ânimo para buscar mais bons resultados, além disso gosto muito da pista de Cascavel, por ser um circuito desafiador, com curvas muito rápidas. Sempre tive bons resultados lá”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

“Cascavel é uma pista que eu gosto muito, é muito rápida, uma das mais rápidas da temporada, bem técnica. Um bom acerto do carro faz muita diferença, já que as curvas são rápidas, de raio longo, então o balanço do carro muda muito durante a curva. É também uma pista muito ondulada, então para o piloto achar o limite e o melhor ajuste do carro é muito difícil. É um circuito que exige bastante de todos os lados, de equipe e piloto. Sempre andei bem em Cascavel, com bons resultados. No ano passado, andamos bem lá, mas o que vale é este ano, e estou querendo muito ganhar essa corrida. Vamos trabalhar para trazer mais uma vitória este ano e ir ao lugar mais alto do pódio”

Átila Abreu, piloto do carro #51

“Cascavel é um lugar bem atípico em relação ao restante dos lugares. Apesar de ter um asfalto exigente, é bem diferente de Campo Grande e Santa Cruz. Lá nessas pista existe um consumo alto de pneus, mas o nível de aderência baixo. Cascavel é o contrário, tem um nível de grip alto e acaba não consumindo tanto o pneu. Os problemas são outros, como excesso de temperatura, ondulações e curvas muito rápidas. A equipe normalmente tem um desempenho muito bom em Cascavel. No ano passado, brigamos pela pole com o Átila e classificamos em segundo. Estava muito frio e isso nos prejudicou, se tivesse calor teríamos andado melhor. Então estamos muito confiantes para andar bem lá. No caso do Zonta, tivemos um problema na sexta-feira, o que atrapalhou o sábado inteiro dele. Conseguimos resolver e deixamos em ordem para o domingo, e ele tinha tudo para brigar pela vitória na segunda corrida mas teve um problema de rádio e perdeu a janela de pit stop. Então imaginamos que os dois vão andar bem. É uma pista de um pouco mais difícil ultrapassagem, praticamente não tem reta, é o tempo todo virando. Era a pista mais rápida de todas até corrermos no anel externo de Goiânia. Por outro lado, Cascavel tem uma das velocidades máximas mais baixas, pois tem retas muito curtas e curvas muito rápidas”

Thiago Meneghel, chefe da Shell V-Power

Programação*

Sexta-feira, 7 de setembro
9h – Shakedown
10h – Primeiro treino livre
13h – Segundo treino livre

Sábado, 8 de setembro
9h45 – Terceiro treino livre
13h – Treino classificatório

Domingo, 9 de setembro
12h – Corrida 1
13h05 – Corrida 2

*sujeita a alterações

Classificação do campeonato:

1º D.Serra – 191 pontos
2º M.Wilson – 148
3º F.Fraga – 147
4º M.Gomes – 135
5º R.Barrichello – 128
6º C.Bueno – 116
7º R.Zonta – 95
8º J.Campos – 92
9º Á.Abreu – 92
10º L.di Grassi – 68

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade