Em sua 15ª temporada, Porsche Cup Império unifica grid e abre arquibancada o ano todo

0

Campeonato de sprint começa neste sábado em Interlagos e encampa formato consagrado nas provas de endurance, com todos os carros largando juntos

Os motores dos carros de corrida mais produzidos no planeta voltarão a roncar neste sábado, para a abertura do campeonato 2019 da Porsche Cup Império. A categoria inaugura sua 15ª jornada “importando” para o campeonato de sprint duas grandes novidades que foram provadas –e aprovadas com louvor– nos campeonatos de endurance dos últimos anos.

O principal apelo é fora da pista, com operação de arquibancadas durante todo o ano. Até 2018, eram comercializados ingressos apenas para as três corridas de longa duração e as provas de sprint integrantes da programação oficial do GP Brasil de F1. Agora, motivada pela casa cheia nas corridas de longa duração, a Porsche Cup Império terá bilheterias em funcionamento o ano inteiro.

Para a etapa de abertura, com as corridas marcadas para 9h50 e 12h50 em Interlagos, as entradas custam R$ 30 e dão direito a visitação de box no horário pré-determinado. Bilhetes podem ser comprados nos guichês do autódromo ou por meio do site oficial www.porschegt3cup.com.br

Dentro da pista, outra inovação advinda das corridas longas. No melhor estilo 24 Horas de Le Mans, as quatro categorias da Porsche Cup Império vão largar no mesmo grid, enchendo a reta de Interlagos com 40 carros. Como consequência, a organização conseguiu ganhar tempo no cronograma das corridas, ampliando de 25 para 30 minutos mais uma volta a duração das duas baterias do sábado.

O pacote desportivo replica o modelo já consagrado nos últimos anos: estarão em disputa as classes Carrera Cup 4.0, GT3 Cup 4.0, Carrera Cup 3.8 e GT3 Cup 3.8, que largam nesta ordem. Todos os pilotos inscritos nas séries GT3 Cup pontuam também na Carrera Cup, a categoria profissional do campeonato.

Para a segunda bateria de cada jornada de sprint há inversão do grid em relação à ordem de chegada da primeira prova. O número de posições a serem invertidas é determinado por sorteio, pelo vencedor da corrida, após a primeira cerimônia de pódio.

Também estão mantidas as regras do lastro de performance a partir da segunda etapa, conforme a posição de cada competidor no campeonato, bem como a previsão regulamentar de dois descartes dos piores resultados do ano por piloto.

Os títulos overall também seguem em jogo e são apurados pelo somatório da pontuação nos campeonatos de sprint e endurance após as nove reuniões do ano.

Em 2019 a categoria volta a contar com uma etapa internacional, designada para agosto em Termas de Río Hondo, pista argentina que recebe a MotoGP anualmente. Também, pelo 15º ano consecutivo, a Porsche Cup Império realiza o evento suporte do GP Brasil de F1 em Interlagos. A categoria passa ainda por Curitiba, Goiânia e Velo Città em seu calendário.

Os canais Sportv transmitem a temporada toda ao vivo -com as corridas deste sábado marcadas para 10h e 13h. Treinos qualificatórios e as provas são mostradas ainda ao vivo no portal Grande Prêmio e nos canais oficiais da Porsche Cup Império no Facebook e Youtube.

 

Porsche Cup Império – Calendário 2019

  1. Interlagos (sprint) 15 e 16 de março
  2. Curitiba (sprint) 26 e 27 de abril
  3. Velo Città (sprint) 31 de maio e 1º de junho
  4. Velo Città (endurance) 28 e 29 de junho
  5. Termas de Río Hondo (sprint) 2 e 3 de agosto
  6. Interlagos (sprint) 20 e 21 de setembro
  7. Goiânia (endurance) 25 e 26 de outubro
  8. Interlagos F1 (sprint) 15, 16 e 17 de novembro
  9. Interlagos (endurance) 29 e 30 de novembro

 

Cronograma

Abertura das arquibancadas: 8h

Largada da Prova 1: 9h50

Visitação de boxes: 11h50

Largada da Prova 2: 12h50

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade