Giaffone vence com autoridade em Potenza e briga pelo título da Copa Truck

0

Raphael Abbate conquista pódio para Iveco Usual Racing em sua estreia na categoria

A etapa de Potenza mostrou a melhor versão da equipe Iveco Usual Racing na temporada 2021, Felipe Giaffone cravou a pole, fez a melhor volta, venceu a corrida 1 de ponta a ponta e está na briga pelo campeonato, com a terceira posição.

Raphael Abbate subiu ao pódio logo na estreia, ao conquistar o quinto lugar da segunda prova do dia na classe Super Truck.

Djalma Pivetta fez uma boa corrida 1, ganhando posições e terminando em 13º lugar, na segunda prova em Potenza foi tirado da pista faltando duas voltas para o final.

O próximo compromisso da Iveco Usual Racing acontece no dia 5 de dezembro, em Curitiba, pela última etapa do certame.

As corridas:

Os pilotos da Iveco Usual Racing alinharam para a primeira prova com Felipe Giaffone na pole position, Raphael Abbate em 12º lugar e Djalma Pivetta na 16ª posição.

A primeira largada não aconteceu devido a má formação do grid, na segunda largada Giaffone manteve a primeira colocação, mais para trás Abbate e Pivetta escaparam da confusão na curva um e ganharam posições.

Abbate saltou para o décimo lugar e Pivetta para décimo terceiro. Na abertura da segunda volta o safety truck foi acionado para a retirada de dois caminhões batidos na primeira curva do autódromo Potenza.

Os pilotos, sob a liderança de Felipe Giaffone e o caminhão de segurança deram 3 voltas passando pelos boxes até a autorização da relargada. Faltando pouco mais de sete minutos para o término aconteceu a relargada, Giaffone saltou na primeira colocação e não deu chances para Beto Monteiro. Abbate vinha em 12º e Pivetta em 14º lugar.

Na sequência Giaffone fez a melhor volta com o Iveco #4 e abria vantagem sobre Beto Monteiro. O multicampeão nos caminhões manteve a liderança e recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, tendo liderado todas as voltas e vencendo pela segunda vez no ano.

Raphael Abbate foi o 10º colocado geral e quarto na Super Truck enquanto Djalma Pivetta foi décimo terceiro na Pro e sexto na Super Truck.

Na segunda prova Giaffone largou em oitavo pela regra dos grid invertido entre os oito  melhores da primeira prova, Pivetta e Abbate largaram da mesma posição em que receberam a primeira bandeira quadriculada.

Assim como na aconteceu na primeira corrida vários pilotos se envolveram em acidentes na largada, Giaffone foi preciso e manteve a posição escapando dos toques, Pivetta caiu para 16º enquanto Abbate foi para 19º lugar após sofrer um toque de um concorrente.

Na terceira volta Giaffone superou Roberval Andrade e ocupava o sétimo lugar, Pivetta também melhorava seu rendimento e aparecia eem 15º lugar, Abbate se mantinha na décima nona colocação.

Nas voltas seguintes Giaffone tentava ganhar posições mas era bloqueado por Beto Monteiro e Adalberto Jardim que aproveitavam a pista travada para segurar posição, o piloto do caminhão #4 ainda ganhou a posição de Jaidson Zini, punido por queima de radar.

Na sétima volta Giaffone colocou por dentro de Beto Monteiro na curva 1, houve o toque, mas ambos continuaram na prova sem mudança de posição. Pivetta vinha em 14º lugar e Abbate em décimo sexto.

Faltando menos de um minuto para fim Djalma Pivetta foi abalroado por Giuliano Losacco e abandonou a corrida.

Após dez voltas percorridas em Potenza Felipe Giaffone foi o sétimo enquanto Raphael Abbate foi o décimo terceiro colocado na Pro e 5º na Super Truck, subindo ao logo em sua estreia.

O que eles disseram:

“Eu saio bem animado, este fim de semana foi muito bom com pole position e vitória. Eu tinha um caminhão muito bom, pela primeira vez posso dizer que temos o melhor caminhão para este tipo de pista. É muito animador essa crescente no campeonato, vou para a última etapa motivado com essa disputa do título.”

Felipe Giaffone

“O fim de semana não foi fácil, acho que tivemos um bom desempenho na corrida 1 e na segunda corrida vinha trazendo o caminhão até fim quando fui acertado por um concorrente. Agora é focar na etapa de Curitiba e também torcer para o Felipe trazer este título para a equipe.”

Djalma Pivetta

“Estou muito feliz com minha estreia na Copa Truck, principalmente por poder estrear em uma equipe tão boa como a Usual. Conseguimos o pódio na corrida 2 e agradeço a Iveco Usual Racing pela oportunidade. Agora é trabalhar para tentar dar continuidade nesta parceria no futuro.”

Raphael Abbate

Classificação categoria Pro (Top-3)
1.André Marques, 227
2.Wellington Cirino, 212
3.Felipe Giaffone, 209

Por: Luis Ferrari – Guto Mauad

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade