BRVT: Desclassificação de William Cancelier leva Adroaldo Weisheimer ao primeiro título brasileiro

0

Na vistoria técnica foi encontrada irregularidade no motor do carro #765. Com a desclassificação, o também baiano Adroaldo Weisheimer conquista o seu primeiro título no Brasileiro de Velocidade na Terra na categoria Autocross.

O título do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra 2019 na categoria Autocross tem um novo dono. Com a desclassificação do baiano William Cancelier, após os comissários técnicos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) encontrarem uma irregularidade na montagem do motor do carro #765 na noite do dia 3 de novembro, o título passou para o segundo colocado do ranking, o também baiano Adroaldo Weisheimer. Cancelier manifestou o interesse em recorrer da decisão no Tribunal Desportivo e as peças irregulares foram recolhidas, mas esgotado o prazo para recurso o título vai para Weisheimer. Após a decisão dos comissários técnicos, a classificação final da temporada 2019 do BRVT ficou com Adroaldo em primeiro, Celsinho Mello em segundo, Vanderlei Reck em terceiro, Gilliard Scheffer em quarto e Valdir Jacobowski em quinto. Cancelier ficou com a sétima colocação. A etapa final do BRVT foi disputada no Autódromo Bom Futuro, em Cuiabá (MT), nos dias 1 e 2 de novembro.

O novo campeão brasileiro lamenta a desclassificação de Cancelier, mas também exalta o trabalho feito pela equipe ao longo do ano. “É um sentimento muito bom ser campeão em 2019, teve uma dedicação muito grande da equipe e de todos que estão envolvidos neste projeto. Tem o desenvolvimento na parte física, tem o investimento feito no carro e colocamos na cabeça que esse seria um ano para disputar o título. Infelizmente teve esse problema com o William (Cancelier), que também é um cara merecedor do título, mas ao mesmo tempo a gente fica feliz porque é a coroação do nosso trabalho. Disputar o título com ícones do esporte como Celsinho Mello e Vanderlei Reck é muito gratificante”, comemora Weisheimer. “Agora é pensar no ano que vem para brigar pelo título novamente, vamos tentar vir mais forte ainda e ajudar a elevar o nível da categoria. Está muito bacana ver o nível dos eventos, a família podendo acompanhar, a transmissão no YouTube. Isso tudo é um marco para o Velocidade na Terra”, completou.

As vistorias técnicas aconteceram após o término dos 300 Km de Cuiabá no domingo. Três carros foram vistoriados: o número #33 de Adroaldo Weisheimer, por ter vencido a sétima prova da temporada, #496 de Athus Biruel por ter vencido a oitava prova e o #765 por ter vencido a temporada. O carro #33 não teve problemas constatados pelos comissários, enquanto os dois outros tiveram irregularidades. No carro do então campeão foi constatado uma divergência na montagem do motor e no carro de Athus Biruel foi constatada uma irregularidade no sistema de lubrificação do motor.

“A desclassificação foi feita em cima dos pistões do motor. Eu comprei um jogo de pistões e o fabricante enviou dois pistões com o indicativo de qual lado deveria ir na parte interna e esses dois estavam certos. Os outros dois pistões que não estavam marcados, acabaram sendo montados ao contrário”, disse William Cancelier.

300Km de Cuiabá
A tarde do domingo (3 de novembro) começou com a tradicional disputa dos 300Km de Cuiabá, uma prova de Endurance para o Autocross que reuniu mais de 20 carros no grid. A prova ficou marcada pela volta de grandes nomes do Velocidade na Terra, entre eles o campeão brasileiro Vanderlei Reck Júnior e a lenda do automobilismo Dito Gianetti.

Athus Biruel, correndo sozinho, venceu a prova, mas acabou sendo desclassificado na vistoria técnica. Com isso, a vitória ficou com a dupla Valdir Jacobowski/William Cancelier com Fernando Scheffer/Raijan Mascarello em segundo, Marlon Fedrizzi/Kauã Cereda em terceiro, Lucas Locatelli em quarto e Wellington Antunes/Vinícius Henrique completando o top 5.

A quarta, e última, etapa do BRVT 2019 teve realização da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação de Automobilismo do Estado do Mato Grosso (FAEMT) e Autódromo Bom Futuro. O certame conta com patrocínio máster da UPL e da Firestone como patrocinador platinum.

Pontuação final do campeonato de Autocross (top 5):
1. #33 Adroaldo Weisheimer, 231 pontos
2. #482 Celsinho Mello, 223
3. #25 Vanderlei Reck, 216
4. #599 Gilliard Scheffer, 181
5. #509 Valdir Jacobowski, 171

Resultado dos 300 Km de Cuiabá (top 5):
1. #509 Valdir Jacobowski/William Cancelier, 100 voltas em 2h25min07s761
2. #538 Fernando Scheffer/Raijan Mascarello, a 1 volta
3. #78 Marlon Fedrizzi/Kauã Cereda, a 2 voltas
4. #181 Lucas Locatelli, a 3 voltas
5. #9 Wellington Antunes/Vinícius Henrique, a 3 voltas

Etapas do BRVT 2019:
1ª etapa – Dias 26, 27 e 28 de abril – Autocross – Cuiabá (MT)
2ª etapa – Dias 14, 15 e 16 de junho – Autocross, Kartcross e Turismo VNT – Cordeirópolis (SP)
3ª etapa – Dias 2, 3 e 4 de agosto – Autocross e Kartcross – L.E.M. (BA)
4ª etapa – Dias 1, 2 e 3 de novembro – Autocross – Cuiabá (MT) 

Siga o BRVT nas redes sociais:
Instagram: @br_vt
Facebook: http://facebook.com/brvelocidadenaterra
YouTube: http://youtube.com/brvtonline 

Por: CS Press & Content

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade