Vettel não é punido pela FIA

0

A polêmica terceira posição do GP do México foi muito além do circuito de Hermanos Rodriguez. Primeiro foi Max Verstappen que ficou com o terceiro posto, mas esse acabou cortando caminho o que levou o alemão Sebastian Vettel a uma ira descontrolada chegando ao pontos de ofender publicamente Charlie Whiting, diretor de prova.

Mal sabia Vettel! No final da disputa ele acabaria indo ao pódio, só que horas mais tarde ele também sofreria uma punição por direção perigosa na disputa com Daniel Ricciardo. O fato é que o alemão sabia que tinha feito besteira e procurou o diretor de provas para lhe pedir desculpas. O piloto da Ferrari ainda foi mais além, pediu desculpas através de uma carta a Jean Todt (presidente da FIA) e a Whiting expressando desculpas pelo ocorrido.

A FIA resolveu por não punir o alemão, mais deixou claro que não vai mais tolerar tal fato. Confira o comunicado expedido pela entidade máxima do automobilismo mundial:

No recente GP do México, o piloto da Ferrari Sebastian Vettel fez comentários com a equipe pelo rádio usando repetidas palavras de baixo calão dirigidas tanto ao diretor de provas da FIA, Charlie Whiting, quanto a outro concorrente, o que foi transmitido ao vivo durante o evento.

Imediatamente após o incidente, Sebastian Vettel espontaneamente procurou Charlie Whiting pessoalmente para expressar seu arrependimento pelo comportamento. Ele então, novamente por iniciativa própria, enviou cartas ao presidente da FIA, Jean Todt, e a Charlie Whiting, onde se desculpava profundamente por suas ações. Ele também indicou que entrará em contato com Max Verstappen e jurou que tal incidente nunca mais ocorrerá novamente – disse o comunicado.

À luz deste sincero pedido de desculpas e de forte comprometimento, o presidente da FIA decidiu, excepcionalmente, não tomar medidas disciplinares contra o Sr. Vettel, evitando de levar o caso ao Tribunal Internacional da FIA.

A FIA sempre condenará o uso de linguagem ofensiva no esporte a motor, especialmente quando dirigida a funcionários e/ou participantes, e espera que todos os competidores sejam respeitosos e atentos ao exemplo que estabelecem para o público e para a geração mais jovem, especialmente.

A FIA aproveita esta oportunidade para avisar que, em caso de qualquer incidente futuro semelhante ao que ocorreu no México, medidas disciplinares serão tomadas, levando o caso ao Tribunal Internacional da FIA para julgamento.

A próxima etapa do Mundial de F1 acontece entre os dias 11 e 13 de novembro em Interlagos, São Paulo.

Curta: www.facebook.com/templodosesportes

Por Matheus Furlan

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade