FVee abre a temporada 2022 com duelo de campeões e luta por recorde em Interlagos

0

Primeira etapa do Campeonato Paulista recebe os últimos campeões da FVee e com a expectativa de quebra de recorde de vitórias na temporada

A Fórmula Vee abre a temporada 2022 neste fim de semana em Interlagos, com a 1ª etapa do Campeonato Paulista. A competição mais tradicional do automobilismo nacional, disputada desde 1968, vai reunir os atuais campeões da categoria, com a promessa de grandes duelos, muito equilíbrio e a expectativa pela quebra do recorde histórico de vitórias.

O francês Laurent Guerinaud larga em busca do tricampeonato. Radicado no Brasil, o piloto venceu o Paulista nos dois últimos anos, os seus primeiros na FVee.

“Meus títulos foram decididos sempre na última prova, e acredito que este ano não será diferente. A Fórmula Vee é muito disputada e acredito que teremos mais uma vez uma luta acirrada pelo campeonato”, disse Laurent.

Em sua quinta temporada na categoria, o paraense Augusto Santin busca o tricampeonato na Máster, para pilotos acima de 40 anos. E vai tentar o primeiro título na classificação geral, após dois vices.

“A cada ano, procuro melhorar e buscar novos desafios. Foi importante ganhar os títulos na Máster e o objetivo este ano é ir além e faturar também na classificação geral. Por isso, começar bem será fundamental, é importante vencer já nesta primeira etapa”, afirmou Santin.

Na briga pelo título também está Gérson Zarpelão Jr. O piloto de São Carlos dominou as provas disputadas no interior em 2021 e faturou o bicampeonato na Copa ECPA, em Piracicaba. Ele inclusive bateu o recorde com 13 vitórias em uma única temporada no autódromo piracicabano.

“Eu fui bem nas provas no interior, mas ainda tenho que superar este tabu em Interlagos, onde eu nunca venci. Quem sabe chegou a hora”, disse Zarpelão.

O Paulista vai reunir ainda outros dois campeões: Saulo Soares e André Suenaga, que faturaram o título Máster na Copa ECPA em 2021.

Recorde de vitórias

Zarpelão e Santin têm ainda um outro desafio na temporada: quebrar o recorde de vitórias na história recente da categoria, desde que foi retomada em 2011.

O recorde atual é de João Pedro Maia e Heitor Nogueira, ambos com 25 vitórias. Rodrigo Rosset soma 24. Logo em seguida estão Gérson Zarpelão, com 17, e Augusto Santin, com 16. Laurent Guerinaud tem 9. Os três primeiros na lista não competem mais na categoria.

O Campeonato Paulista terá ao todo oito etapas. Serão seis em Interlagos e duas no Velocitta, em Mogi Guaçu. O regulamento é o mesmo dos anos anteriores, com o descarte dos dois piores resultados nas 16 provas e pontuação dobrada na etapa final.

A primeira prova do Paulista será disputada neste sábado, às 11h40. No domingo, a segunda prova terá largada às 10h10, com transmissão ao vivo pelo site www.fvee.com.br e pelo canal oficial da Fórmula Vee Brasil no YouTube.

Tradição de baixo custo

Assim como nos anos anteriores, a Fórmula Vee é administrada pela F/Promo Racing, que prepara todos os carros e busca seguir à risca os princípios históricos da categoria: equilíbrio e economia.

“A Fórmula Vee mantém, mais uma vez, suas principais características, com carros preparados da mesma forma e com baixo custo para correr. É sem dúvida a categoria com melhor custo-benefício do país e uma das mais competitivas”, afirma Flávio Menezes, diretor da FVee e da F/Promo Racing.

Para saber como competir no Campeonato Paulista de Fórmula Vee e na Copa ECPA, em Piracicaba, além da FVee Open (exclusiva para iniciantes), e também realizar treinos, drive day e aulas de pilotagem, acesse www.fvee.com.br

Programação da 1ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee, em Interlagos:
Sexta-feira (18/2):
Treinos livres: das 10h35 às 11h15 e das 13h55 às 14h35
Sábado (19/2):
Treino classificatório: das 8h10 às 8h25
1ª bateria: largada às 11h40 (12 voltas ou 30 minutos)
Domingo (20/2):
2ª bateria: largada às 10h10 (12 voltas ou 30 minutos), com transmissão ao vivo em www.fvee.com.br ou pelo canal oficial da Fórmula Vee no YouTube

Calendário do Campeonato Paulista de Fórmula Vee 2022:
1ª Etapa: 18 a 20/2 – Interlagos
2ª Etapa: 4 a 6/3 – Velocitta
3ª Etapa: 15 a 17/4 – Interlagos
4ª Etapa: 27 a 29/5 – Interlagos
5ª Etapa: 15 a 17/7 – Interlagos
6ª Etapa: 2 a 4/9 – Interlagos
7ª Etapa: 28 a 30/10 – Velocitta
8ª Etapa: 16 a 18/12 – Interlagos (data a confirmar)

Maiores vencedores da história recente da FVee (desde 2011):

25 vitórias: Heitor Nogueira e João Pedro Maia
24 vitórias: Rodrigo Rosset
17 vitórias: Gérson Zarpelão Jr
16 vitórias: Augusto Santin
9 vitórias: Laurent Guerinaud
7 vitórias: João Tubino e Wallace Martins
6 Vitórias: Cristiano Denardi
5 vitórias: Fernando Manis, Gabriel Paulino e Nathan Brito

Por: Fernando Santos/Divulgação FVee

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade