Allan Croce vence o Open do Brasileiro de Kart e será o representante do país no Mazda Road to Indy

0

Piloto paulista é o campeão na categoria Graduados e fatura vaga para participar do shootout no final do ano nos Estados Unidos e concorrer ao prêmio de 200 mil dólares

A terceira edição do Mazda Road to Indy no Brasil já tem o seu campeão. O paulista Allan Croce, de 18 anos, venceu no último sábado (dia 23) o Open do Brasileiro de Kart na categoria Graduados e ficou com a vaga para representar o país no shootout no final do ano nos Estados Unidos.

Na disputa no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), Croce dominou as duas baterias classificatórias (15 voltas cada uma) e a prova final (20 voltas). O piloto largou em segundo e venceu a primeira classificatória. Depois largou da ponta e novamente faturou a segunda bateria. E, na final, mais uma vez venceu e ficou com o título e a vaga do Mazda Road to Indy.

Croce, que é natural de Jaú, no interior paulista, será o terceiro brasileiro a tentar o prêmio de 200 mil dólares que equivale à temporada completa na USF2000, o primeiro degrau para os pilotos que sonham chegar à Fórmula Indy. Em 2016, o paulista Marcel Coletta foi o representante do Brasil na final, com apenas 15 anos, e, no ano passado, o carioca Olin Galli chegou bem próximo do título, ficando entre os cinco primeiros. A decisão em dezembro reunirá pilotos do mundo todo e será realizada com os carros da Fórmula Mazda, com motores de 180 cavalos.

“É incrível, porque os pilotos não têm muitas oportunidades como esta. É uma chance enorme para demonstrar suas habilidades e determinação”, comemorou Croce, que tem a “velocidade” no sangue. Ele é neto do ex-piloto Fernando Croce. “Meu avô é a pessoa que mais sigo como exemplo, até hoje. Sem dúvida, fui influenciado por ele, mas peguei amor pelo esporte e pretendo seguir carreira no automobilismo”, destacou Allan, que começou a competir aos 12 anos e, há três anos, corre na Graduados.

Fernando Croce, falecido há quatro anos, foi um grande kartista e, inclusive, correu ao lado de Paulo Carcasci, representante do Mazda Road to Indy no Brasil, organizador e responsável técnico pelo evento no país.

“Foi uma grande disputa pela vaga e fiquei feliz ao ver o neto do Fernando, que dividiu as pistas comigo no passado, chegar à conquista. O Open do Brasileiro de Kart atraiu grandes pilotos do país, inclusive o Olin Galli, que venceu o Mazda Road to Indy Brasil no ano passado. Vamos mais uma vez para os Estados Unidos participar do shootout deste projeto único, onde um piloto pode dar sequência a sua carreira dependendo apenas do seu talento e resultados”, completou Carcasci, que é heptacampeão brasileiro de kart, campeão europeu de Fórmula Ford, campeão da F-3 Japonesa, além de vencedor da Gold Cup na F-3000, e que atualmente é coach de pilotos.

O Mazda Road to Indy é um dos projetos mais bem sucedidos para a formação de pilotos no mundo. Com suas premiações, o projeto dá a chance de um piloto começar na USF2000 e, se vencer a categoria, ganhar a temporada na Pro Mazda, depois Indy Lights, até chegar à Indy.

A Mazda passou a dar seu nome ao projeto em 2010 e desde o seu lançamento pilotos de diversos países já passaram pelas competições. Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Finlândia, Irlanda, Coréia, México, Holanda, Noruega, Filipinas, Espanha, Grã-Bretanha, Venezuela e Zimbábue já tiveram representantes no grid, mostrando seus talentos em circuitos mistos, de rua e ovais nos EUA.

Confira o resultado da prova final da categoria Graduados no Open do Brasileiro de Kart:
1 #061 ALLAN CROCE 20 voltas em 15min18s592
2 #077 MARCUS BORGES a 2.061
3 #999 GUILHERME PEIXOTO a 5.319
4 #017 LUCAS OKADA a 6.064
5 #001 OLIN GALLI a 6.546
6 #221 SERGIO ROBERTO CRISPIM a 6.803
7 #212 ALAIN SISDELI a 8.059
8 #070 VINICIUS PONCE a 8.311
9 #119 PEDRO GOULART a 9.287
10 #029 VICTOR BACKES a 13.539

Para saber mais sobre o evento no Brasil, acesse: http://mazdaroadtoindy.com.br/

Por: FGCom

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade