Brasileiro conquista prova de enduro equestre na França

0

Visando se preparar o mundial da modalidade em 2023, Rodrigo Storani Saliba, do Rach Stud, esteve na Europa para participar de um programa de intercâmbio promovido pela CBH

O jovem Rodrigo Storani Saliba, do Rach Stud – uma das principais criações de Cavalos Árabes do Brasil desde 1985 -, deu um passo importante para sua carreira de endurista internacional. Afinal, ficou em primeiro lugar nos 120 km da prova Tryout Mundial YR, que aconteceu na sexta-feira (27) na França.

De acordo com o pai do jovem, Ricardo Saliba, trata-se de uma das provas mais tradicionais do calendário francês da modalidade. O rapaz esteve na Europa na semana passada para participar de um programa de intercâmbio de Young Riders, promovido pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). Na ocasisão, aproveitou para participar do Tryout Mundial YR a fim de adquirir mais experiência.

“Essa prova reuniu os melhores cavaleiros da Europa e daí o Rodrigo aproveitou para fazer a prova para conhecer a trilha também. E ele foi super bem, com um cavalo alugado, de um treinador da França, de confiança do Guilherme dos Santos [veterinário FEI 4]”, conta Saliba.

Ainda de acordo com o pai do jovem endurista, eles se surpreenderam com o resultado. A princípio, eles imaginavam que Rodrigo pudesse, sim, chegar entre os 10 primeiros, dos 32 conjuntos participando da prova, mas não que fosse ficar no lugar mais alto do pódio.

“Foi a primeira prova do cavalo em 120 km e o Rodrigo foi sem forçar o cavalo, mantendo o ritmo, mas mesmo assim ficou quase toda prova entre os primeiros colocados. Daí no final ele achou que estava disputando o quinto lugar, sem saber que os cinco primeiros colocados acabaram eliminados porque cortaram parte do percurso”.

E, por fim, acrescenta: “Pra gente [essa conquista]foi muito importante porque futuramente queremos colocar os cavalos Rach na Europa, mas queremos que o Rodrigo ganhe experiência até lá, fazendo a carreira dele como endurista, pra gente participar do mundial”, finaliza Saliba.

Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Natália de Oliveira/Cavalus Comunicação Equestre

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade