INSTITUTO RENAULT APOIA TERCEIRA ETAPA DA MODERNIZAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

0

Nesta segunda-feira (17), ocorreu a inauguração da terceira etapa de modernização da Biblioteca Pública do Paraná. As obras contaram com o apoio do Instituto Renault, em conjunto com o Governo do Estado do Paraná. Para esta fase do projeto, desenvolvida pelo arquiteto Manoel Coelho, a Renault destinou R$ 1,8 milhão em investimentos, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

“ Promover a cultura e a educação faz parte da estratégia do Instituto Renault. Temos muito orgulho em apoiar mais esta etapa de modernização da Biblioteca Pública do Paraná, espaço que há mais de 160 anos cumpre um papel fundamental no desenvolvimento da cultura e da educação no estado”, afirma Marcus Aguiar, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault do Brasil.

Desde 2017, a Renault já destinou cerca de R$ 6,4 milhões para auxiliar na modernização do local, um dos maiores estabelecimentos do gênero do país, reunindo acervo de aproximadamente 630 mil livros, periódicos, fotografias e materiais de multimídia, entre outros. Fundada em 1857, a biblioteca atende, em média, três mil usuários por dia, realizando, também diariamente, cerca de 2 mil empréstimos de livros.

Restauração

A sede da Biblioteca Pública do Paraná passa por um amplo processo de reformulação, com objetivo de melhorar as instalações, aperfeiçoar o atendimento aos usuários e ampliar os serviços oferecidos.

Na primeira fase, finalizada em 2017, quando a Biblioteca Pública completou 160 anos, foram reformados o auditório, o hall do segundo andar, os banheiros do térreo e a seção de empréstimos.

A segunda fase, inaugurada em abril de 2018, contou com a revitalização das salas destinadas à literatura, periódicos, multimeios e materiais infantis. Todos os espaços receberam novo mobiliário, iluminação e pintura. Além disso, os funcionários ganharam uma nova cantina. Banheiros também foram reformados.

Nesta fase, as salas de Filosofia e Religião, Ciências Puras e Aplicadas e Esportes e Belas Artes receberam pintura, mobiliário e projeto de iluminação novos. Também foi criado um novo espaço para as obras raras do acervo, no segundo andar do prédio.

Instituto Renault

Criado há oito anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e inclusão. No eixo Inclusão, são destaques:

O programa Renault Experience, que busca estimular o empreendedorismo e a inovação por meio do modelo de startups. Criado em 2010, o programa já atingiu 37 mil estudantes.

A Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.

No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para:

Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram atingidas pela iniciativa.

No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 150 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.

No total, mais de 700 mil pessoas já foram atingidas pelas ações do Instituto Renault. Mais informações em www.institutorenault.com.br.

Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade