Wallace Martins brilha na chuva e conquista sua 1ª vitória na Fórmula Delta

0

Garoto de 18 anos dá show no Velocitta após largar em quarto lugar e já assume a vice-liderança da Copa Yokohama

Um banho de alegria! Wallace Martins deu show na chuva para conquistar a sua primeira vitória na Fórmula Delta, no último domingo (10/10), no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP).

O jovem piloto de apenas 18 anos brilhou após largar na quarta posição. Na primeira volta, ele já estava em segundo lugar. E na volta seguinte, assumiu a ponta para garantir o resultado histórico em sua carreira.

“Eu preciso rever a transmissão da prova porque na pista não dava para enxergar quase nada”, disse Wallace Martins, que faz a sua estreia na F-Delta após conquistar o título de campeão paulista da Fórmula Vee Júnior em 2020. “Foi incrível e muito difícil, porque nas últimas voltas estava muito complicado segurar o carro na pista. Mas consegui abrir uma boa vantagem e garantir a vitória.”

Wallace já havia sido comparado, nos tempos da FVee, a Lewis Hamilton, pela semelhança física e pela sua origem humilde, do bairro da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo. E agora ele começa a atrair mais uma referência.

“Já me falaram que posso ser comparado ao Ayrton Senna, que era o rei da chuva. Fico muito contente, mas ainda é muito cedo para me colocar perto do Senna, que assim como o Hamilton, é meu grande ídolo no automobilismo”, disse.

A vitória confirmou o desempenho marcante de Wallace Martins no Velocitta. No sábado, ele garantiu o terceiro lugar, na primeira prova pela quinta etapa do Campeonato Paulista da Fórmula Delta. Com isso, ele soma quatro pódios em quatro provas no autódromo de Mogi Guaçu, incluindo dois segundos lugares nas provas disputadas em julho.

“Essa pista já está se tornando muito especial para mim. Além de ser um local maravilhoso, o traçado é fantástico. É quase como a minha segunda casa”, brincou o piloto.

Com os resultados do fim de semana, Wallace Martins assumiu a quarta posição no Campeonato Paulista da F-Delta e já está de olho na ponta. Ele soma 72 pontos, contra 85 de Rafael Nogueira, o terceiro colocado, e 99 de Pedro Clerot, o vice-líder. A liderança é de Gabriel Fonseca, com 122.

“Eu entrei no campeonato apenas na segunda etapa. Além disso, eu tive problemas mecânicos e até acidentes nas primeiras provas e acabei não pontuando. Mesmo assim, estou numa boa posição na classificação e brigando pelos primeiros lugares”, afirmou. A competição terá ainda mais duas etapas até o encerramento, em dezembro.

Paralelamente, a F-Delta abriu a Copa Yokohama, valendo pelas três últimas etapas da temporada. Wallace Martins está na vice-liderança, com 32 pontos, contra 37 de Gabriel Fonseca. Esta competição dará um prêmio de R$ 10 mil ao campeão, valor para ser utilizado na temporada 2022 da categoria.

A próxima etapa da Fórmula Delta será em novembro, em data e local a serem confirmados. A etapa final será nos dias 17 a 19 de dezembro, em Interlagos.

Wallace Martins compete com o apoio de BRM1, Içougue, Universidade Zumbi dos Palmares, Nome no Azul, Conte Fit, Autódromo Virtual de São Paulo e Vencee. A Fórmula Delta está em sua segunda temporada e é destinada principalmente a pilotos iniciantes. Os carros são fabricados pela Minelli Racing Car, usam motor Mitsubishi 2.0 com potência de 185 cv, chassi tubular e câmbio sequencial de 5 marchas.

Conheça mais sobre Wallace Martins no site oficial www.wallacemartins.com.br e nas redes sociais @wallaceluiz.martins (Facebook) e @wallace.martinspiloto (Instagran).

Conheça mais sobre a F-Delta em @formuladelta (Facebook e Instagran).

Conheça a trajetória de Wallace Martins na Fórmula Vee em www.fvee.com.br

Resultado da 2ª prova da 5ª etapa do Campeonato Paulista da F-Delta, domingo (10/10), no Velocitta, em Mogi Guaçu:

1)      Wallace Martins, 24min48s496

2)      Gabriel Fonseca, a 4s101

3)      Arthur Nigro, a 9s213

4)      Pedro Clerot, a 28s504

5)      Rafael Nogueira, a 51s529

6)      Gérson Zarpelão Jr, a 1min12s335

7)      Rodrigo Rocha, a 1min36s675

8)      Enzo Carporale, a 5 voltas

9)      João Sartório, a 7 voltas

Resultado da 1ª prova da 5ª etapa do Campeonato Paulista da F-Delta, sábado (9/10), no Velocitta, em Mogi Guaçu:

1)      Gabriel Fonseca, 17min11s583

2)      Pedro Clerot, a 1s148

3)      Wallace Martins, a 11s345

4)      Enzo Caporale, a 18s847

5)      Arthur Nigro, a 46s757

6)      Gérson Zarpelão Jr, a 1min04s125

7)      João Sartório, a 1min40s626

8)      Rodrigo Rocha, a 1 volta

9)      Rafael Nogueira, a 5 voltas

Classificação do Campeonato Paulista da Fórmula Delta, após 5 de 7 etapas, considerando o descarte dos 3 piores resultados (10 primeiros colocados):

1)      Gabriel Fonseca – 122 pontos

2)      Pedro Clerot – 99

3)      Rafael Nogueira – 85

4)      Wallace Martins – 72

5)      Enzo Caporale – 66

6)      Antonio Griesinger – 47

7)      Alex Seid – 40

8)      Rodrigo Rocha – 39

9)      Lucca Zucchini – 28

10)   Arthur Nigro – 20

Classificação da Copa Yokohama de Fórmula Delta, após a 1ª de 3 etapas:

1)      Gabriel Fonseca – 37 pontos

2)      Wallace Martins – 32

3)      Pedro Clerot – 26

4)      Arthur Nigro – 20

5)      Gérson Zarpelão Jr – 12

6)      Enzo Caporale – 10

7)      Rafael Nogueira – 8

8)      Rodrigo Rocha – 7

9)      João Sartório – 4

Por: Fernando Santos

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade