RENAULT EXPERIENCE REVELA AS TRÊS STARTUPS VENCEDORAS DA EDIÇÃO 2018-2019

0

Ontem (29) ocorreu a escolha das três startups vencedoras do Renault Experience que serão aceleradas pelo Instituto Renault. Na edição 2018 – 2019, foram 338 projetos inscritos, de 21 estados. Ao longo de 8 meses, todos os estudantes receberam mentorias de professores e profissionais da Renault e do mercado para estruturar uma ideia, criar o projeto e validá-lo.

O Renault Experience é um projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Na edição desse ano, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas:  Negócios Sociais e Desafio Twizy.

Criado em 2008, o programa já envolveu mais de 38.000 alunos de 467 universidades em 25 estados brasileiros. Em 2016, passou por uma reformulação, quando iniciou o modelo de startups.

Confira os vencedores de cada categoria:

Categoria Desafio Twizy – Ornitwizy – Universidade Feevale/RS
Solução: sistema de mobilidade urbana baseado no modelo de car-sharing que permite a utilização por PCD’s.

Categoria Soluções de Mobilidade – Ride – UFSC/SC  
Solução: novo conceito de bicicleta elétrica, em alumínio, leve e dobrável.

Categoria Negócios Sociais – EVA – UFES/ES
Solução: plataforma de capacitação em gestão de mídias sociais para em mães jovens de baixa renda.

Sobre as categorias

1)      Soluções de mobilidade
É a categoria presente no Renault Experience desde sua primeira edição no formato de startups, buscando o desenvolvimento de produtos e serviços que melhorem a mobilidade das cidades.

2)      Desafio Twizy
A categoria tem como base a POM – sigla para Plataform Open Mind, apresentada pela marca na edição 2017 do Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas. Trata-se de uma plataforma automotiva de código aberto para o Twizy, permitindo o uso livre dos dados do compacto elétrico para o desenvolvimento de soluções de mobilidade.

3)      Negócios Sociais
A nova categoria do Renault Experience busca desenvolver empresas economicamente viáveis, que trabalhem para gerar impacto positivo na sociedade.  Dentro desse propósito, as equipes devem buscar soluções nos temas: inclusão, diversidade, segurança no trânsito e mobilidade urbana sustentável.

Sobre o Instituto Renault 
Criado há oito anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão.
No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.
No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 200 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.
No total, mais de 700 mil pessoas já foram impactadas pelas ações do Instituto Renault. Mais informações em www.institutorenault.com.br.

Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade