Dominante, Valtteri Bottas vence na Rússia, seu primeiro triunfo na F1

0

O GP da Rússia começou de forma conturbada. Antes mesmo da partida, Alonso já teve problemas com a McLaren e abandonou. Com um carro a menos no grid a partida foi dada e Bottas partiu bem deixando Vettel e Raikkonen para trás. No final do pelotão Grosjean tocou na lateral de Palmer que acabou perdendo o controle e batendo na própria Haas do francês, ambos foram parar no muro e o carro de segurança entrou na pista.

Massa partiu bem mas acabou ultrapassado por Verstappen, mas curvas a frente o brasileiro batalhou com Ricciardo pelo sexto lugar. O australiano que também foi superado pelo companheiro acabou sucumbindo para Massa.

Na volta 5, Daniel Ricciardo da RBR passou a ter problemas com seu freio traseiro, o que fez seu carro perder desempenho e diversas posições.A sessa altura Bottas, Vettel, Raikkonen, Hamilton Verstappen e Massa eram os seis primeiros colocados.

As voltas foram se passando e Magnussen da mesma forma que Vandoorne tomaram cinco segundos de punição por extrapolarem os limites do traçado russo. Na ponta, Bottas já acumulava mais de três segundos de vantagem sobre Vettel, seguindo com voltas rápidas para abrir sua vantagem.

O domínio de Valtteri Bottas seguia forte, com boas voltas e se mantendo bem a frente da equipe Ferrari. Enquanto o finlandês seguia livre na ponta, Hamilton passava a reclamar de problemas no seu carro na 16° volta.

As paradas nos pits começaram na 22° volta com Werhlein e Vandorrne. Massa foi o primeiro dos ponteiros a parar nos pits e voltou na 10° posição. Após o brasileiro diversos carros foram fazer suas trocas.

Após as paradas nos pits, Massa passou a andar na frente de seu companheiro Stroll. Na ponta, Bottas começou a passar pelos retardatários e perder tempo demais com relação a Vettel que com melhores negociações encostou de vez.

Os ponteiros foram realizando suas paradas e na 31° volta, Hamilton entrou nos pits, Vettel seguia na pista com a liderança da disputa e mais de 19 segundos de vantagem para Bottas que vinha na segunda posição e já trocou os compostos.

Somente na volta 35 que Sebastian Vettel entrou para fazer sua parada e com isso Bottas voltou a liderança com mais de quatro segundos a frente do alemão. Bottas, Vettel, Raikkonen, Hamilton, Verstappen, Hulkenberg em sexto, o único a ainda não ter eito sua troca de pneus e Massa em sétimo lugar.

Com 39 voltas, Vettel passou a diminuir a diferença pra Bottas em virtude de uma travada de roda do piloto da Mercedes. O alemão passou a lutar contra o tempo para alcançar o adversário. Atrás deles, Raikkonen vinha em terceiro a frente de Hamilton. Massa seguia na sétima posição.

Somente na 41° volta, Hulkenberg entrou nos pits para fazer a sua troca de pneus. Um grande trabalho do alemão com a Renault que sob seu comando. Bottas e Vettel começaram a aparecer bem próximos.

Na 42° volta, Massa foi obrigado a voltar para a pista em virtude de um furo no pneu. Com o novo jogo de compostos, o brasileiro caiu para o nono posto.

As voltas foram se passando e na altura do 48 giro, Vettel encostou de vez no Bottas. Raikkonen e Hamilton ficaram distantes da disputa. Verstappen seguia em quinto. Pérez, Ocon, Hulkenberg, Massa e Sainz completavam o top-10.

Na abertura da última volta, Bottas deixou Massa para trás como retardatário e Vettel acabou perdendo tempo, com isso o carro #77 da Mercedes partiu para as últimas curvas e concluiu a disputa na primeira posição. Vettel em 2° e Raikkonen em 3° completando o pódio.

O top-10 foi seguido por Hamilton, Verstappen, Pérez, Ocon, Hulkenberg, Massa e Sainz fechando a zona de pontuação.

O triunfo em solo russo foi o primeiro de Valtteri Bottas na Fórmula 1 tornando-se assim o quinto finlandês a vencer na categoria. Uma vitória para delírio do piloto e da equipe Mercedes.

A próxima etapa da categoria acontecerá no dia 14 de maio, na Espanha.

Curta: www.facebook.com/templodosesportes

Por Matheus Furlan

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade