Atletas rumo a Copa Brasil de Jovens de Bocha Paralímpica

0

Campeonato Brasileiro classificou 24 atletas de 14 estados

Os três primeiros lugares de cada categoria/classe do 1º Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica de Jovens, realizado no Sesc Portão, na última semana (24 a 28 de maio), foram classificados para a Copa Brasil de Jovens de Bocha Paralímpica, que será realizada de 28 a 31 de julho, em São Paulo. A classificatória foi o primeiro passo para os atletas disputarem uma das vagas da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica, que vai disputar os Jogos Parapan-americanos da Juventude em Bogotá, Colômbia, em novembro deste ano.

Realizado pelo Sesc Paraná e Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), o campeonato reuniu mais de 40 atletas de 15 estados brasileiros. “Foi um evento nota dez com louvor. Tudo o que o Sesc Paraná informou que iria nos fornecer foi atendido, infraestrutura perfeita. A ANDE veio com a estrutura dela para fazer essa parceria. Os melhores atletas do Brasil, entre 13 e 20 anos, mostraram um clima de harmonia, amizade do lado de fora da quadra e competição de alto nível”, resume Leonardo Baideck, diretor técnico da ANDE.

Além da entrega de medalhas para os três primeiros lugares, a competição também premiou com troféus os clubes dos atletas com maior número de vitórias. O clube Ativa, do Mato Grosso do Sul, levou o primeiro lugar. “A gente trazer jovens que estão representando o nosso estado, a nossa associação, não é fácil. Todo mundo que trabalha com a bocha sabe a dificuldade que é. Para nós é maravilhoso esse resultado, que é de muito trabalho da equipe, presidência, é um trabalho coletivo”, comentou Adriana Bringel, técnica da Ativa.

Sonho olímpico

Ao todo, 24 atletas seguem para a Copa Brasil e podem ser convocados para a Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica. Laissa Guerreira, 1º lugar na classe BC4, é uma das atletas que vai para a disputa nacional. “Vou para a Copa para pegar mais experiência e o objetivo com certeza é o primeiro lugar novamente, vou treinar para isso. E o meu sonho é conseguir entrar na Seleção Brasileira de Bocha. Quem sonha tem que correr atrás e é o que eu estou fazendo agora”, garante a paraibana, que muitas vezes faz seus treinos no próprio quarto.

Os atletas convocados receberão semanas de treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro no Centro de Treinamento em São Paulo, com custos cobertos pela ANDE e Comitê, tanto para atletas quanto acompanhantes. O treinamento continua na cidade de origem do atleta com acompanhamento virtual. Dependendo do desempenho nas competições por meio da seleção brasileira, os jovens podem pleitear bolsas internacionais, nacionais e estaduais. O Brasil é considerado um celeiro na formação de atletas paralímpicos na modalidade da bocha. Em todas as categorias/classes está entre os três primeiros no ranking mundial.

Classificação geral

Feminino

BC1

1º lugar: Beatriz Chagas – Santa Catarina

2º lugar: Daniela Zinke – Santa Catarina

3º lugar: Luana Caldas – São Paulo

BC2

1º lugar: Bruna Dondé – Rio Grande do Sul

2º lugar: Isabella Silveira – Distrito Federal

3º lugar: Ana Vitória Rocha – Minas Gerais

BC3

1º lugar: Ana Vitória Ribeiro – Mato Grosso do Sul

2º lugar: Sara Vitória Dias – Rio Grande do Norte

3º lugar: Nataxa Andrade – São Paulo

BC4

1º lugar: Laissa Guerreira – Paraíba

2º lugar: Débora Correia – Distrito Federal

3º lugar: Joice Lira – Pará

Masculino

BC1

1º lugar: Caio Henrique Martins – São Paulo

2º lugar: Kawandry José Rodrigues – Mato Grosso do Sul

3º lugar: Igor Baroboskin – Distrito Federal

BC2

1º lugar: Kaun Almeida – Rondônia

2º lugar: Eduardo Vasconcelos – Distrito Federal

3º lugar: Miguel Nunes – São Paulo

BC3

1º lugar: Lucas Dutra – Rio de Janeiro

2º lugar: Ricardo Campos – Acre

3º lugar: Andrei Silva – Pernambuco

BC4

1º lugar: André Martins Costa – São Paulo

2º lugar: Deivis Rufino – Paraíba

3º lugar: Hiudy Barros – Espírito Santo

Clubes

1º lugar: Ativa – Mato Grosso do Sul

2º lugar: Associação Desportiva para Deficientes (ADD) – São Paulo

3º lugar: Rondônia Clube Paralímpico (RCP) – Rondônia

Por: Livia Almeida – SESC PR

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade