LDB – Pinheiros vence Paulistano e conquista bicampeonato

0

Dominante em plena casa do adversário, clube pinheirense voltou a ser campeão da LDB após 3 anos

O EC Pinheiros é o campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2018. Em atuação de gala em plena casa de seu maior rival, o time do técnico David Pelosini venceu o dérbi contra o Paulistano/Corpore de maneira avassaladora, no Ginásio Antonio Prado Jr, por 81 a 61, e faturou o bicampeonato do maior campeonato de base do país.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Com 19 pontos, nove rebotes e sete assistências (27 de eficiência), o armador Felipe Ruivo foi eleito o MVP das Finais da LDB 2018. O jogador, que foi campeão da edição 2015 pelo Pinheiros com apenas 17 anos, foi o grande líder do time pinheirense na nova conquista.

+Estatísticas, fotos, vídeos e a matéria completa de Pinheiros x Paulistano

“Antes desta partida me senti com um pouco de responsabilidade, por estar ‘descendo’ do profissional. Mas isso me deixou bem confiante de que eu viria aqui ajudar minha equipe com o que fosse necessário. Acho que consegui fazer um belo papel e estou muito feliz com isso”, disse Ruivo, que completou:

“Estou muito contente pelo prêmio (MVP das Finais). Isso acabou resultando na vitória da equipe. Se eu tivesse entrado aqui e feito zero pontos, mas ter feito a defesa da vitória no último segundo, para mim já estaria de bom tamanho”, completou o MVP das Finais da LDB 2018.

Com o título, o Pinheiros se tornou bicampeão da LDB – foi campeão em 2015, quando tinha no elenco Lucas Dias (Sesi Franca), Georginho (Paulistano/Corpore), Humberto (Corinthians) e Wesley BH (Life Fitness/Minas). Com a conquista, o clube se igualou ao Flamengo, também dono de dois títulos (2011 e 2013), como maior campeão da história da LDB.

Felipe Ruivo e João Vitor Mamedes, fundamentais na conquista do título da LDB 2018, estiveram presentes na conquista da LDB em 2015, quando tinham apenas 17 anos. Quem também participou foi o técnico David Pelosini, que na época era assistente do técnico César Guidetti.

“Ao longo das etapas do campeonato, a ausência do Ruivo e do Mamedes, em uma delas, fez com que o grupo crescesse e ganhasse um pouco de bagagem. Quando a gente fala de Campeonato Brasileiro, é o top do país. Na base, é necessário ter paciência. Tivemos paciência com o time, que perdeu duas no início, não acabou o mundo. Continuamos trabalhando. Eles sabiam que com a entrada do Ruivo na fase final e que se a gente tivesse um time coeso em quadra, ele ia nos achar. E foi o que aconteceu, tivemos média de mais de 80 pontos por jogo, fizemos 92 em duas oportunidades. E na final do campeonato fazer 81 pontos, para esse nível de jogo estamos de parabéns”, disse o técnico do Pinheiros, David Pelosini.

Junto de Ruivo, o Pinheiros ainda contou com grandes atuação do armador Matheus Eugeniusz, responsável por 13 pontos (5/7 nos arremessos de quadra), nove rebotes e quatro assistências (22 de eficiência), do pivô João Vitor Mamedes, com duplo-duplo de 12 pontos e 11 rebotes (21 de eficiência), e do ala Jonas Buffat, com 13 pontos, cinco rebotes e quatro assistências.

“Nosso principal foco eram os rebotes. Se a gente deixasse eles correrem para o contra-ataque e pegarem os rebotes, seria um volume difícil de parar. A outra coisa importante foi a alternância entre a defesa individual e a zona, tirando um pouquinho do programado, o que causou uma certa dificuldade para eles. E forçar que eles chutassem de três, já que são muito firmes dentro do garrafão, com a gente sempre contestando com a mão lá. Sempre fechando bem os espaços, sem permitir muitas cestas fáceis. Nossa partida foi espetacular. Tanto o plano tático, quanto o físico, conseguimos preservar o Ruivo para ele ter a bola na mão nos momentos finais. Todo mundo jogou, seis jogadores fizeram mais de dez pontos. Quando as coisas estão para dar certo e a gente acredita, elas acontecem”, completou o treinador do Pinheiros.

Confira as premiações finais da oitava edição da LDB:

– Individuais

MVP da Final: Felipe Ruivo (EC Pinheiros)
MVP da LDB: Mãozinha (Country Club/PMM/Maringá)
Líder em rebotes: Mãozinha (Country Club/PMM/Maringá)
Líder em assistências: Guirro (São José Basketball)

– Coletivas

Campeão: EC Pinheiros
Vice-campeão: Paulistano/Corpore
3º lugar: SE Palmeiras
Equipe com menos erros: Paulistano/Corpore
Equipe líder em eficiência: EC Pinheiros

Classificação final da sétima edição da LDB:

1º – EC Pinheiros
2º – Paulistano/Corpore
3º – SE Palmeiras
4º – Flamengo
5º – Minas Tênis Clube
6º – Curitiba Basquetebol/Círculo Militar do Paraná
7º – São José Basktetball
8º – Cigha/União Corinthinas (RS)
9º – Sesi Franca Basquete
10º – Praia Clube (MG)
11º – Country Club/PMM/Maringá (PR)

Por: Caio Casagrande – Assessoria de Imprensa LNB

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade