Triatletas mirins de Aquiraz conquistam primeiras vitórias

0

Com treinos lúdicos e ambiente seguro, Escolinha de Triathlon Formando Campeões desenvolve habilidades de crianças e adolescentes

O triathlon vem transformando a vida de crianças e adolescentes de Aquiraz, no Ceará. Em quatro meses, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões proporcionou aos alunos desenvolvimento físico, novas habilidades motoras, responsabilidade e disciplina. E, em sua primeira experiência em competição, a criançada ainda mostrou talento, com direito a pódio.

O objetivo do projeto, referência no desenvolvimento das categorias de base, é formar cidadãos de sucesso por meio do esporte. Assim, oferece a alunos entre 8 e 16 anos do ensino público a chance de praticar uma modalidade olímpica com estrutura profissional, de forma gratuita.

Em Aquiraz, as atividades começaram em novembro, beneficiando 50 crianças e adolescentes. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira dentro da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, obedecendo a todas as normas de saúde impostas pela pandemia de coronavírus, com distanciamento social, medição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel.

“Os treinos desenvolvem as habilidades das crianças com exercícios lúdicos. É sempre uma grande brincadeira. E conseguimos uma grande evolução. A grande maioria não sabia nadar, e hoje nada até no mar. O condicionamento físico melhorou muito, estão todos mais resistentes”, celebra o professor Bruno Vieira dos Santos. “Os alunos estão muito motivados, gostam das atividades e têm um ambiente seguro para praticar, com uma piscina semi-olímpica.”

Os primeiros pódios

A participação em competições também traz importantes ensinamentos aos triatletas mirins, como a resiliência, o trabalho em equipe e a força de superação. E, em sua primeira experiência, os alunos do núcleo de Aquiraz da Escolinha mostraram que aprenderam bem essas lições.

Em dezembro do ano passado, o grupo teve duas medalhas de ouro no Campeonato Cearense de Duathlon Aquático. Maria Clara Guimarães e Silva e Guilherme Bento foram os primeiros na categoria 14 anos. “Isso motiva os outros alunos a participarem e buscarem a cada dia serem melhores e se dedicarem às aulas”, reforça o professor Bruno Vieira. A prova também seguiu todos os protocolos de segurança, como distanciamento, medição de temperatura e uso de máscaras e álcool em gel. As medalhas foram entregues individualmente, fora do pódio.

Uma nova competição já está nos planos da Escolinha em Aquiraz, para fevereiro. Mas Bruno destaca ainda a importância social do projeto, responsável por tirar as crianças e adolescentes da ociosidade e ensinar a elas valores importantes que levarão para a vida. “Esperamos formar não só atletas, mas também adultos bem preparados.É isso que eleva o nome da Escolinha.”

A FETRIECE

Pioneira em projetos sociais voltados para a formação social por meio do esporte, a Federação de Triathlon do Estado do Ceará foi criada em 1994. A partir de 2004, quando Fátima Figueiredo assumiu a presidência, a FETRIECE criou o projeto Novos Talentos, com seis núcleos distribuídos por Fortaleza, visando o desenvolvimento do esporte em toda a região e a formação de novos triatletas.

Hoje, a FETRIECE administra vários outros projetos sociais, entre eles o Atleta Cidadão. O projeto beneficia mais de 4.500 alunos de comunidades carentes, em 80 núcleos espalhados por Fortaleza, com a prática de diversos esportes.

A Fetriece conta atualmente com 256 atletas federados e é considerada referência nacional na revelação de grandes valores e talentos para o triathlon nacional, como Antônio Marcos e Wesley Matos, bicampeões no Quadro Geral de Medalhas da Confederação Brasileira de Triathlon.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 500 crianças e adolescentes em 11 núcleos espalhados pelo Paraná, São Paulo e Ceará.

Em Aquiraz os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Cegás.

Por: On Board Sports

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade