João Menezes vence o principal favorito e está nas oitavas de Istambul

0

Nesta terça-feira (19), mineiro marcou 2 sets a 0 no colombiano Galan, cabeça de chave 1 na Turquia. Agora busca a vaga nas quartas de final diante do turco Ergi Kirkin, nesta quarta-feira (20), por volta das 8h (horário de Brasília)

Com uma vitória sobre o principal favorito no Challenger de Istambul, o mineiro João Menezes avançou para as oitavas de final do torneio, que está sendo disputado em quadras duras e cobertas, na Turquia. Na estreia na chave principal, nesta terça-feira (19), marcou 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-5) e 6/3, em 1h23min, diante do colombiano Daniel Elahi Galan, cabeça de chave 1 e número 115 do ranking mundial. Com os pontos que acumulou até agora, Menezes – número 3 do Brasil – deve subir sete posições, passando de 193 para 186 do mundo.

Na segunda rodada, nesta quarta-feira (20), Menezes enfrentará o turco Ergi Kirkin, 21 anos, número 449 do ranking, que recebeu wild card e derrotou o italiano Paolo Lorenzi (146), por 6/4 e 6/2. Será o primeiro confronto entre os dois, em jogo por volta das 8h (horário de Brasília), valendo vaga nas quartas de final. 

“Foi meu melhor jogo há tempos. Posso dizer que desde 2019 eu não fazia uma partida tão boa, desse nível. Joguei muito firme, saquei muito bem. Consegui me impor nas horas que foi preciso. Fui agressivo e, ao mesmo tempo, muito sólido. O Galan está jogando super bem. E ele gosta de apressar muito o jogo, principalmente nestas condições aqui. Então, a minha qualidade de bola teve de ser muito grande”, comemorou Menezes, 24 anos, que veio do qualifying, vencendo a terceira seguida na Turquia. 

“E ainda superei bem as adversidades. No tie-break com 6 a 3, dois saques, ele deu duas devoluções em que a bola bateu na fita e passou. Mesmo assim ainda consegui ficar firme e fechar o set no ponto seguinte. Muito importante ganhar três em sequência. Agora é buscar mais, com a sensação de que estou jogando bem e pronto para fazer mais um grande jogo”, completou. 

Garantindo a vaga nas oitavas – Um jogo em que Menezes garantiu uma importante vitória, jogando muito bem. O primeiro set seguiu sem quebras até o oitavo game, quando Galan conseguiu o break e abriu 5/3, sacando para fechar a série. Mas, Menezes reagiu e devolveu a quebra, 5/4, confirmando seu serviço para empatar na sequência. Nova igualdade, 6/6, e a definição foi para o tie-break. O mineiro saiu de 3-1 para virar, marcando cinco pontos seguidos, 6-3. Galan ainda tentou reagir, 6-5, mas Menezes manteve a concentração e fechou em 7-5. Com a vitória no set inicial, entrou com muita confiança no segundo, quebrou no sexto game para fazer 4/2 e manteve a vantagem, vencendo por 6/3 e garantindo um lugar nas oitavas. 

Desde 2018 Menezes disputa torneios do circuito Challenger, tendo conquistado seu primeiro título em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória. Este ano, antes da Turquia, abrindo a temporada 2021, jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. 

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 26ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão, no mês de maio. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 – oitavas de final – e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

Mais informações:
Fanpage:  
https://www.facebook.com/JoaoMenezesOficial/Instagram: www.instagram.com/joaomenezes12
Marketing/Comercial: Sérgio Oprea – +55 61 98118-9876 –sergio.oprea@terra.com.br – www.zenithmarketing.com.br

Por: ZDL

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade