Porsche Carrera Cup Junior Program leva a Interlagos estrutura de uma etapa regular da categoria

0

Processo seletivo que premiará três jovens pilotos com bolsas no valor total de R$ 780 mil começa nesta segunda-feira (19)

Começa nesta segunda-feira (19), em São Paulo, o Junior Program, processo seletivo para jovens pilotos com mais expressiva distribuição de prêmios na história do automobilismo brasileiro. O Programa será dividido em quatro dias de testes, sendo dois para testes físicos e cognitivos e dois para testes em pista, no autódromo de Interlagos.

Para fazer jus a uma seletiva de tamanha importância a Porsche Cup disponibilizará para esse evento a mesma estrutura e programação de uma etapa do seu calendário oficial. Na prática, o Junior Program é encarado pela categoria como sua décima etapa no calendário 2018.

O time de especialistas aprontou para as atividades de pista oito dos carros de corrida mais produzidos no planeta. Os finalistas do Junior Program terão à disposição os mesmos carros da geração “991-I” que disputavam a classe Cup em 2017 e que neste ano vão concorrer na Carrera Cup 3.8. À exceção dos carros da geração “991-II”, que estreiam nesta temporada, são os bólidos de corrida mais modernos em atividade nas pistas brasileiras.

O conceito de avaliação do Junior Program segue a isonomia de equipamento que pauta a Porsche Cup desde sua fundação em 2005. Os equipamentos são rigorosamente idênticos, para que a pilotagem faça a diferença. Por essa razão, da frota de oito carros disponíveis para as atividades, serão selecionados os quatro que apresentarem performance mais similar nas atividades de shakedown realizadas pelos pilotos consultores da categoria antes dos finalistas irem para a pista.

Também estarão à disposição dos jovens postulantes 40 jogos de pneus Michelin, sendo doze deles zero –ou seja, cada piloto terá o direito de usar um jogo de pneu novo durante as atividades. A categoria vai levar para pista dois mil litros de combustível Shell V-Power Racing e um total de cinquenta profissionais do staff. Vale lembrar que a Porsche Cup vai distribuir R$ 780 mil em bolsas para os três primeiros colocados, sendo metade dessa soma ao vencedor.

A banca multidisciplinar encarregada do julgamento dos competidores vai avaliar aspectos diversos do desempenho dos jovens. Não serão premiados, necessariamente, os mais rápidos nem os mais experientes. Mas aqueles que forem considerados os mais promissores para no futuro serem indicados à etapa global do processo seletivo da Porsche, concorrendo a uma vaga como piloto de fábrica da marca.

Nessa linha, é importante ressaltar que os doze finalistas, entre 16 e 24 anos, têm os mais variados perfis, como por exemplo: pilotos com passagem em carro de fórmula, outros em categorias de turismo e principalmente uma grande quantidade vinda do kart. Isso ilustra que o Junior Program além de possibilitar uma carreira em carros de GT surge como alternativa para promover a transição do kartismo para as corridas de automóvel.

Confira abaixo a programação dos quatro dias de atividades do Junior Program 2018:

Segunda, 19/02:

– Testes físicos no laboratório sportslab (rua tabapuã), das 7h às 14h

– Teste de VO2 max

– Testes de força

– Teste de resistência

 

Terça, 20/02:

– Testes cognitivos na sede da Porsche GT3 Cup, das 8h às 17h

– Testes de reação

– Testes de visão em profundidade

– Briefing do carro e dos testes de pista

Quarta, 21/02:

– Testes na pista

– 3 sessões de teste na pista, simulando o primeiro dia de um fim de semana de corrida

– Coletiva de imprensa simulada a partir das 17h

 

Quinta, 22/02:

– Testes de pista

– Simulação de classificação e simulação de corrida

– Encerramento (confraternização no fogo de chão)

Conheça os doze finalistas Junior Program 2018 (em ordem alfabética):

1- Nome: Enzo Elias
Idade: 16 anos
Cidade: Brasília
Fatos marcantes na carreira: campeão top kart Brasil 2016, melhor estreante da seletiva de kart Petrobras, vice-campeão da F3 Light 2017
Expectativa:  “Minhas expectativas são as melhores possíveis, vou dar o meu melhor pois já venho me preparando a um bom tempo para uma oportunidade como essa. Sou o mais jovem, mas vou para cima, vou para ganhar e conto com a torcida de todos.”

2- Nome: Gaston Iansa
Idade: 20 anos
Cidade: San Vicente (Argentina)
Fatos marcantes na carreira: Campeão Turismo Pista Classe 1 (2016), Vice-campeão argentino de kart (2010), vice-campeão argentino de kart Rotax (2009)

3-Nome: Luca Milani
Idade: 21 anos
Cidade: São Paulo
Fatos marcantes na carreira: Participou da Sprint Race Brasil e em 2017 no Brasileiro de Turismo, com 7 pódios, 1 pole e 1 vitória
Expectativa: “Vou brigar com todas as minhas forças por essa vaga para ir lá pra fora, se Deus quiser e disputar nos circuitos do mundo todo”

4- Nome: Lucas Okada
Idade: 17 anos
Cidade: Brasília
Expectativa: “Minha expectativa é sempre boa, estou tranquilo, calmo e espero que de tudo certo”

5- Nome: Luiz Otávio Floss
Idade: 17 anos
Cidade: Passo Fundo (RS)
Expectativa: “Minha expectativa é poder vivenciar e aprender ao máximo durante esses quatro dias do programa. É uma grande oportunidade para mim, que estou saindo do kart, começar uma carreira no automobilismo. 

6- Nome: Lukas Moraes
Idade: 21 anos
Fatos marcantes na carreira: disputou a Formula Abarth Italiana em 2013, vice-campeão brasileiro de F3 em 2014, disputa o campeonato brasileiro de turismo desde 2015.
Expectativa: “Eu tenho uma expectativa muito boa eu acho que a gente consegue entrar la para brigar mas principalmente para se desenvolver como piloto e quem sabe conseguir fazer carreira na Porsche Império GT3 Cup”

7- Marcel Coletta
Idade: 16 anos
Fatos marcantes na carreira: Campeão brasileiro e da Copa do Brasil de kart, duas vezes vencedor do prêmio capacete de ouro.
Expectativa: Minha expectativa é boa, vou competir com muitos pilotos bons e vamos ter que trabalhar bastante com muita determinação, e se Deus quiser, vai dar tudo certo e eu conseguirei ser um dos três selecionados para receber esse apoio da Porsche”

8- Marcus Vario
Idade: 24 anos
Cidade: Panamá
Fatos marcantes na carreira: Terceiro colocado no campeonato da Porsche GT3 Brasil na classe Challenge
Expectativa: Minhas expectativas são muito positivas, me sinto em ótimas condições, focalizado 100% para ser o piloto oficial Porsche 2018.

9- Nome: Murilo Colleta
Idade: 17 anos
Fatos marcantes na carreira: campeão brasileiro e da copa Brasil de kart
Expectativa: “Minha expectativa é muito grande, eu tenho total confiança no meu potencial e espero ser um dos 3 finalistas”

10- Pedro Aguiar
Idade: 22 anos
Cidade: Americana/SP
Fatos marcantes na carreira: Vice-campeão F-Inter (2017)
Expectativa: “A minha intenção é ficar em primeiro lugar e conseguir essa bolsa de 70%., Creio que é a intenção de todos, mas vou lutar para e dar o meu melhor para conseguir superar meus concorrentes”

11- Pedro Cardoso
Idade: 18 anos
Fatos marcantes na carreira: Campeão da F4 sul-americana e campeão brasileiro de kart
Expectativa: “Espero conseguir ser um dos três primeiros e conto com a torcida e apoio de todos”

12- Nome: Vitor Baptista
Idade: 19 anos
Cidade: São Paulo
Fatos marcantes na carreira: Campeão da F3 Brasil Light, campeão da Euro Formula 3, disputou a World Series em 2016 e o Brasileiro de Turismo em 2017.
Expectativa: “Minha expectativa é grande. Estou um pouco ansioso, mas me preparando psicologicamente e fisicamente para colocar em pratica toda a minha experiência na Porsche Império GT3 Cup”

Por Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade