Campeão da Libertadores pelo Grêmio, André Zanotta avalia seu primeiro ano na MLS

0

Com o fim da participação do FC Dallas na temporada 2019 da Major League Soccer – MLS, André Zanotta fez um balanço de como foi sua estada inicial nos Estados Unidos. O FC Dallas chegou até as quartas de final da Conferência Oeste e agora volta a atenção para o planejamento de 2020. O ex-executivo de futebol do Grêmio, campeão da Libertadores em 2017, falou sobre a experiência de trabalhar no mercado estrangeiro e avaliou o primeiro ano

“Sem dúvidas foi muito positivo. Cumprimos com os objetivos estabelecidos no início do ano e, pessoalmente, foi uma temporada de enorme aprendizado. Poder aprender e conviver com a forma do americano em lidar com o esporte tem sido muito enriquecedor para mim. Além disso, estou podendo aprimorar e me desenvolver em muitos aspectos, para cada vez estar mais preparado para os desafios da minha profissão”, afirmou o ex-gremista.

Diferentemente do Campeonato Brasileiro e das principais ligas de futebol do Mundo, a MLS ainda adota o sistema de playoffs (“mata-mata”). Os times das conferências Leste e Oeste se enfrentam em jogos únicos, na casa da equipe que somou mais pontos na fase de classificação. O FC Dallas enfrentou o Seattle Sounders nas quartas de final da Conferência Oeste e perdeu por 4×3, sendo que o gol da vitória adversária ocorreu no final do segundo tempo da prorrogação.

“Foi uma partida emocionante. Perdíamos de 2×0 e fomos buscar o resultado duas vezes. Temos a equipe com a menor média de idade da Liga e nos orgulha ver como esse time competiu contra as grandes forças aqui do país. Estou convicto que no próximo ano estaremos ainda mais fortes”, disse Zanotta.

O profissional também é responsável pela gestão da equipe B do FC Dallas, que leva o nome de North Texas SC. O clube dirigido por ele sagrou-se campeão da USL League One, uma espécie de segunda divisão local.

“Foi um feito inédito na história local. Em seu primeiro ano de vida já conquistamos esse título importante. Muitos dos atletas que fazem parte do grupo do North Texas, em breve estarão vestindo a camisa do FC Dallas”, ressaltou o brasileiro.

Agora, o diretor está com sua atenção totalmente voltada para 2020. O planejamento já iniciou e o clube quer se reforçar para tentar o primeiro título na MLS. Para isso, Zanotta fará uma viagem para a Europa no próximo mês. Além da busca por atletas, ele passará um período visitando o Bayern de Munique, com quem o FC Dallas tem uma parceria.

“Temos um relacionamento muito próximo com o Bayern. A convite deles vou para a Alemanha no início do próximo mês para verificar como é o trabalho lá em diversas áreas, como scouting, análise de desempenho, médica, metodologia de treinamento, enfim, pretendo absorver ao máximo as informações que eu receber para poder aplicar à realidade aqui do Dallas”, finalizou.

Apesar do Dallas não estar mais na disputa, a MLS ainda não terminou. Essa semana as equipes que disputarão a grande final, que ocorrerá no dia 10 de novembro, foram definidas: Seattle Sounders x Toronto. Já a temporada de 2020 terá início em fevereiro e contará com duas novas equipes, Nashville SC e Inter Miami.

Por: Diego Carvalho

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade