Pelo oitavo ano consecutivo, Honda é patrocinadora do Rally dos Sertões

0

Além do time oficial na defesa do título das motos, marca terá a Expedição Sertões Africa Twin entre as ações durante o evento

Uma das principais competições off-road do mundo, o Rally do Sertões terá pelo oitavo ano consecutivo o patrocínio da Honda. A marca é a maior fabricante de motos do mundo e estará fortemente presente na 27ª edição do evento, de 24 de agosto a 1º de setembro, com largada inédita em Campo Grande (MS) e chegada em Aquiraz (CE).

Ao todo, a prova contará com 4.744 quilômetros, sendo 2.832 de especiais (trechos cronometrados), divididas em oito etapas – uma a mais que no ano passado. O roteiro passará por seis estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Piauí e Ceará. O percurso inclui trajetos longos, com muitos obstáculos, passagem pelo Jalapão e alto nível técnico.

Honda Racing
Desde 2007, a equipe Honda Racing acumula oito títulos na classificação geral das motos, com cinco diferentes pilotos, sendo líder absoluta nos últimos quatro anos. O atual campeão é Tunico Maciel, mineiro de 25 anos, que encara seu quinto Sertões em 2019, na categoria Production Aberta.

Quem também quer voltar ao topo do pódio da competição é o gaúcho Gregorio Caselani, vencedor da edição de 2016 e que disputa a classe Super Production. Porém, ambos terão pela frente um grande adversário e também companheiro de equipe na Super Production, Jean Azevedo, paulista de 45 anos que tem no currículo nada menos do que sete títulos da prova. Os três pilotos utilizarão a motocicleta Honda CRF 450RX.

Além desses três grandes competidores, a Honda Racing tem no time Bissinho Zavatti, tetracampeão da categoria Brasil, destinada exclusivamente às motos de fabricação nacional. Nos últimos quatro anos, ele utilizou a Honda CRF 230F, conquistando em 2017 a quarta colocação na classificação geral, diante das motos importadas. Para 2019, o desafio é encarar o Sertões com a nova motocicleta nacional da Honda: a CRF 250F. O comando de todo o time está nas mãos do experiente chefe de equipe Dário Júlio.

Expedição Sertões Africa Twin
Pelo segundo ano, clientes da Honda poderão se aventurar pela Expedição Sertões com a CRF 1000L Africa Twin. Serão 15 participantes, conduzidos por dois monitores, três carros de apoio, mecânico, médico socorrista e fotógrafo. O passeio terá cerca de 4.700 quilômetros pelas regiões por onde o rally passará.

Mais ações Honda
Exposição de produtos e ações com a rede de concessionários, jornalistas e influenciadores especializados também estão no cronograma da Honda durante os dias de Rally dos Sertões. No sábado (24), a partir das 18h, na Arena Sertões, na Praça do Papa, o público poderá assistir a um show de motocross freestyle com Fred Kyrillos, piloto apoiado pela marca.

“O Rally dos Sertões é um dos eventos off-road mais oportunos para ativarmos diferentes frentes de ações. Da parte de competições, estamos focados na busca de mais títulos. Como o evento passará por seis estados, vamos acionar nossa rede de concessionários dessas regiões e aproveitar a passagem do rally. Além disso, participar de uma expedição inspirada no Sertões com a Honda CRF 1000L Africa Twin será uma experiência única aos clientes que vão embarcar nessa aventura”, Marcos Paulo Monteiro, Gerente Geral de Competições da empresa.

A equipe Honda Racing de Rally Cross Country é patrocinada por ASW, Michelin, DID, Seguros Honda e Óleo Genuíno Honda.

Confira a programação e o roteiro completo do Rally dos Sertões 2019*:

21/8 – Quarta-feira – Campo Grande
10h – Abertura da área de box
Local: Feira Central de Campo Grande – Rua 14 de julho, 3.351 – Centro

22/8 – Quinta-feira – Campo Grande (MS)
10h às 18h – Secretaria de prova e vistoria administrativa
13h às 18h – Vistoria técnica
Local: Feira Central de Campo Grande – Rua 14 de julho, 3.351 – Centro

23/8 – Sexta-feira – Campo Grande (MS)
9h – Abertura da Vila Sertões ao público
10h às 14h – Vistoria técnica
Local: Feira Central de Campo Grande – Rua 14 de julho, 3.351 – Centro

12h – Coletiva de imprensa
Local: Novotel – Av. Mato Grosso, 5.555 – Carandá Bosque

13h – Carreata oficial

16h às 17h – Briefing motos, quadriciclos e UTVs
19h às 20h – Briefing equipes de apoio
Local: Feira Central de Campo Grande – Rua 14 de julho, 3.351 – Centro

24/8 – Sábado – Campo Grande (MS)
7h – Abertura da Arena Sertões – Local: Praça do Papa – Av. Alfredo Scaff, s/n
8h às 12h – Prólogo (tomada de tempo)
18h às 18h30 – Show de motocross freestyle com Fred Kyrillos, piloto Honda
18h30 às 20h30 – Super Prime – oito mais rápidos em formato mata-mata
20h30às 21h – Cerimônia de abertura
21h às 22h30 – Show de encerramento

25/8 – Domingo
1ª etapa – Campo Grande (MS) a Costa Rica (MS)
Deslocamento inicial – 20 km
Especial (Cronometrado) – 415 km
Deslocamento final – 52 km
Total do dia – 487 km

A primeira especial, considerada bem completa, terá piso que os competidores conseguirão desenvolver velocidade média alta. A prova começará seguindo um trilho de trem, trecho bem estreito, que exigirá atenção para não escorregar. Será um dia com nível técnico razoável, piso mais arenoso, mas bom para acelerar.

26/8 – Segunda-feira
2ª etapa – Costa Rica (MS) a Barra do Garças (MT)
Deslocamento inicial – 95 km
Especial (Cronometrado) – 530 km
Deslocamento final – 14 km
Total do dia – 639 km

No segundo dia, a caravana do Sertões entra no estado do Mato Grosso, com uma especial bastante longa, com trechos de serra, areia, cascalho, travessia de rios e retas, nas quais será possível alcançar uma velocidade de 180 km/h. Lombas de curva de nível caracterizarão bem os 200 primeiros quilômetros da etapa. Daí para frente o ritmo de prova mudará e terá zonas de radar nas áreas de pontes.

27/8 – Terça-feira
3ª etapa – Barra do Garças (MT) a São Miguel do Araguaia (GO)
Deslocamento inicial – 107 km
Especial (Cronometrado) – 420 km
Deslocamento final – 200 km
Total do dia – 727 km

A especial começará rápida e terá como marca principal as depressões de poças secas (DEPS), obstáculos durante a pilotagem. O trajeto, que tem como destino final o Estado de Goiás, incluirá algumas pontes, com vão central, que exigirão cuidados nas passagens e atenção na navegação. Grandes retas também estarão no caminho nesse terceiro dia de competição.

28/8 – Quarta-feira
4ª etapa – São Miguel do Araguaia (GO) a Porto Nacional (TO)
Deslocamento inicial – 70 km
Especial (Cronometrado) – 277 km
Deslocamento final – 224 km
Total do dia – 571 km

O quarto dia entrará no Tocantins e será de preparação para a etapa Maratona, na qual os competidores não poderão ter ajuda da equipe na manutenção dos veículos. Será uma especial do início ao fim bem prazerosa, com cascalho, piçarras, gostosa de acelerar e bem técnica. O percurso incluirá estradas de fazendas, algumas mais estreitas, mas sem grandes dificuldades.

29/8 – Quinta-feira
5ª etapa – Porto Nacional (TO) a São Félix do Tocantins (TO) – Maratona
Deslocamento inicial – 135 km
Especial (Cronometrado) – 300 km
Deslocamento final – 0 km
Total do dia – 435 km

A primeira parte da etapa Maratona será com um visual bem bonito do Jalapão, região marcante na história do Sertões. Porém, o desafio estará no piso de muita “quebradeira”, com erosões e pedras, mais abrasivo do que nos dias anteriores. Haverá passagens em rios, grandes retas com areia pesada e terra batida. A atenção deverá estar na mudança de cores no piso e também na hidratação.

30/8 – Sexta-feira
6ª etapa – São Félix do Tocantins (TO) a Bom Jesus (PI) – Maratona
Deslocamento inicial – 0 km
Especial (Cronometrado) – 540 km
Deslocamento final – 2 km
Total do dia – 542 km

O dia da última parte da etapa Maratona ficará marcado pela maior especial da história do Rally dos Sertões, em 27 anos. Será o trecho mais importante da edição, com muita areia, grandes retas, poucas sombras, descidas de serras, bem árido, com todos os tipos de pisos. Destaque para a paisagem durante a passagem pelos cânions de Bom Jesus, no Piauí.

31/8 – Sábado
7ª etapa – Bom Jesus (PI) a Crateús (CE)

Deslocamento inicial – 2 km
Especial (Cronometrado) – 320 km
Deslocamento final – 617 km
Total do dia – 938 km

Depois de seis dias muito intensos nas especiais, o Sertões 2019 começará a diminuir forte o ritmo nos trechos cronometrados. Porém, será a etapa mais longa da edição em quilometragem, com um deslocamento final de 617 km – um desafio extra para todos os pilotos, que terão que controlar o sono e o cansaço antes da chegada no penúltimo destino, em Crateús (CE).

1/9 – Domingo
8ª etapa – Crateús (CE) – Aquiraz (CE)
Deslocamento inicial – 372 km
Especial (Cronometrado) – 30 km
Deslocamento final – 3 km
Total do dia – 405 km

O dia iniciará com um deslocamento direto para a especial de 30 km nas dunas de Aquiraz (CE). Será um circuito de 10 km, com três voltas nas areias, uma dinâmica bem diferente das demais especiais. A largada será em linha e a chegada, no Beach Park, famoso parque aquático da região.

Total de especiais – 2.832 km
Total da prova – 4.744 km

*As informações são fornecidas pela organização do evento e estão sujeitas a alterações após a conferência final do roteiro.


Por: Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade