LDB – Edição 2019 terá 13 equipes e começará no dia 24 de julho

0

Campeonato Sub-20 que revelou grandes nomes do basquete nacional irá para sua 9ª edição; veja tabela, sistema de disputa e histórico

A nona edição do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) está chegando. Com 13 equipes na disputa, a competição nacional Sub-20 terá sua primeira etapa começando no dia 24 de julho, em duas sedes simultâneas: Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

Os clubes participantes serão: ADRM/Maringá (PR), Basquete Cearense (CE), Corinthians (SP), Coritiba Monster/Sociedade Thalia (PR), Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB (PR), Flamengo (RJ), Minas Tênis Clube (MG), Pinheiros (SP), Paulistano (SP), Praia Clube (MG), União Corinthians (RS), São José Basketball (SP) e Sesi Franca Basquete (SP).

As partidas que abrirão cada sede da primeira etapa da LDB, no dia 24 de julho, serão entre EC Pinheiros e Basquete Cearense, às 09 horas, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), e o clássico entre Paulistano/Corpore e Sesi Franca Basquete, às 14 horas, no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR).

+Tabela de jogos completa da LDB 2019

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Sistema de disputa

A fase de classificação da LDB 2019 será dividida em duas etapas e classificará os oito primeiros colocados à fase final.

Na primeira etapa, os clubes serão divididos em duas chaves: Grupo A no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR), e Grupo B no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ). Os times se enfrentarão dentro de seus grupos, todos contra todos, uma vez.

Em Curitiba (Grupo A) estarão o anfitrião Curitiba Basquetebol, Coritiba Monster, Minas Tênis Clube, Paulistano, Sesi Franca, Corinthians e Praia Clube. Enquanto isso, na sede Rio (Grupo B) estarão o dono da casa Flamengo, Maringá, Basquete Cearense, União Corinthians, Pinheiros e São José.

Já na segunda etapa, que acontecerá em São Paulo entre os dias 27 de agosto e 03 de setembro, as equipes do Grupo A enfrentarão as equipes do Grupo B, novamente em dois locais diferentes: o Ginásio Antonio Prado Jr (Paulistano) e Continental Parque Clube (Osasco). Ao término dessa etapa, os oito times de melhor campanha estarão classificados à fase final.

A fase final também será realizada em São Paulo (SP), no Ginásio Antonio Prado Jr (Paulistano), entre os dias 24 e 29 de setembro. Nela, os oito classificados serão divididos em dois grupos de quatro equipes: Grupo C com 1º, 4º, 5º e 8º colocados, e Grupo D com 2º, 3º, 6º e 7º colocados.

Os dois primeiros colocados de cada lado avançarão ao Final Four, que terá confrontos entre 1º C x 2º D e 1º D x 2º C. Os vencedores farão a grande decisão, que está marcada para 29 de setembro. Quem for campeão terá o direito e disputar a Taça Interligas de Desenvolvimento de 2020.

Já os times que terminarem em 3º e 4º de seus grupos da fase final farão a disputa de 5º a 8º (3º C x 4º D e 3º D x 4º C). Para maiores informações, acesse o Regulamento completo da LDB 2019.

Taça Interligas de Desenvolvimento

O campeão da LDB 2019 terá o direito de disputa a Taça Interligas de Desenvolvimento de 2020 contra o campeão da LDD (Liga de Desarollo), liga de desenvolvimento da Argentina.

O torneio foi criado em 2018 através de mais um ato de bom relacionamento entre a LNB (Liga Nacional de Basquete) e a Associación de Clubes (AdC) – entidade que administra a Liga Argentina –. A disputa tem como objetivo dar bagagem internacional aos jovens atletas de Brasil e Argentina.

Em 2018, o Paulistano, que foi campeão da LDB 2017, disputou a Taça Interligas de Desenvolvimento contra o Quimsa, campeão da LDD daquele ano. No Ginásio Antonio Prado Jr, o CAP venceu a decisão em jogo único, por 74 a 65, e sagrou-se campeão do torneio.

Já para a edição 2019, que acontecerá em Mar del Plata (ARG), casa do Peñarol, campeão da LDD 2018, o representante brasileiro será novamente o Paulistano, vice-campeão da LDB 2018. Isso porque o atual campeão Pinheiros, que tinha o direito de disputar, optou por não participar.

História

Criada em 2011 em parceria com o Ministério do Esporte, a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) revelou diversos nomes para o cenário nacional e internacional da modalidade ao longo de suas oito edições. Atualmente, mais de 50% dos atletas do NBB CAIXA já passaram pela LDB.

Muitos desses “frutos” da LDB possuem papeis de destaque em suas equipes e figuram até na Seleção Brasileira. Aliás, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019, o técnico Petrovic utilizou 11 atletas com passagem pela LDB: Yago, Didi, Lucas Dias, Ricardo Fischer, Lucas Mariano, Alexey, Arhtur Pecos, Jimmy, Antonio, Gui Bento.

+Veja 10 prospectos da geração que disputará a LDB 2019

Já na Festa dos Melhores do Ano do NBB CAIXA 2018/2019, por exemplo, sete dos 16 prêmios individuais foram entregues a frutos da LDB: Didi (Maior Evolução e Destaque Jovem), Lucas Dias (Pivô do Ano), Alexey (Sexto Homem), Jimmy (Defensor do Ano), Gegê (Líder em Assistências) e Léo Figueiró (Técnico do Ano), que treinou o Rio Claro na LDB 2015.

A LDB projetou até atletas de NBA: o ala/pivô Bruno Caboclo (Memphis Grizzlies), que despontou na LDB 2013 pelo Pinheiros, o pivô Cristiano Felício (Chicago Bulls), campeão da LDB 2013 e MVP da LDB 2014, e o mais recente Didi (New Orleans Pelicans), campeão da LDB 2016 pelo Sesi Franca Basquete.

Os campeões e MVP’s

2011 – Flamengo
MVP – Fred Varejinho (Flamengo)

2012 – Bauru
MVP – Andrezão (Bauru)

2013 – Flamengo
MVP – Ronald (Brasília)

2014 – Basquete Cearense
MVP – Cristiano Felício (Flamengo)

2015 – Pinheiros
MVP – Lucas Dias (Pinheiros)

2016 – Sesi Franca
MVP – João Pedro (Franca)

2017 – Paulistano
MVP – Dikembe (Paulistano)

2018 – Pinheiros
MVP – Mãozinha (Maringá)

Por: Caio Casagrande – Assessoria de Imprensa LNB

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade