Campeonato Asseka de Kart inicia o play off neste sábado

0

GPCKA disputa a sexta e antepenúltima etapa no domingo

O Campeonato Asseka dará início ao seu play off neste sábado (23/9), com a disputa da oitava e antepenúltima etapa no Kartódromo Granja Viana, na região metropolitana de São Paulo (SP). Após sete etapas, apenas sete pilotos disputarão o título de campeão da temporada nas três últimas corridas: Erick Nemez, Cristian Peticov, Valdir Silva, Anderson Darc, Luan Oliveira, Clóvis Silva e Alberto Cesar Otazú.

As sete primeiras etapas do Asseka foram consideradas classificatórias, e as três últimas etapas são consideradas como fase final, denominada Grand 7. Os pilotos que venceram ao menos uma das corridas na fase classificatória – Erick Nemez (2), Alberto Cesar Otazú (2), Márcio Simão (2) e Cristian Peticov (1), automaticamente deveriam ser classificados para este playoff. No entanto, como Simão não compareceu à última prova disputada, pelo regulamento ele está alijado do play off. Os outros quatro foram selecionados pelas melhores posições na tabela de pontuação acumulada. Para diferenciar os pilotos do Grand 7, eles começam com 400 pontos, mais bonificações e menos eventuais punições.

“Eu fui o único piloto classificado para o Grand 7 que ficou com menos de 400 pontos, pois fui punido por ter trocado de kart na sexta etapa. Acho extremamente exagerado ficar carregando punições, como um pecado mortal. Poxa, tive que largar parado de dentro dos boxes na ocasião, e ainda perdi 10 pontos na fase classificatória. Acho que já seria o suficiente”, comentou Alberto Cesar Otazú (Braspress/Pilotech/Alpie Escola de Pilotagem/HTPro Nutrition).

O piloto que troca de kart, exceto em caso de quebra ou falha mecânica do kart, comprovada pela equipe de mecânicos do kartódromo é penalizado em 10 pontos e fica parado nos boxes até o final do treino, largando de lá. O piloto classificado para o Grand 7 que receber qualquer penalidade durante a fase classificatória leva os pontos a menos também para a fase final.

“Como aceitei o regulamento no começo do ano, aceito a punição, mas não concordo. Acho que este item deve ser revisto para a próxima temporada. Agora a minha chance de ser campeão é praticamente nula, mesmo que eu ganhe as três últimas corridas, que é o meu objetivo”, continua o caçula do campeonato, que acumula o mesmo número de pole positions – três – e de vitórias – duas – que o líder Erick Nemez, mas tem quatro voltas mais rápidas.

“O campeonato é sensacional. É bem organizado, todos os pilotos são leais, amigos, mas extremamente competitivos. Por isto é que sugiro uma adequação para o próximo ano”. Os pilotos a partir do oitavo colocado disputarão a Copa Maná, nas três provas finais.

Os dez primeiros do campeonato Asseka são: 1) Erick Nemez, 410; 2) Cristian Peticov, 405; 3) Valdir Silva, 400; 4) Anderson Darc, 400; 5) Luan Oliveira, 400; 6) Clóvis Silva, 400; 7) Alberto Cesar Otazú, 390; 8) Márcio Simão, 134; 9) Bruno Escarim, 124; 10) Vinicius Neves, 102.

GPCKA disputa a sexta e antepenúltima etapa

O GP Circuito de Kart Amador (GPCKA) realiza no domingo (24/9) a sua sexta e antepenúltima etapa, também no circuito de Cotia (SP). A liderança é de Giuseppe Corsi, que já venceu três provas na temporada e soma 166,5 pontos, 15,5 de vantagem sobre o vice-líder Henrique Sigoli – com uma vitória -, e 24,5 de folga em cima de Alberto Cesar Otazú (Braspress/Pilotech/Alpie Escola de Pilotagem/HTPro Nutrition), que também tem uma vitória.

“Quero brigar novamente pela pole, melhor volta e vitória, para me aproximar mais do Zeppe (Corsi). Se aplicarmos já o critério de descartes, eu estou na vice-liderança e muito próximo dele”, planeja Otazú, que já tem duas pole positions e três voltas mais rápidas, critérios onde tem o melhor desempenho do certame.

“O meu maior problema foi na quarta etapa, em que eu estava caminhando folgado para a minha segunda vitória, com cinco segundos de vantagem, quando quebrou o cabo do acelerador. Tive que me recolher aos boxes, troquei de kart e recebi a bandeirada apenas na 18ª posição. Outro resultado ruim foi na terceira etapa, em que cheguei atrasado, larguei em 27º, mas ainda pontuei com a 10ª posição. Por isto, não posso vacilar, tenho que terminar esta prova pelo menos entre os dois primeiros”, encerra o piloto mais jovem (16 anos) do GPCKA.

Veja a classificação dos dez primeiros no GPCKA após cinco etapas: 1) Giuseppe Corsi, 166,5 pontos; 2) Henrique Sigoli, 151; 3) Alberto Cesar Otazú, 142; 4) Luciano Montanhez, 135; 5) Bruno Fernandes de Oliveira, 128,5; 6) Antonio Moura Andrade, 128; 7) Augusto Coutinho, 120; 8) Neldir Amaral, 116; 9) Bruno Pinheiro, 111; 10) Felipe Huertas, 110.

 

Alberto Cesar Otazú tem o patrocínio de Braspress, Pilotech e Alpie Escola de Pilotagem, com apoio de HTPro Nutrition, BraClean, Carnes del Sur, No Fire Services, Click Pix Kart, Cazarré Mktcom, LEAG e Studio 67 Design. O jovem apoia as ações da Associação Cruz Verde e Direção para a Vida.

Acompanhe www.facebook.com/albertocesar.otazu

Curta  www.facebook.com/associacaocruzverde

Curta www.facebook.com/DirecaoParaAVida

Por Master Mídia Marketing

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade