Esgrima paulista leva o maior número de atletas do Brasil para o Panamericano Infantil, Pré-Cadete e Veterano 2022

0

Esgrima paulista leva o maior número de atletas do Brasil para o Panamericano Infantil, Pré-Cadete e Veterano 2022

Foram convocados 99 esgrimistas brasileiros, divididos em seis categorias de idade nas três armas (sabre, espada e florete) para o Campeonato Panamericano Infantil, Pré-cadete e Veteranos de 2022 que acontece de 22 a 26 de agosto em Lima no Peru.  

Dos 51 atletas entre 9 e 13 anos, aproximadamente 20% vêm de projetos sociais ou são atletas que recebem bolsa para poderem treinar e competir, todos do Estado de São Paulo. Um número expressivo para a seleção brasileira infantil de um esporte considerado de “elite”. A importância do esporte como agente de mudança na sociedade é fato conhecido. Entretanto, falta apoio ao esporte e o incentivo fiscal disponível para que empresas apoiem a iniciativa com mais frequência é pouco conhecido. Imagine quantos talentos dos mais diversos esportes temos no Brasil e que lhes faltam apenas oportunidade.

Neste sentido, a Federação Paulista de Esgrima (FPE), apoia e promove para que cada vez mais atletas paulistas possam usufruir da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Atualmente, existem projetos prontos em fase de captação para que as empresas possam reverter o ICMS em esporte. O pioneiro em mudar a vida de pessoas de baixa renda por meio da esgrima foi Diego Dourado, Diretor de Relações Exteriores da Federação Paulista de Esgrima que conseguiu transformar a cidade de Lins no interior de SP. São mais de 600 crianças e adolescentes que jogam esgrima no noroeste paulista, que curiosamente tornou-se a maior proporção de esgrimista por metro quadrado do país.  

Segundo o presidente da Federação Paulista de Esgrima, Mauricio Vianna, “No Panamericano Infantil e Veteranos 80% da delegação brasileira é paulista. A Federação Paulista de Esgrima tem 97 anos e vivemos hoje, mais uma vez, um momento de transformação. Estamos nos reinventando, modernizando, para poder apoiar cada vez mais o esporte em todo estado e poder ampliar os benefícios que a esgrima traz”.

Os benefícios de se praticar esgrima vão muito além da brincadeira de espada. O esporte é um verdadeiro xadrez humano, desenvolve agilidade nos pensamentos e movimentos, fazendo com que o atleta aja em um tempo extremamente curto, aumento da acuidade visual, auditiva e tátil, da concentração e equilíbrio, desenvolve ainda: a coordenação perfeita dos movimentos, a destreza mental, a flexibilidade, o raciocínio e reflexos rápidos, a criatividade. Além de aumentar a autoconfiança e autoestima. 

Além da Esgrima Dourado, a FPE possui entre seus afiliados clubes e entidades de prática desportivas (EPDs) como a Life Quality, Baldin Esgrima, Club Athletico Paulistano, Esporte Clube Pinheiros, Círculo Militar Paulista entre outros que vêm de maneira descentralizada trabalhando para promover o esporte entre as crianças de baixa renda. 

Neste momento a FPE traz a proposta de centralizar, unificar e potencializar todos esses esforços trazendo benefícios para toda sociedade paulista. Segundo Ricardo Salles, vice-presidente da Federação e técnico da Life Quality “a ideia é fomentar o esporte o dentro do ambiente escolar e melhorar os centros de treinamento de Esgrima para receber a nova demanda de alunos e futuros atletas.”

Conheça abaixo algumas ações dos afiliados da Federação Paulista de Esgrima: 

Projeto Esgrima para Todos do Dourado Esgrima Club

O clube desenvolve e executa o Projeto Esgrima Para Todos nas escolas públicas da região de Lins. Trata-se de uma iniciativa que oportuniza a prática da esgrima para crianças que não têm acesso a essa modalidade. Fundado em 2012, o Dourado Esgrima Club é referência nacional no trabalho com Esgrima Escolar e conta com profissionais capacitados para atender a todos os alunos. Em 2018 firmou parceria com a Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Lins para apresentar um projeto junto a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Atualmente, possuem parcerias em 10 cidades do noroeste paulista, seja pelo Projeto Esgrima Para Todos, um trabalho social em parcerias com prefeituras ou por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, beneficiando mais de 600 crianças em 38 escolas. Para as empresas que quiserem apoiar pela Lei de Incentivo e conhecer o Projeto Fase VI entre em contato com a assessoria.

Projeto Mosqueteiros de Paraisópolis

O Projeto Mosqueteiros de Paraisópolis oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes carentes há mais de cinco anos em uma das maiores comunidades de São Paulo. Atualmente atende quase 70 crianças que além de praticarem esgrima no dia a dia, regularmente, têm a oportunidade de participar de competições e eventos fora de Paraisópolis. Em 2015 Natália Pereira, 9 anos, conquistou o 2º lugar no Campeonato Brasileiro, motivando outros alunos a participarem. O trabalho tem como objetivo desenvolver por meio da esgrima capacidades como concentração, coordenação, agilidade, reflexo e respeito ao próximo. Hoje o Walison Silva, quinto colocado no ranking nacional, joga pelo Paulistano e representará o Brasil no Pan. Saiba mais aqui.

Baldin Esgrima

Tudo começou quando o professor de educação física do colégio propôs uma atividade de arte com esporte e algumas meninas confeccionavam espadas de papel e coletes feitos com caixa de pizza. E assim ele introduziu nas aulas de educação física a esgrima. A aula deu certo e o professor conseguiu que a aula fizesse parte da grade de educação física. Na época, a Globo fez uma reportagem e chamaram o Rodrigo Baldin Conselheiro Fiscal da Federação Paulista de Esgrima e técnico da Baldin Esgrima para entender o que estava sendo feito. Daí em diante Baldin começou a dar aula na escola para ajudar o professor. Na mesma época a Natalie Moellhausen ganhou o mundial e apadrinhou as alunas. O Baldin fez a peneira na escola e levou para treinar na academia. Começaram com 5 meninas e hoje já somam 14 alunas no projeto. Você pode colaborar com as atletas da Baldin Esgrima neste link aqui

Projeto Touché (Pelezão, Lapa, SP)

O Projeto Touché, ministra aulas gratuitas de esgrima para 30 crianças no Pelesão, em São Paulo, em parceria com professores do Esporte Clube Pinheiros e do Paulistano. Infelizmente, durante a pandemia o projeto teve que ser interrompido. Alguns atletas passaram a treinar a convite de clubes como o Pinheiros no caso do Joaquim Pelucio. Para ajudar o Joaquim ir ao Campeonato Panamericano clique aqui ou faça um pix de qualquer valor pela chave 347.226.148-06 .

Sobre a Federação Paulista de Esgrima

Fundada 05 de junho de 1925, recebe este nome a partir de sua célula-mãe, a União Paulista de Esgrima, fundada em 1914. Atualmente possui 769 atletas filiados à Federação. Tem como propósito desenvolver e divulgar a esgrima como atividade esportiva, organizar atividades competitivas e não competitivas, realizar atividades educativas para iniciação, atualização e aperfeiçoamento na prática de Esgrima, em âmbito estadual, tornando a Esgrima instrumento de formação psicofísica e moral dos associados e praticantes.

Por: Federação Paulista de Esgrima

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade