Copa Intercontinental volta ao Brasil e acontecerá nos dias 15 e 17 de fevereiro

0

Torneio terá campeões da NBA G-League, Europa, Américas e o anfitrião Flamengo; disputas serão na Arena Carioca 1

A Copa Intercontinental está de volta ao Brasil. Depois de quatro anos da última edição realizada em solo verde-amarelo, o torneio, desta vez, contará com quatro times e acontecerá nos dias 15 e 17 de fevereiro, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ).

Austin Spurs (EUA), campeão da NBA G-League, AEK Atenas (Grécia), campeão da Champions League da Europa, San Lorenzo de Almagro (Argentina), que conquistou o título da última Liga das Américas, e Flamengo, anfitrião e último clube brasileiro a ser campeão da Copa Intercontinental, serão os participantes.

O torneio será realizado no formato de mata-mata, com duas semifinais no dia 15 de fevereiro (sexta-feira), e, dois dias depois, 17 de fevereiro (domingo), as disputas do terceiro lugar e da grande Final. Os confrontos das semis serão: San Lorenzo de Almagro x AEK Atenas, e Flamengo x Austin Spurs.

Esta é a primeira edição da história da Copa Intercontinental da FIBA que contará com os atuais campeões da NBA G-League, da Champions League da Europa e da Liga das Américas.

“Estamos empolgados em trazer a Copa Intercontinental da FIBA de volta às Américas e celebrar esta edição na excelente quadra olímpica do Rio de Janeiro, que foi a sede de tantos grandes momentos durante os Jogos de 2016. Os campeões da Liga das Américas da FIBA e da Liga dos Campeões de Basquete vão lutar e tentar criar suas próprias histórias. Também gostaria de expressar minha gratidão à cidade do Rio de Janeiro, à Confederação Brasileira de Basquete, à Liga Nacional de Basquete e ao clube anfitrião, o Flamengo, por sua colaboração”, disse o Secretário Geral da FIBA, Andreas Zagklis.

“Esse ano temos o prazer de confirmar a crescente grupo de equipes que competirá na Copa Intercontinental da FIBA no próximo mês. Além disso, a entrada dos campeões da NBA G-League para a Copa Intercontinental da FIBA é um sinal adicional da grande colaboração estabelecida pela FIBA e pela NBA através duma série de iniciativas em conjunto”, acrescentou Andreas Zaglikis.

O vice-comissário da NBA, Mark Tatum, comemorou a presença do campeão da NBA G-League na Copa Intercontinental.

“Ter o Austin Spurs da NBA G League jogando na Copa Intercontinental da FIBA representa uma oportunidade fantástica, não apenas para que os jogadores demonstrarem suas habilidades de NBA, mas também para que a própria liga seja representada no cenário internacional”, disse Mark Tatum. “Estamos muito expectantes para este evento em fevereiro e agradecemos aos nossos parceiros da FIBA por esta colaboração única”, completou.

A última vez que a Copa Intercontinental aconteceu no Brasil foi em 2015. Na ocasião, o Bauru Basket, então campeão da Liga das Américas, mediu forças com o Real Madrid (ESP), dono do título da Euroliga daquele ano, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), e ficou com o vice-campeonato.

O único título brasileiro no torneio veio através do Flamengo, no ano anterior, em 2014. Na Jeunesse Arena, a equipe rubro-negra, que havia sido campeã da Liga das Américas daquele ano, contou com o apoio de sua para superar o Maccabi Tel-Aviv (ISR), campeão da Euroliga, e soltar o grito de campeão.

A última edição da Copa Intercontinental da FIBA aconteceu em San Cristóbal de la Laguna, Tenerife (ESP), em setembro de 2017, e teve como campeão o Iberostar Tenerife (Espanha) que, após uma vitória difícil por 76 a 71 contra os campeões da Liga das Américas, Guaros de Lara (Venezuela), sagrou-se campeão do torneio.

O credenciamento de imprensa está aberto e pode ser acessado aqui (link). O prazo para inscrições é sexta-feira (08/02). Informações sobre a venda de ingressos e sobre a transmissão da competição serão anunciadas nas próximas semanas.

Calendário da Copa Intercontinental 2019*:

15/01 (Sexta-feira)

San Lorenzo (ARG) x AEK Atenas (GRE)

Flamengo x Austin Spurs (NBA G-League)

17/01 (Domingo)

Disputa de 3º lugar

Final

*Horários a definir

Por: Caio Casagrande – Assessoria de Imprensa LNB

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade