Laurent Guerinaud: campeão da Fórmula Vee ajuda a melhorar o carro que você dirige

0

Atual campeão da FVee, o piloto francês comanda o escritório da GiPA no Brasil, multinacional que faz pesquisas e estudos referentes ao uso dos veículos e serviços de pós-venda.

Na pista, ele acelera para vencer. Do lado de fora, o piloto francês Laurent Guerinaud comanda uma das maiores empresas do mundo no trabalho de after marketing automotivo, ajudando a melhorar os produtos, serviços e carros para quem dirige no dia a dia.

No país há quase 15 anos, Guerinaud é diretor-geral da GiPA do Brasil (Grupo Interprofissional de Produtos e Serviços Automotivos), uma multinacional presente em mais de 40 países. Sua função é melhorar a vida dos motoristas e empresas do setor.

“Nós fazemos estudos e pesquisas no mercado de pós-venda”, diz Guerinaud, de 42 anos. “Para o nosso carro chefe, um programa de monitoramento do aftermarket automotivo, chegamos a entrevistar anualmente 4 mil pessoas e 2 mil profissionais, incluindo concessionárias, oficinas, lojas de peças e de pneus para entender melhor os comportamentos e necessidades de cada setor e ajudar no processo de melhoria de serviços e na comercialização dos produtos, entre outros.”

No escritório da GiPA em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, ele coordena cinco funcionários numa equipe de até 20 pesquisadores dedicados trabalhando no escritório, além de parceiros locais no Brasil todo.

Laurent assumiu o posto em 2016, em sua segunda passagem pelo Brasil. Nascido na França, ele logo percebeu sua paixão por carros. “Comecei, como a grande maioria, no kart e fui duas vezes campeão regional em Paris”, lembra. “Inclusive, tenho muito orgulho de uma prova promocional em que cheguei na frente do Alain Prost” (tetracampeão mundial e reconhecido como o maior rival de Ayton Senna na Fórmula 1).

Em seguida, Guerinaud passou a fazer parte da equipe oficial da Peugeot em provas de Turismo. Na montadora francesa, ele também trabalhou na área de comunicação e marketing.

Seu contato inicial com o Brasil aconteceu em 2007, quando a sua primeira mulher, francesa, foi transferida. Ele se separou dois anos depois, mas ficou até 2011. Foi então que ele conheceu a atual mulher, a brasileira Solange, com quem tem dois filhos. E desde 2014 decidiu morar e trabalhar no país.

Durante vários anos Laurent Guerinaud deixou o automobilismo de lado. Mas o tal do “mosquito das corridas” sempre dava uma picada. Incentivado pela mulher, ele decidiu voltar às pistas.

“Vontade de correr eu sempre tive, mas faltava alguma coisa, como tempo e dinheiro principalmente”, afirma. “Foi então que comecei a procurar por uma categoria barata e que fosse competitiva. Pesquisei e encontrei a Fórmula Vee.”

A estreia na FVee aconteceu na segunda etapa do Campeonato Paulista de 2020. Mesmo tendo perdido o início da competição, ele mostrou seu talento e chegou ao título estadual da categoria.

“Foi um momento muito importante para mim, poder ser campeão novamente e reviver as emoções do meu início de carreira nas pistas”, diz. “Eu gosto muito da Fórmula Vee, por ser bem disputada, com provas em autódromos como Interlagos. Sou muito grato pela oportunidade.”

Assim como em seu trabalho, Laurent Guerinaud agora busca evoluir na categoria e está de olho em mais uma conquista: depois de um início de temporada azarado, ele é o vice-líder do Campeonato Paulista, com boas chances de faturar o bicampeonato. E também ajudar no desenvolvimento dos carros, assim como faz para quem dirige nas ruas.

Par saber mais sobre o piloto Laurent Guerinaud, siga-o no Instagram: @laurentguerinaud

Para saber mais sobre a GiPA, acesse www.gipa.eu.

GiPA (www.gipa.eu):

A GiPA está presente em mais 40 países e possui 35 anos de experiência. Comemorou em 2020 seus 20 anos de presença no Brasil, onde se tornou referência em inteligência de mercado no aftermarket automotivo. A maioria das montadoras são clientes da GiPA do Brasil, além de fabricantes de peças de reposição, pneus, lubrificantes, tintas, seguradoras, bancos, etc.

Sobre os patrocinadores de Laurent Guerinaud:

Motul (www.motul.com)

Há mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma empresa francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de qualidade para motores de alta tecnologia em diferentes segmentos: carros, motos, pesados, agrícola, náutica, veículos antigos, transmissão, kart e sua vertente industrial, a MotulTech.

A marca, presente no Brasil desde 1992, possui em seu portfólio a linha mais completa de lubrificantes e fluidos para transmissão do Brasil, apoia grandes equipes em competições internacionais como: Dakar, 24 horas de Le Mans (carros e motos), FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP,  IOM TT, IMSA, Rallycross, F1 Boat entre outros.

“A nossa estratégia de investimento no esporte de velocidade permeia diferentes categorias. Temos muito orgulho de apoiar um francês ‘abrasileirado’, como a própria Motul”, comentou Guillaume Pailleret, CEO da Motul Brasil.

Rokim Automotive (www.rokim.com.br)

A Rokim Automotive, fundada em 2012 em São Paulo, importa e comercializa equipamentos automotivos de oficina como, por exemplo, elevadores automotivos. Os produtos da Rokim Automotive se destacam pela tecnologia avançada, porém acessível, que providencia aos usuários a maior segurança e produtividade e o menor custo operacional. Com a homologação de seus produtos por várias montadoras e um pós-venda exemplar, a Rokim Automotive se destaca como líder no mercado das concessionárias e oficinas de alto padrão em todo Brasil. “Vimos no Laurent um grande piloto, apaixonado pelo automobilismo, espelhando os valores da Rokim Automotive, como sempre buscando o melhor de si mesmo”, disse o diretor Lionel Rossignol. “Agora, com essa parceria, nós vamos escrever juntos um novo capítulo da história do automobilismo brasileiro!”

DK Drones (www.dk-drones.fr)

A DK Drones é uma empresa líder no mercado de drones, localizada no norte da França. Oferece conselhos e serviços para concepção e manutenção de drones e propõe as melhores soluções para fotos aéreas, modelagem 3D, inspeção ou limpeza de telhado, …

SV Automobiles (https://sas-sv-automobiles.business.site/)

A SV Automobiles é uma empresa de vendas de carros esportivos, localizada no norte da França, que atende a Europa toada, privilegia a qualidade e o aconselhamento personalizado.

Por: Fernando Santos

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade