Campeonato Brasileiro de Escalada será atração deste final de semana em Curitiba

0

Evento consagrará os campeões brasileiros de Velocidade e Guiada de 2024

O Campeonato Brasileiro de Escalada será a principal atração deste final de semana no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba. Entre os dias 11 e 13 de outubro, ocorrerão as competições de Velocidade e Guiada no Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva. Além de definir os campeões brasileiros das modalidades em 2024, o evento também celebrará a inauguração das duas novas paredes do Centro de Treinamento (CT), oferecendo uma experiência ainda mais emocionante para os atletas e a torcida.

O Campeonato Brasileiro de Escalada é uma das competições mais prestigiadas da modalidade no Brasil. Reunindo atletas de todo o país, a competição serve como um palco importante para os melhores escaladores demonstrarem suas habilidades, competindo não apenas pelo título nacional, mas também por pontos essenciais no Ranking Brasileiro de Escalada, que é utilizado como base para a convocação dos integrantes da Seleção Brasileira para o ano seguinte.

Os melhores atletas das modalidades estarão presentes em Curitiba, incluindo alguns membros da Seleção Brasileira, que representarão o país em futuros eventos internacionais, ainda em 2024. Entre os participantes confirmados, o atleta da casa, Pedro Egg, recordista brasileiro na modalidade Velocidade, competirá antes de seguir para a etapa da Copa Sul-Americana em Ibarra, no Equador. O atual campeão brasileiro de Boulder e Guiada, Rodrigo Hanada, estará presente para defender seu título. Além dele, o paulista Felipe Ho e a atleta suíça-brasileira, Anja Köhler, também membros da seleção, participarão do evento.

O campeonato seguirá as regras oficiais da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), com uma etapa de qualificação no mesmo formato utilizado no Campeonato Mundial. Essa estrutura tem como objetivo preparar os principais atletas do cenário nacional para competições internacionais.

A programação começa na sexta-feira (11/10), às 10h, com o Campeonato Brasileiro de Velocidade. As competições continuarão nos dias seguintes, 12/10 e 13/10, com o Campeonato Brasileiro de Guiada. As finais da guiada terão transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e Youtube do Time Brasil.

Inauguração das novas estruturas do Centro de Treinamento

O Centro de Treinamento Olímpico de Escalada do Centro Olímpico do Cajuru irá inaugurar oficialmente durante os eventos deste final de semana duas novas paredes, completando as estruturas para as três modalidades olímpicas de escalada. O Centro de Treinamento Olímpico de Escalada do Centro Olímpico do Cajuru irá inaugurar oficialmente durante os eventos deste final de semana duas novas paredes, completando as estruturas para as três modalidades olímpicas de escalada.

A parede de competição de Boulder já foi utilizada no Campeonato Brasileiro Juvenil realizado em julho. Agora, será a vez das paredes de Velocidade e Guiada.

A parede de velocidade foi construída conforme os padrões oficiais da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) e conta com todos os itens homologados: agarras, sistema de auto-segurança e medição de tempo; Este fim se semana ela sediará sua primeira competição oficial, marcando um importante passo para o desenvolvimento do esporte. A estrutura já estava pronta e disponível para os treinos desde de junho, atendendo aos atletas da modalidade, especialmente o recordista brasileiro Pedro Egg: “A parede está incrível! Não deixa nada a dever para as estruturas utilizadas em etapas da Copa do Mundo das quais participei este ano e com certeza vai contribuir bastante para os meus treinos em busca de uma vaga para Los Angeles 2028.”

A mais nova adição ao complexo é a parede de Guiada, entregue oficialmente no início de outubro, que já irá está pronta para o seu primeiro grande evento. Com 10 metros de largura, 15 metros de altura e 3 perfis de inclinação diferentes, a parede está preparada para receber eventos de porte internacional, como a Copa Sul Americana IFSC, que acontece em Curitiba em dezembro. 

“Ter uma estrutura deste nível para competir e treinar no Brasil é algo inédito! O treino da modalidade Guiada depende muito da estrutura, com paredes altas e inclinadas que possibilitem criar vias com nível de dificuldade adequado para os treinos, algo muito difícil de conseguir em paredes de ginásios comerciais. Com essa estrutura nos igualamos a outros países que têm estruturas dedicadas deste tipo para o treino de seus atletas”, comemorou Felipe Ho, principal nome da modalidade no país

A presença do Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, é esperada durante o início das disputas na sexta-feira, para a inauguração oficial do espaço.

A modalidade Guiada

A escalada guiada é uma das três modalidades da escalada esportiva presente nos Jogos Olímpicos, fazendo parte da prova combinada Boulder & Guiada. É realizada em muros com até 15 metros de altura e os atletas utilizam uma corda para proteção. O objetivo é chegar o mais alto possível, superando os desafios que as rotas/vias montadas por especialistas oferecem.

Cada atleta conta com apenas uma tentativa na via, com o tempo máximo de 6 minutos. Ao escalar, deve passar a corda, em sequência, nas proteções fixadas na parede. O atleta que chegar mais alto na via ganha a competição. O score de Top, para quando o atleta passa a corda na última proteção da via, é o mais alto. Em casos de empates, o tempo pode ser usado para definir o vencedor. 

O principal desafio da modalidade é a resistência, pois são escaladas longas e difíceis.

A modalidade Velocidade

Atualmente, a prova mais rápida dos Jogos Olímpicos, com tempos de corrida abaixo dos 5s, a modalidade ganhou grande destaque em Paris, com uma disputa própria por medalhas. 

As provas da modalidade velocidade ocorremem uma parede padrão, com 15 metros de altura e 5º de inclinação negativa. Os atletas competem em 2 fases: uma qualificatória onde o objetivo é marcar o melhor tempo possível, e uma fase final em modelo eliminatório, com 2 atletas correndo lado a lado. O atleta que chegar ao topo primeiro ganha. 

A CBEscalada

A CBEscalada foi criada em 2014, sob o nome de Associação Brasileira de Escalada Esportiva. Em 2024, ao completar 10 anos, passou a se chamar oficialmente Confederação Brasileira de Escalada Esportiva, consolidando seu status de entidade máxima da Escalada Esportiva de competição no Brasil, com reconhecimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e filiação à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC – International Federation of Sport Climbing).

A Confederação é a responsável pela manutenção do Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em colaboração com ginásios, clubes e outras entidades envolvidas no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição.

A CBEscalada realiza regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade, e convoca anualmente a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, que conta com o patrocínio da Galápagos Outdoor para representar o país em eventos internacionais.

SERVIÇO

Cronograma 

Sexta-feira, 11 de outubro – Velocidade

11h30 | Qualificatórias Masculino e Feminino

16h | Finais Masculino e Feminino 

Sábado, 12 de outubro – Guiada

10h | Início Qualificatórias Masculino e Feminino

Domingo, 13 de – Guiada

16h | Finais Feminino e Masculino 

18h30| Premiação e encerramento

Endereço

Centro de Treinamento Olímpico de Escalada | Parque Olímpico do Cajuru

Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510

Curitiba – PR 

Por: Juliana Vaz – Analista de Comunicação e Imprensa

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade