VENDAS DO GRUPO RENAULT CHEGARAM A 3,9 MILHÕES DE VEÍCULOS, EM ALTA DE 3,2%, COM A INTEGRAÇÃO DAS MARCAS CHINESAS JINBEI E HUASONG

0
 As vendas do Grupo Renault tiveram alta de 3,2%, com a integração das marcas Jinbei e Huasong desde 1º de janeiro de 2018. Na comparação com o ano de 2017, os volumes do Grupo Renault tiveram queda de 1,2%, em um mercado mundial em retração de 0,3%.
– Na Europa, as vendas ficaram estáveis (+0,5%).
– O Grupo mantém o plano estratégico ‘Drive the Future’, com sua expansão internacional. Fora da Europa, os emplacamentos representam agora 50,6% das vendas (contra 49,2% em 2017), graças principalmente à integração das marcas Jinbei e Huasong.
– No segmento de veículos elétricos da marca Renault, as vendas tiveram alta de 36,6% no ano, com uma aceleração no segundo semestre (+62,1%). A Renault é líder na Europa, com uma participação de mercado de 22,2%.
– No segmento dos veículos utilitários, o Grupo avançou 33,7% (619.229 veículos). Com exceção das marcas Jinbei e Huasong, as vendas cresceram 0,9%, chegando a 467.042 veículos.
– A Renault tem como objetivo um ligeiro crescimento de suas vendas em 2019, com uma aceleração no segundo semestre, graças ao lançamento de novos modelos fora da Europa e do Novo Clio, carro-chefe do Grupo na Europa, que será revelado no Salão de Genebra.
Em 2018, o Grupo Renault registrou 3.884.295 veículos vendidos, dos quais 2.532.567
(-5,2%) para a Renault e 700.798 (+7,0%) para a Dacia. As vendas da Lada aumentaram
18,7%, para 398.282 emplacamentos, enquanto as da Renault Samsung Motors estão em queda de 14,9%, para 84.954 veículos. Juntas, Jinbei e Huasong venderam 165.603 veículos.

No segmento dos veículos elétricos, os volumes de vendas da marca Renault no mundo aumentaram 36,6% no ano (mais de 49.600 veículos), com uma aceleração no 2º semestre (+62,1%). A Renault é líder na Europa, com uma participação de mercado de 22,2%. Os volumes do ZOE cresceram 26,1% (39.458 veículos) e os volumes do Kangoo Z.E. aumentaram 105,1% (8.747 veículos).

No segmento de veículos utilitários, os volumes do Grupo avançaram 33,7%, com a Jinbei e Huasong. A marca Renault atingiu um novo recorde em 2018, apesar da retração na Turquia e na Argentina, dois mercados importantes para este segmento.

“As vendas do Grupo Renault aumentaram 3,2% em 2018, com a integração das marcas Jinbei e Huasong. A progressão das vendas do Grupo na Rússia, no Brasil e na África permitiu compensar a quase totalidade dos ventos contrários, tanto econômicos como geopolíticos, fora da Europa”, declarou Olivier Murguet, membro do Comitê Executivo, diretor comercial e de regiões do Grupo Renault.

Na Europa, os emplacamentos ficaram estáveis (+0,5%), em um mercado em alta de 0,2%. O crescimento do Grupo se deve principalmente à sua performance no segmento B (Clio, Captur e Sandero) e com o Novo Duster. O Clio mantém a posição de segundo veículo mais vendido na Europa e o Captur é o crossover número 1 em sua categoria.

A marca Dacia registrou um novo recorde de vendas na Europa, com 511.622 veículos emplacados (+10,3%), bem como uma participação de mercado recorde de 2,9% (+0,3 ponto). Esta alta está ligada às performances do Novo Duster, lançado no início do ano, e do Sandero.

O Grupo Renault segue seu plano estratégico ‘Drive the Future’, mantendo sua expansão internacional. Fora da Europa, os emplacamentos representam agora 50,6% da totalidade das vendas (contra 49,2% em 2017), graças principalmente à integração das marcas Jinbei e Huasong, mesmo com uma retração das vendas na Turquia e na Índia, bem como a interrupção das vendas no Irã desde o início de setembro.

Na Rússia, segundo país do Grupo em volume de vendas, o mercado está em alta de
12,8%. Lá, mais de um carro a cada quatro vendidos tem a marca Lada ou Renault e o Grupo é líder no país. As vendas avançaram 10,9%.
Os volumes da marca Renault estão estáveis com 137.062 veículos vendidos, aguardando a chegada do Arkana em 2019.
Lada registrou uma alta de 15,6%, para 360.204 veículos vendidos com uma participação de mercado de 20% (+0,5 ponto), graças ao sucesso da renovação de sua gama. O Lada Vesta se tornou o veículo mais vendido na Rússia.

No Brasil, o Grupo ultrapassou a performance do mercado, que está em recuperação e avançou 13,6%. Nossas vendas aumentaram 28,5%, para quase 215.000 veículos, e nossa participação de mercado atingiu 8,7% (+1,0 ponto), graças aos bons resultados do Kwid, que teve mais de 67.000 unidades vendidas.

Na África, o Grupo está fortalecendo sua liderança com 18,1% de participação de mercado, com 218.797 veículos vendidos, graças principalmente à sua performance no Marrocos, na África do Sul e no Egito. A participação de mercado no Marrocos atingiu 43%, com um volume de vendas em alta de 7%. A Dacia mantém sua liderança com o Dokker e o Logan, que são os dois veículos mais vendidos.
A marca Renault registrou vendas em alta de 14,9%, com mais de 26.000 unidades na África do Sul, para 4,9% de participação de mercado. No Egito, a participação de mercado atingiu 11,4%, em alta de mais de 3 pontos, com 20.504 veículos vendidos.

Na Índia, as vendas tiveram retração de 26,8%, em um mercado em alta de 8,4%, aguardando o lançamento de um novo veículo previsto para o segundo semestre 2019.

Na China, o Grupo segue mantendo o plano estratégico ‘Drive the future’. Os volumes da Dongfeng-Renault tiveram retração de 26,9%, aguardando novos modelos que serão lançados em 2019. O lançamento da joint venture RBJAC (Jinbei e Huasong) está acontecendo de forma satisfatória. O Grupo acelera sua ofensiva em veículos elétricos com um investimento na JM EV, a quinta maior montadora de veículos elétricos. No total, com a integração das novas marcas Jinbei e Huasong, os volumes do grupo totalizaram 216.699 unidades na China.

PERSPECTIVAS COMERCIAIS PARA O GRUPO RENAULT EM 2019

Em 2019, o mercado mundial deve ficar estável em relação a 2018. O mercado russo deve crescer pelo menos 3%, enquanto o Brasil deve crescer 10%.

Neste contexto, o Grupo tem como objetivo um ligeiro crescimento de suas vendas em 2019, com uma aceleração no segundo semestre, graças ao lançamento de novos modelos fora da Europa e o lançamento do Novo Clio, carro-chefe do Grupo na Europa.

 

Total das vendas do Grupo VP+VU (Veículos de Passeio / Veículos Utilitários) por região
Acumulado no fechamento de dezembro
2018 2017 % variação
França 689.788 673.868 2,4%
Europa** (com exceção da França) 1.230.954 1.237.956 -0,6%
Total França + Europa 1.920.742 1.911.824 0,5%
África Oriente Médio Índia 448.959 532.118 -15,6%
Eurásia 747.602 732.795 2,0%
Américas 437.248 389.420 12,3%
Ásia Pacifico 329.744 195.920 68,3%
Total com exceção da França + Europa 1.963.553 1.850.253 6,1%
Mundo 3.884.295 3.762.077 3,2%
* Vendas
** Europa = União Europeia, Islândia, Noruega & Suíça.
Total das vendas por marca
Acumulado no fechamento de dezembro
2018 2017 % variação
RENAULT
VP (Veículos de Passeio) 2.124.364 2.264.823 -6,2%
VU (Veículos Utilitários) 408.203 406.968 0,3%
VP+VU 2.532.567 2.671.791 -5,2%
RENAULT SAMSUNG MOTORS
VP 84.954 99.846 -14,9%
DACIA
VP 655 172 609 684 7,5%
VU 45 626 45 131 1,1%
VP+VU 700 798 654 815 7,0%
LADA
VP 385.069 324.739 18,6%
VU 13.213 10.879 21,5%
VP+VU 398.282 335.618 18,7%
ALPINE
VP 2.091 7 +++
JINBEI & HUASONG .
VP 13.416
VU 152.187
VP+VU 165.603
GRUPO RENAULT
VP 3.265.066 3.299.099 -1,0%
VU 619.229 462.978 33,7%
VP+VU 3.884.295 3.762.077 3,2%
15 principais mercados do Grupo Renault no fechamento de dezembro 2018
Volumes  2018* Penetração VP+VU 2018
(em unidades) (em %)
1 FRANÇA 689.788 26,20
2 RÚSSIA 497.266 27,62
3 ALEMANHA 235.609 6,33
4 CHINA 216.699 0,80
5 BRASIL 214.822 8,70
6 ITÁLIA 208.580 9,98
7 ESPANHA + CANÁRIAS 189.480 12,33
8 TURQUIA 115.842 18,66
9 ARGENTINA 114.348 14,78
10 REINO UNIDO 103.607 3,79
11 IRÃ 101.347 10,56
12 COREIA DO SUL 90.369 5,06
13 BÉLGICA + LUXEMBURGO 88.663 12,86
14 ÍNDIA 82.368 2,07
15 MARROCOS 75.418 42,52
*Dados no fechamento de dezembro 2018 (vendas), com exceção do Twizy.

 

Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade