F.Inter expõe MG15 em etapa da F1 in Schools Brazil

0

De 6 a 8 de março aconteceu na Bienal do Parque do Ibirapuera a Etapa SESI da F1 in Schools Brazil – válida pela Temporada 2019/2020 – junto ao Festival SESI de Robótica.

Pelo segundo ano consecutivo a Fórmula Inter foi convidada pela organização do evento a expor um de seus MG15 para que os jovens competidores tivessem a oportunidade de ver de perto e em tamanho real um verdadeiro carro de corridas, um Fórmula, dotado de apêndices aerodinâmicos mais toda a engenharia e técnica envolvidas em sua concepção desde o projeto, que é totalmente nacional e assinado pela própria categoria.

Os presentes ao evento, tanto competidores quanto os visitantes, puderam admirar o MG15 que ficou exposto pelos três dias no piso térreo da Bienal. No domingo a grande surpresa oferecida pela F.Inter foi a possibilidade de, mais do que ver de perto, entrar no cockpit do bólido e posar para fotos acompanhados dos pilotos Cláudio Taborda (já confirmado para a temporada 2020 da categoria) e Matheus Nisti (ainda em busca de patrocínio para poder confirmar sua presença no grid).

“Poder participar de um evento como esse e ter contato direto com o público é uma das experiências mais inspiradoras que um piloto pode ter”, afirmou Cláudio Taborda. “É extremamente gratificante esse tête-à-tête com as pessoas que se dispõem a aguardar numa fila para poder tirar uma foto com a gente e conhecer de perto o carro”, disse Matheus Nisti.

Falando em fila, essa se formou às 13h00 e a previsão inicial era de que se encerrasse às 17h00, mas devido à procura e insistência do público o período foi estendido por mais uma hora além do previsto.

Na competição dos pequenos bólidos inspirados nas linhas aerodinâmicas dos F1, os campeões da etapa especial SESI, englobando participantes de 33 SESIs classificados previamente de todo o país, foram os três integrantes da Escuderia Spark F1 de Santa Catarina, composta por Pedro Lage (17 anos, de Criciúma) – Team Líder, Thalyta Andrade (18 anos, de Tijucas) – Diretora de Projetos e Pesquisas e Kévin Ghisi (17 anos, de Criciúma) – Engenheiro Chefe.

A próxima etapa nacional da F1 in Schools Brazil na atual temporada, que será a grande final nacional envolvendo escolas públicas, particulares e SESIs, acontecerá no mês de abril, também em São Paulo, mas ainda aguarda-se a confirmação da data e local pela organização do evento.

Sobre a F1 in Schools e a F1 in Schools Brazil

Esse é o quinto ano em que o programa chancelado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) é realizado em nosso território, tendo iniciado por aqui em 2014 e depois retomado em 2017, com sequência em 2018, 2019 e 2020, mas já existindo internacionalmente há dezessete anos com participação de 48 nações

Para tomar parte no programa e classificar escolas para as disputas há regras rígidas de capacitação, as instituições interessadas devem se enquadrar em uma das possibilidades disponibilizadas, sendo Escola Pública, Escola Particular ou SESI, e ao serem aprovadas recebem treinamento em cinco disciplinas que devem ser assimiladas pelos gestores do programa por instituição que, capacitados, deverão aplicá-las para os integrantes dos times participantes que podem conter de três a seis alunos com idades entre 9 e 19 anos (cursando o ensino fundamental 2 e ensino médio).

As disciplinas a serem desenvolvidas são:

  • Gestão de Projetos;
  • Marketing/Comunicação;
  • Empreendedorismo Socioambiental;
  • Design e Modelagem;
  • Engenharia na Prática.

As seletivas são realizadas com trabalhos sérios e desenvolvimento de projetos individuais para cada equipe participante, sendo avaliadas também por disciplina, que culminam na produção de um bólido de pequenas dimensões desenvolvido e trabalhado para percorrer uma pista de 20 metros de comprimento no menor tempo possível e tendo a propulsão a partir de cápsulas de CO². Os melhores classificados conquistam vagas para as próximas etapas do programa visando à grande final nacional e à conquista da tão sonhada vaga para participar da grande final mundial, que em 2020 acontecerá em Singapura no mês de setembro (se o Covid-19 permitir…).

O Brasil iniciou no programa com apenas 4 equipes em 2017, mas em 2020 reuniu 130 times e projeta a participação de 160 times em 2021!

A melhor colocação brasileira registrada até o momento foi um 5º lugar geral na Final Mundial da Temporada 2018/2019, conquistada pelo Team Brazilian Six, tricampeões Brasileiros.

O objetivo principal do programa F1 in Schools é ajudar a mudar as percepções de jovens sobre ciência, tecnologia, engenharia e matemática, criando um ambiente de aprendizado divertido e emocionante para permitir o desenvolvimento de uma visão informada sobre as carreiras em engenharia, ciência, marketing e tecnologia através do apelo magnético da F1, a categoria de automobilismo mais difundida no planeta, realizada com os carros protótipos de competição dos mais avançados tecnologicamente.

F1 in Schools e F1 in Schools Brazil contribuem para a fomentação do esporte que tanto amamos e abre possibilidades para que novos admiradores rompam as barreiras para tomar parte no automobilismo que não só por meio da carreira de piloto.

Por:  Ronaldo Arrighi – ronaldo@formulainter.com.br

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade