Candidato a Paris-2024, brasileiro avança à decisão de torneio mundial de breaking

0

B-Boy Bart agora faz parte de seleto grupo com oito dançarinos finalistas do Red Bull BC One E-Battle e disputará em live global 

Diante de mais de 700 participantes de 95 países, o cearense Mateus Melo, conhecido como Bart, se classificou à grande decisão da fase de batalhas virtuais do maior campeonato de breaking do mundo, o Red Bull BC One. Após superar o russo Milky Rock, o brasileiro garantiu presença entre os oito finalistas da competição. O público brasileiro poderá acompanhar todas as emoções por meio de transmissão ao vivo no dia 26 de junho, a partir das 13h (horário de Brasília) pela Red Bull TV, e pelos perfis oficiais do evento no Facebook e Youtube.
Bart se tornou o único brasileiro a chegar até a decisão da etapa virtual deste ano, que acontece de modo 100% online ao redor do mundo. Na próxima fase, o adversário será o norueguês Daniel Grindeland. Desde que o esporte foi anunciado no programa de Paris-2024, o cearense destaca o ímpeto ainda maior em poder representar o Brasil neste momento histórico.
E MAIS:>Para conhecer melhor sobre o universo da disputa, confira a série ABC do…Red Bull BC One, disponível gratuitamente na Red Bull TV
“Tenho treinado muito e estou preparado para a decisão. Esse é um momento muito importante porque, mesmo em meio à quarentena, é fundamental estarmos batalhando para valer e não só treinando, principalmente agora que a modalidade é olímpica. As disputas virtuais possibilitam isso para nós, mesmo cada um estando de sua casa, o evento ocorre e é uma competição oficial mesmo. É diferente, mas muito necessário para nós, já que temos apenas 3 anos até os Jogos”, conta Bart. 
Com 17 anos de história reunindo os mais talentosos dançarinos do mundo, o evento deste ano marca a primeira edição após entrada oficial do breaking em Paris, além de possibilitar que o público acompanhe um alto nível de disputa e conheça os principais nomes da cena. Bart, inclusive, coleciona diversas conquistas, como o título nacional do Red Bull BC One 2018, além de ser três vezes campeão cearense de breaking. 
Com MC Redchild no comando, a live global da grande decisão contará com uma sequência de duelos especiais, sendo que oito b-boys e oito b-girls se enfrentarão de modo digital, diretamente de suas casas, e serão avaliados por grandes nomes da cena, como o B-Boy holandês Menno, a B-Girl francesa Sarah Bee e o B-Boy polandês Kleju. Os vencedores do Red Bull BC One E-Battle garantem uma vaga na final mundial do evento, que ocorre na Polônia, em novembro. 

Conheça o Red Bull BC One

O torneio, que ocorre desde 2004 e inovou ao se tornar a primeira competição de breaking 1×1 do mundo, conecta anualmente milhares de dançarinos em batalhas regionais e, com as batalhas online, visa expandir a possibilidade de participação aos países que não possuem qualificatórias. Somente no último ano, mais de 100 nações foram representadas por meio do Red Bull BC One E-Battle.

Seletivas físicas também acontecerão ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Entre os brasileiros que marcaram o evento, vale lembrar de Neguin e sua vitória mundial em Tóquio, em 2010, e de grandes nomes da cena que conquistaram o título nacional em outros anos e vem sendo destaque, como Bart, vencedor em 2018, Itsa, campeã de 2019 e Till, que também conquistou o primeiro lugar do pódio em 2019. Em 2020, a B-Girl Nathana chegou à semifinal da E-Battle.

Fique de olho nas datas!

26/06: Live – Top 8 B-Boys e B-Girls, Semifinal e Final

Ano todo: Seletivas físicas em diversos países

Novembro: Final mundial

Por: Andréa Pimentel – Red Bull BC One E-Battle

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade