Porsche Cup C6 Bank Mastercard: Pedro Aguiar assume a liderança no fim e é o primeiro a vencer em Interlagos com o Porsche da geração 992

0

Caio Castro crava pole, é punido, larga em décimo e vence movimentada prova da Sprint Challenge

Diz a lenda que pistas icônicas como Le Mans e Indianápolis escolhem seus vencedores. O mesmo pode ser dito para Interlagos com as vitórias de Pedro Aguiar e Caio Castro nas provas de abertura da etapa 3 da Porsche Cup C6 Bank Mastercard.

Depois de passar a prova toda em segundo lugar atrás de um dominante Christian Hahn, Aguiar assumiu a liderança graças a perda de rendimento do concorrente no contorno da curva do Café. O piloto do Porsche #20 liderou apenas alguns metros, mas foi suficiente para escrever seu nome como o quinto vencedor diferente da Carrera Cup em cinco corridas de 2022.

Caio Castro teve jornada igualmente emocionante. Dominante no quali, cravando a pole no Q2 com expressiva margem de 0.814s sobre o segundo colocado, ele acabou punido com a perda de sua melhor volta após protesto de outro piloto e removido para décimo lugar no grid. Cerebral, o piloto do carro #22 teve agressividade para escalar o pelotão quando necessário, soube se posicionar para evitar os diversos enroscos no top5 e venceu com autoridade. Foi seu segundo triunfo com os carros de corrida mais produzidos no planeta (ambos em Interlagos) e sua primeira vitória da temporada.

2022 aliás registra um recorde de alternância entre os protagonistas da Porsche Cup C6 Bank Mastercard. Considerando as tomadas de tempo e as corridas da Carrera Cup e da Sprint Challenge, foram realizados seis treinos classificatórios e dez corridas, para seis pole-positions e dez vencedores diferentes.

Após as provas de sábado, Marçal Muller conserva a liderança no campeonato da Carrera Cup, assim como Raijan Mascarello na Sprint Challenge.

As corridas

Carrera Cup

A largada aconteceu sob regime de safety-car, com os cinco primeiros conservando a ordem definida no quali: Hahn, Pedro Aguiar, Muller, Paludo e Feldmann.

Na primeira volta em bandeira verde, Enzo Elias saltou de 11º para nono, passando Leo Sanchez e Nelson Monteiro. Leo também superou Monteiro na entrada da reta, mas os carros depois se tocaram na freada do S do Senna e ambos deixaram a pista.

Na volta 4 Enzo já vinha em sétimo. Outro grande escalador nos giros iniciais era Werner Neugebauer, com avanço de seis posições em quatro voltas.

Em oitavo, Rouman Ziemkiewicz liderava na classe Sport. Uma posição atrás, Lineu Pires era o melhor entre os Rookies.

Na abertura da volta 9, Hahn vinha com respeitável vantagem de 2.6s sobre Aguiar. Já seu pai, Marcelo, era protagonista do melhor pega da corrida. Disputa pela décima posição envolvia João Barbosa, Rodrigo Mello, Franco Giaffone, Marcelo e Chico Horta. Foram seguidas trocas de posição, até que os dois últimos tiveram contato no fim da reta Oposta.

Nas voltas finais a batalha mais relevante foi entre Renan Pizii e Enzo Elias, pelo sexto lugar. O jovem piloto de Brasília atacou em três pontos distintos do traçado de Interlagos. Pizii chegou a colocar roda na grama e mesmo assim neutralizou as investidas. Na volta final porém Elias se lançou por dentro na freada do S do Senna e achou o espaço necessário para concretizar a manobra.

Depois de liderar com folga, Hahn perdeu rendimento na volta final, permitindo a chegada de Aguiar, Muller e Paludo. Na subida do Café o #26 ficou mais lento. Aguiar então passou, para ser o quinto vencedor em cinco corridas da Carrera Cup. Muller e Paludo também passaram o #26, que terminou em quarto. Feldmann completou o pódio.

Em oitavo, Rouman Ziemkiewicz venceu na Sport. Em décimo, Pires levou a melhor na Rookie.

Com o sorteio de inversão de grid após a cerimônia de pódio, Enzo Elias, sexto colocado no sábado, larga na pole domingo. Aguiar parte em sexto.

Sprint Challenge

O pole Marcelo Tomasoni segurou a posição na largada e sofreu forte assédio de Nelson Marcondes nas voltas iniciais. Daniel Correa, Raijan Mascarello e Ricardo Fontanari completavam o top5.

Punido com a perda da melhor volta no quali depois de conquistar a pole, Caio Castro largou em décimo e já aparecia em sétimo na volta 3. Em nono, Guilherme Bottura liderava na Sport, uma posição à frente de SangHo Kim, o líder na Rookie.

Na volta 4 Correa avançou para segundo, enquanto Fontanari passou Raijan e Marcondes. Tomasoni agradeceu e abriu distância na ponta.

Na abertura da volta 7, Fontanari mergulhou por dentro de Correa na freada do S do Senna, deixando Correa à mercê de ataque de Marcondes.

O safety-car foi acionado após os carros de Miguel Mariotti e Junior Dinardi fazerem contato e ficarem parados numa área de escape. Como conseguiram retornar por conta própria, a neutralização durou apenas duas voltas.

Os carros se organizavam para a relargada na volta 9, quando Fontanari destracionou na Junção e acabou tocando o carro de Daniel Correa quando buscava a aceleração. Nelson Marcondes também deixou a pista em manobra evasiva. Imediatamente o safety-car foi lançado outra vez, com o pelotão dos cinco primeiros, composto por Tomasoni, Fontanari, Castro, Raijan e Cristian Mohr.

Na relargada Urubatan passou Mohr, Fontanari fez contato com Tomasoni e os dois perderam posições. Caio Castro herdou a liderança.

Na volta seguinte Urubatan Jr atacou pela ponta, mas Castro aplicou o X para se defender. Mascarello era terceiro, Mohr quarto e Ayman Darwich quinto.

Na última passagem, Vina Neves conseguiu a última posição de pódio superando o egípcio. Os quatro primeiros degraus do pódio ficaram com Caio Castro, Urubatan Jr, Raijan e Mohr.

Em sétimo, Guilherme Bottura ganhou a classe Sport. Em 12º, Gustavo Zanon venceu na Rookie.

Para domingo a inversão do grid será de oito posições, com pole para Josimar Junior.

O que eles disseram:

“Não imaginava isso. No começo consegui manter uma distância boa, mas no meio comecei a chegar no Hahn. Mas não ia chegar para passar. No final, acho que por uma infelicidade no carro dele acabei conseguindo passar, literalmente na reta final. Agora acordei para o campeonato e agradeço a todos os patrocinadores”

Pedro Aguiar

“Não entendi muito bem o que aconteceu com Chris Hahn. Parece que foi um furo de pneu, uma fatalidade. Eu estava bem próximo do Pedrinho, mas com o carro ruim na mão, pois não acertamos o setup. Não conseguia atacar realmente e estava em modo de sobrevivência para ser terceiro. Daí foi um desfecho bom, passando para segundo bem no final”

Marçal Müller

“Foi um problema na bomba de combustível no final… Não tinha o que fazer, deu para salvar um quarto lugar pelo menos. Agora vamos ver exatamente o que aconteceu. Com a inversão de seis posições no grid, largo em terceiro amanhã e estou no jogo ainda”

Christian Hahn

“Foi um resultado muito importante, me devolve para a briga do campeonato. Vamos trabalhar para repetir a vitória amanhã e embolar ainda mais o campeonato e chegar vivo na briga no fim do ano.”

Rouman Ziemkiewicz

“Importantíssima a posição de largada. Fizemos um quali muito bom hoje e sabia que seria difícil acompanhar o ritmo dos ponteiros, mas consegui mantar um bom pace. Não entrei em brigas desnecessárias com pilotos de outras categorias. Precisava garantir a vitória na rookie pensando no campeonato.”

Lineu Pires

“Já vim numa corrida largando de último e peguei pódio. Sabia que daria, mesmo saindo de décimo depois da punição. E deu vitória hoje. Estou tão feliz como naquele dia que venci aqui pela primeira vez”

Caio Castro

“Larguei no meio do grid buscando uma prova de recuperação e fiz algumas ultrapassagens. No final acabou que a corrida teve um monte de incidentes, alguns me favoreceram e conseguir ir mais ainda para frente. Aí deu para levar essa vitória hoje e vamos tentar repetir amanhã”

Guilherme Bottura

“Estou muito, muito feliz. Trabalhei bastante com meu coach Rafa Martins, que foi incrível o fim de semana inteiro. Não estava esperando, até porque o Kim andou mais rápido que eu nos treinos. Mas prova é prova, treino é treino. Quando eu vi que tinha uma chance, aproveitei. E estou feliz para caramba”

Gustavo Zanon

“Depois que fizemos o acerto de chuva e voltamos para seco, o carro parece que não ficou legal. Não sei o que aconteceu, mas no início não vinha bem. Depois o pneus desgastou e acho que meu carro anda melhor com pneu velho. Aí crescemos no final e foi bom. Como eu sempre falei: minha intenção esse ano é o campeonato. Tem que somar ponto sempre, fazer pódio e ir pensando no campeonato. Não quis forçar para disputar posição com ninguém. Cheguei a passar o Caio no Lago, mas vi que ele ia se jogar, então abri, deixei ele passar para não colocar em risco minha prova. Fiquei em posição de pódio e isso é fundamental. Pegando pódio é o essencial, não pode bater, abandonar etc. Ficar com o carro entre as duas linhas brancas é fundamental. Vamos largar em quinto amanhã e chegando em quinto tá bom, pensando na regularidade”

Raijan Mascarello

Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 3 – Corridas 1:
Carrera Cup
1. #20 Pedro Aguiar 26:45.253
2. #544 Marçal Muller +0.256
3. #7 Miguel Paludo +2.654
4. #26 Christian Hahn +3.621
5. #1 Alceu Feldmann +3.926
6. #73 Enzo Elias +5.352
7. #16 Renan Pizii +6.220
8. #80 Rouman Ziemkiewicz* +15.454
9. #8 Werner Neugebauer +16.775
10. #888 Lineu Pires** +23.808
11. #29 Rodrigo Mello +23.905
12. #3 Franco Giaffone* +27.933
13. #116 Marcelo Hahn* +34.953
14. #88 Georgios Frangulis* +35.119
15. #70 Lucas Salles* +35.718
16. #33 Bruno Campos** +42.378
17. #121 João Barbosa** +44.786
18. #9 Edu Guedes** +45.001
19. #87 Nelson Monteiro** +48.538
20. #85 Eduardo Menossi* +52.377
21. #77 Francisco Horta* +52.583
22. #25 Paulo Sousa** +58.017
23. #44 Gustavo Farah** +58.775
24. #17 Leonardo Sanchez** +1:00.729
*Sport
**Rookie

Sprint Challenge
1. #22 Caio Castro 28:13.971
2. #1 Urubatan Junior +0.575
3. #80 Raijan Mascarello +1.763
4. #3 Cristian Mohr +5.717
5. #20 Vina Neves +7.410
6. #555 Ayman Darwich +7.508
7. #117 Guilherme Bottura* +8.294
8. #77 Josimar Junior* +8.558
9. #58 Claudio Simão* +12.543
10. #55 Ramon Alcaraz* +15.317
11. #199 Nelson Marcondes +15.742
12. #33 Gustavo Zanon** +16.756
13. #99 Nasser Aboultaif** +17.945
14. #17 Ricardo Fontanari +27.629
15. #71 SangHo Kim** -2 voltas
16. #21 Miguel Mariotti* -2 voltas
17. #14 Andre Gaidzinski* -3 voltas
18. #5 Marcelo Tomasoni -4 voltas
19. #7 Piero Cifali** -4 voltas
DNF
#69 Daniel Correa +1.156
#002 Junior Dinardi** +3.683
*Sport
**Rookie

Carrera Cup
1. #544 Marçal Muller, 92 pontos
2. #26 Christian Hahn, 84
3. #1 Alceu Feldmann, 80
4. #7 Miguel Paludo, 72
5. #20 Pedro Aguiar, 66
6. #73 Enzo Elias, 62
7. #16 Renan Pizii, 48
8. #70 Lucas Salles, 41
9. #3 Franco Giaffone, 39
10. #8 Werner Neugebauer, 29
11. #888 Lineu Pires, 26
12. #80 Rouman Ziemkiewicz, 25
13. #87 Nelson Monteiro, 17
14. #88 Georgios Frangulis, 12
#29 Rodrigo Mello, 12
16. #5 Sylvio de Barros, 10
17. #77 Francisco Horta, 8
18. #17 Leonardo Sanchez, 5
#85 Eduardo Menossi, 5
20. #116 Marcelo Hahn, 4
21. #33 Bruno Campos, 1
#121 João Barbosa, 0
#9 Edu Guedes, 0
#25 Paulo Sousa, 0
#44 Gustavo Farah, 0

Carrera Cup Sport
1. #3 Franco Giaffone, 48 pontos
2. #70 Lucas Salles, 47
3. #80 Rouman Ziemkiewicz, 33
4. #88 Georgios Frangulis, 26
5. #77 Francisco Horta, 24
6. #85 Eduardo Menossi, 20
7. #116 Marcelo Hahn, 8

Carrera Cup Rookie
1. #888 Lineu Pires, 50 pontos
2. #87 Nelson Monteiro, 41
3. #33 Bruno Campos, 33
4. #5 Sylvio de Barros, 27
5. #121 João Barbosa, 23
6. #9 Edu Guedes, 20
7. #17 Leonardo Sanchez, 15
8. #44 Gustavo Farah, 15
9. #25 Paulo Sousa, 10

Sprint Challenge
1. #80 Raijan Mascarello, 82 pontos
2. #555 Ayman Darwich, 74
3. #1 Urubatan Junior, 68
4. #199 Nelson Marcondes, 59
5. #3 Cristian Mohr, 54
6. #20 Vina Neves, 47
7. #55 Ramon Alcaraz, 44
#22 Caio Castro, 44
9. #69 Daniel Corrêa, 41
10. #5 Marcelo Tomasoni, 39
11. #17 Ricardo Fontanari, 33
12. #117 Guilherme Bottura, 29
13. #77 Josimar Junior, 28
14. #14 André Gaidzinski, 25
15. #11 Márcio Mauro, 17
16. #33 Gustavo Zanon, 12
17. #7 Piero Cifali, 11
18. #71 SangHo Kim, 10
19. #58 Cláudio Simão, 8
20. #21 Miguel Mariotti, 6
#99 Nasser Aboultaif, 6
22. #78 Rafael Cardoso, 0
#2 Junior Dinardi, 0

Sprint Challenge Sport
1. #55 Ramon Alcaraz, 44 pontos
2. #117 Guilherme Bottura, 40
3. #77 Josimar Junior, 34
4. #14 André Gaidzinski, 31
5. #33 Gustavo Zanon, 19
6. #7 Piero Cifali, 17
7. #71 SangHo Kim, 14
8. #99 Nasser Aboultaif, 10
9. #21 Miguel Mariotti, 8
#58 Cláudio Simão, 8
11. #78 Rafael Cardoso, 4
12. #2 Junior Dinardi, 0

Sprint Challenge Rookie
1. #7 Piero Cifali, 41 pontos
2. #33 Gustavo Zanon, 39
3. #71 SangHo Kim, 30
4. #99 Nasser Aboultaif, 24
5. #78 Rafael Cardoso, 8
6. #2 Junior Dinardi, 0

Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 3 – Cronograma:
Domingo, 12 de junho de 2022
12:10 – 12:38 – Corrida 2 – Carrera Cup
12:49 – 13:17 – Corrida 2 – Sprint Challenge


Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992 e 991-2. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km e os pilotos formando tripulações de duplas ou trios.

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade