Stock Car faz seu “dia da gratidão”

0

Homenagens, memórias e corrida de exibição emocionaram o Velo Città

Poucas vezes o automobilismo nacional conseguiu reunir gerações tão distantes de pilotos importantes. Muitos deles reconhecidos pelas façanhas ao volante, outros também pelo esforço extra pista para manter viva a paixão do público pelo esporte. A Stock Car realizou no último domingo (5/5) um evento que, fosse um acontecimento isolado dentro do calendário, já teria marcado a temporada como algo inesquecível para os milhares de fãs espalhados pelo Brasil e no exterior.

A “Stock Car Legends” reuniu pilotos que construíram a fama da categoria como a principal do continente e, nessa trajetória, conquistaram mais de 300 pódios, 200 vitórias e 24 títulos. Na sequência, o público assistiu à rodada dupla da atual geração de competidores, a Stock Car moderna, que tem boa parte do grid formada por jovens dos 17 aos 26 anos. Complementando a programação, foi disputada uma prova de exibição da Old Stock, categoria que utiliza Opalas com regulamento inspirado nos Stock Car dos anos 70 e 80.

Para todos os presentes, a Stock teve seu dia de apoteose. “Foi um momento de celebração e de demonstrar gratidão”, completa Carlos Col, CEO da Vicar, promotora da Stock Car e Stock Light. “Nossa intenção foi comemorar os 40 anos da Stock homenageando as pessoas que a tornaram uma grande categoria, enraizada no coração de milhares de fãs ao longo destes anos. Foi emocionante ver a expressão dos próprios ídolos que reunimos, todos eles muito impactados pela força daquele momento e pelo aplauso dos fãs – sem contar as demonstrações de admiração e gratidão dos profissionais da atualidade, da imprensa aos mecânicos e pilotos. Todos viveram algo extraordinário neste domingo. Foi nosso melhor momento como comunidade do automobilismo, mostramos que temos orgulho de nossa história e de nossos heróis. Obrigado a todos que se esforçaram para este momento acontecer. Em especial aos gestores da categoria Old Stock, que levaram os carros e os cederam aos pilotos históricos”, completou Col.

A corrida de exibição dos pilotos históricos contou com os principais ídolos dos anos de formação da categoria. Eles levantaram o público na arquibancada com uma largada lançada em alta velocidade. Logo nos primeiros metros, ficou claro que algo especial iria acontecer. Paulão Gomes, o pole position disparou na ponta, mas logo recebeu combate de craques como Adalberto Jardim, Chico Serra e Ingo Hoffmann. Os dois últimos, inclusive entraram nas curvas andando de lado, derrapando nas quatro rodas, em um balé controlado no qual chegaram a bater as laterais dos Opalas – tudo dentro da mais pura esportividade e no velho estilo que os tornou grandes campeões.

Ao final, todos pararam seus carros antes da linha de chegada. Desceram dos Opalas e receberam a bandeirada caminhando juntos, de mãos dadas. A cena emocionou o público e os próprios pilotos. “É essa a imagem e o espírito da Stock Car que criou e transformou a categoria na maior do continente. Espero que este exemplo continue a impulsionar nossa comunidade nas próximas décadas”, disse Carlos Col. A bandeirada final foi dada por Carlos Montagner, que atuou como diretor de provas da Stock Car por vários anos. Montagner foi aplaudido pelos pilotos históricos e todos receberam uma placa comemorativa personalizada, agradecendo a importância de cada um deles na construção da categoria e também a participação no evento de domingo.

 

Pilotos históricos que participaram da Stock Car Legends no Velo Città, com os números dos Opalas Old Stock utilizados:

3 – Reinaldo Campello

6 – Chico Serra

9 – Joannis Lykouroupolos
10 – Affonsinho Giaffone Netto (filho do primeiro vencedor da Stock, Affonso Giaffone Júnior)

11 – Valmir “Hisgué” Benavides

12 – Paulo de Tarso

17 – Ingo Hoffmann

18 – George “Gregão” Lemonias

19 – Arthur Bragantini

22 – Paulo Gomes

23 – Paulo Valiengo

31 – Zeca Giaffone

45 – Leonardo de Almeida

48 – Fabio Sotto Mayor

54 – Ângelo Giombelli

64 – Ney Faustini

88 – Adalberto Jardim

89 – Walter Travaglini

93 – Camillo Christópharo Júnior

777 – Luiz “Lucho” Osório

909 – Roberto Amaral Coruja

Por: Assessoria de Imprensa da Stock Car – Rodolpho Siqueira / Bruno Vicária

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade