Instituto Ayrton Senna comemora 40 anos da criação do capacete mais icônico da F1

0

Piloto tricampeão mundial de Fórmula 1 utilizou a pintura icônica pela primeira vez no Mundial de Kart de 1979, quando conquistou o vice-campeonato em Estoril

A estreia oficial do capacete icônico de Ayrton Senna completa 40 anos nesta segunda-feira (23). Em 23 de setembro de 1979, o piloto tricampeão de Fórmula 1 disputou o Mundial de Kart pela primeira vez e se sagrou vice-campeão no Kartódromo do Estoril, em Portugal.

O design foi feito por Sid Mosca, que era responsável por pinturas de grandes pilotos da Fórmula 1. Para o Mundial de Kart de 1979, a delegação de cada país tinha que ter uma pintura única, conforme o regulamento, portanto todos os competidores brasileiros usaram o mesmo layout.

Logo que voltou ao Brasil, Ayrton conversou com Sid e pediu ficar com a pintura, fazendo daquele layout sua marca própria, que ficaria eternizada pelo próprio Senna nas competições de kart, Fórmula Ford, F3 e na F1.

“É muito especial poder comemorar 40 anos da criação dessa pintura, que é a mais icônica da F1 e de todo o automobilismo graças ao Ayrton”, diz Alan Mosca, filho de Sid, e que atualmente é responsável pela Sid Special Paint.

Alan lembrou de como foi a ideia inicial de seu pai para a pintura do capacete em 1979. “Na época cada país tinha que ter uma pintura e nós tivemos poucos dias para pintar o capacete da equipe brasileira. Foi uma criação repentina, mas que depois se tornou histórica com tantas vitórias e conquistas do Senna. Meu pai (Sid Mosca) teve essa ideia fantástica de fazer as faixas verde e azul saindo do olhar do piloto e vários pilotos até hoje nos procuram querendo fazer layouts inspirados nesse capacete do Ayrton”, completou Alan.

O capacete de Ayrton Senna é um dos produtos de licenciamento mais antigos e parte dos royalites são revertidos para o Instituto Ayrton Senna.

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há quase 25 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação. Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia. Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 15 Estados e mais de 450 municípios, apoiamos a formação de cerca de 60 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,5 milhão de alunos anualmente. www.institutoayrtonsenna.org.br.

Por: RF1 Serviços Jornalísticos

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade