Time Ajinomoto comemora resultados históricos em sua participação nos Jogos de Tóquio

0

Uma das iniciativas do Projeto Vitória, lançado em 2019, a equipe de atletas olímpicos e paralímpicos saiu do Japão com quatro medalhas e feitos relevantes

A cerimônia de encerramento dos Jogos de Tóquio, no último dia 5, marcou também o final da participação do Time Ajinomoto em seu primeiro ciclo no esporte de alto rendimento. Após o adiamento do evento em um ano, devido à pandemia do coronavírus, a equipe de atletas olímpicos e paralímpicos que foi ao Japão cumpriu uma campanha com resultados que podem ser considerados históricos no esporte brasileiro.

Lançado no Brasil em 2019, o Projeto Vitória vai muito além de medalhas e resultados, pois trata-se de um projeto a longo prazo, com o objetivo de apoiar o esporte brasileiro. Mesmo assim, o saldo do Time Ajinomoto ao final dos Jogos de Tóquio foi muito positivo.

No total, estiveram no Japão 12 atletas olímpicos e seis paralímpicos, que conquistaram quatro medalhas nesses dois evento. Destaque para os ouros obtidos por Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e Alana Maldonado (judô paralímpico), que também representaram feitos inéditos nas respectivas modalidades para o esporte feminino do Brasil. Houve ainda uma medalha de prata com Alex Pires, na maratona, classe T46 (deficiência nos membros superiores), que levou o Brasil de volta ao pódio nesta prova pela primeira vez desde os Jogos de Londres, em 2012.

Por fim, o Time Ajinomoto também comemorou a conquista do bronze de Thiago Paulino no arremesso de peso, classe F57, para atletas que competem em cadeira de rodas (sequelas de poliomielite, lesões medulares e amputações). Thiago chegou a comemorar  a medalha de ouro no dia da prova, mas após um recurso da China, o júri de apelação do IPC (Comitê Paralímpico Internacional) anulou dois arremessos do brasileiro, alegando irregularidades.

Mesmo sem chegar ao pódio em Tóquio, alguns atletas também conquistaram resultados muito relevantes nos Jogos. Entre eles, Milena Titoneli, que disputou a medalha de bronze no taekwondo, em sua primeira participação olímpica, e Henrique Avancini, que alcançou a melhor colocação do ciclismo mountain bike do Brasil na história dos Jogos, ao finalizar na 13ª posição.

“Foi com muita alegria e emoção que acompanhamos o desempenho dos atletas do Time Ajinomoto em Tóquio. O esporte é uma incrível ferramenta de integração, inclusão social e respeito ao cidadão, valores compartilhados pelo Grupo Ajinomoto e que pudemos ver representados em cada um de nossos atletas nesta jornada incrível”, afirmou a gerente de Comunicação da Ajinomoto do Brasil, Priscila Santana.

Alimentação para Vencer – Kachimeshi®

Um dos pilares do Projeto Vitória, o programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”, desenvolvido pelo Grupo Ajinomoto e que incentiva uma alimentação equilibrada, saborosa e que atenda às necessidades de cada atleta, também teve papel fundamental nos resultados obtidos no Japão.  

Desde que foi implantado, em 2019, os integrantes do Time Ajinomoto contaram com o fornecimento do suplemento aminoVITAL® GOLD, composto por nove aminoácidos essenciais para a recuperação. Os atletas também tiveram acesso ao programa Alimentação para Vencer – Kachimeshi® por meio de webinars, distribuição de folders e com a inclusão do Restaurante Kachimeshi® nas sete bases preparadas pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) para aclimatação dos atletas no Japão.

Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atualmente, 32 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

Por: AJINOMOTO DO BRASIL – Race Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade