South American Rally Race: No último dia, vitória de Luppi/Justo e Piano/Mendes fecham em 3º

0

Brasileiros foram guerreiros e completaram as sete etapas do rali, cujo roteiro já foi percorrido pelo Rally Dakar. No acumulado, Luppi/Justo encerraram o rali na Argentina em 6º e Piano/Mendes em 11º na categoria UTVs

A 1ª edição do South American Rally Race (SARR2020) terminou nesta sexta-feira, em Santa Maria/Catamarca, após passar por mais duas províncias, San Juan e La Rioja, na Argentina. A 7ª etapa foi a mais curta de todos os dias, cerca de 90 km, dividida em duas Especiais (trecho cronometrado) mas nem por isso menos exigente, contou com passagens por rios com pedras, trechos sinuosos, trial, piso arenoso e muitas erosões, mas as duplas da Território Motorsport se deram melhor e fecharam o último dia entre os três mais rápidas nos UTVs. Rodrigo Luppi/Maykel Justo #207 venceram ao completar em 1h49m07s e Edu Piano/Solon Mendes #204 andaram em ritmo forte e concluíram em 3º, com 1h50m53s.

As duplas da equipe completaram as sete etapas de um roteiro desafiante do início ao fim (7 a 14/2, sendo um dia de descanso), no qual não deu moleza aos competidores com piso diversificado, mas predominantemente com muitas dunas, travessias de rios secos e com água e pedras, que exigiram demais da pilotagem, navegação e dos equipamentos. No resultado acumulado dos sete dias, Luppi/Justo cruzaram a rampa de chegada em 6º nos UTVs, enquanto Piano/Mendes, em 11º  UTVs. Vale destacar que os brasileiros abriram o rali arrepiando nos resultados, a dupla Luppi/Justo venceu no 1º e 2º dias quando cravou o melhor tempo na geral de todos as categorias, no total venceram três das sete etapas nos UTVs. Foram os únicos representantes do Brasil na categoria UTVs. A prova teve um roteiro de mais de 2.500 km e reuniu competidores de 11 países nas categoria motos, quadris, UTVs e carros e passou pelas regiões por onde o Rally Dakar percorreu, quando era realizado na América do Sul.

Declarações dos competidores sobre o South American Rally Race:

Rodrigo Luppi (piloto de Vinhedo/SP) – “Vencemos mais uma nos UTVs e passamos todo mundo neste último dia que foi muito legal também. Encerramos com saldo positivo por toda a bagagem adquirida na minha primeira prova internacional e o entrosamento com o Maykel foi excelente e sua navegação perfeita. Não fossem os perrengues da 3ª etapa o resultado poderia ser outro, mas foi maravilhosa essa experiência e estou saindo daqui feliz da vida pelo aprendizado como piloto e como pessoa também.  Todos que amam rali deveriam conhecer essa prova, gostamos tanto vamos voltar no ano que vem. Os organizadores estão de parabéns.”

Maykel Justo (navegador de Taubaté/SP, único da equipe com nove edições do Dakar, sete na América do Sul e duas na África) – “Tivemos excelentes resultados. Foram dias extremamente difíceis e complicados para a navegação. Especiais completas e complexas que exigiram demais dos pilotos e navegadores. Com a experiência que tive do Dakar e por já ter passado por essas regiões, já esperava que seria muita dura, mas essa prova se superou! Rodrigo é um excelente piloto, dá confiança ao navegador e acho que contribui com minha experiência para que pudesse dosar seu ímpeto de acelerar em lugares perigosos, somente quando tivesse um campo de visão bem amplo e ir para cima quando necessário. Uma satisfação enorme ter participado dessa prova.”

Edu Piano (piloto de Tatuí/SP): “Pena que acabou poderia ter mais uns três dias, que rali sensacional! Foi impressionante, todos os dias foram muito duros, um dia superava o outro e isso foi muito legal para pilotagem, terminava os dias com os braços moídos mas feliz. Provas bem diferente das que estamos acostumados a andar no Brasil, inclusive em termos de regulamento, por isso vivemos para aprender e estamos saindo com missão cumprida. Tivemos alguns problemas, mas os UTVs se comportaram perfeitamente ao percurso. Uma das diferenças é a leitura de piso e os argentinos levaram vantagem por conhecerem a região e, agora, para o ano que vem estaremos mais preparados.”

Solon Mendes (navegador de Fortaleza/CE) –  “Foi um rali fantástico, um aprendizado enorme e uma experiência nova para mim que tenho 35 anos de off-road. Nos superávamos dia após dia. Maykel me deu boas dicas de navegação também. Não foi o resultado esperado porque afinal somos competitivos, mas valeu muito a pena ter tido a oportunidade de disputar essa prova e, se Deus permitir, quero estar aqui no próximo ano. Parabenizo os organizadores e principalmente a todos da nossa equipe Território Motorsport que se dedicaram a aprontar os carros para nós e ralaram duro nestes dias aqui na  Argentina.”

Equipe multicampeã– Com 21 anos, a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Can-Am Maverick X3) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. Já Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Campeonato Sertões Series, na UTV Pró.

A equipe Território Motorsport conta com o apoio da Petróleo Minuano, Cerâmica Strufaldi, Top Line Cabine, SFI CHIPS e Garret. Mais informações:
Site: www.territoriomotorsport.com.br
Facebook: @territoriomotorsport4x4
Instagram: @territoriomotorsport
Twitter @territorio4x4

Resultados 1º South American Rally Race (7 a 14/2 – Argentina)

Etapa 7 – Categoria UTVs  T3.1 (cinco primeiros)
1)Rodrigo Luppi/Maykel Justo (Brasil) – 1h49m07s

2) Marcos Mizzau/Anuar Osman (Argentina) – 1h49m56s
3)Edu Piano/Solon Mendes (Brasil)– 1h50m53s
4) Nicolas Gogg (Argentina) – 1h53m26s
5) Marcelo Rojas/ Matias Rojas (Chile) – 1h55m24s

Acumulado (após sete etapas) – 14/2
Categoria UTV – 11 primeiros

1) Del Zotto/Dell Zoto (Argentina)- 26h03m02s
2) Ferioli/Rinaldi (Argentina) – 26h05m15s
3) Echegaray/ Sisterna (Argentina) – 26h39m25s
4) Semino/Oltra (Argentina) – 27h04m20s
5) Santos/Ezequiel (Paraguai) – 27h40m52s
6) Rodrigo Luppi/Maykel Justo (Brasil) – 28h34m45s
7) Marcos Mizzau/Anuar Osman (Argentina) -29h07m30s
8) Marcelo Rojas/Matias Rojas (Chile) -29h50m22s
9) Zingoni/Acosta (Argentina) – 29h50m43s
10) Virro/Jacomy (Argentina) – 29h57m40s
11) Edu Piano/Solon Mendes (Brasil) – 30h45m09s

Por: Assessoria de Imprensa – Equipe Território Motorsport – MSuzuki Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade