Federação Cearense de Automobilismo dá início ao primeiro campeonato de Automobilismo Virtual

0

Rafael Fontenelle e Thiago Barbosa vencem na abertura do Cearense de Automobilismo Virtual nas categorias graduados e light, respectivamente

Federação Cearense de Automobilismo (FCA), filiada à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) realizou, neste domingo (24), a primeira etapa do Campeonato Cearense de Automobilismo Virtual, a primeira competição virtual nos moldes das competições oficiais de automobilismo.

Em plataforma do PlayStation quatro (PS4), foram realizadas duas provas com transmissão, ao vivo, pelo Youtube, sob a coordenação da ApexGT eSports de Automobilismo Virtual, que detém expertise comprovada na transmissão e coordenação de corridas do Automobilismo Virtual (AV).

No entanto, a competição cearense inaugura um novo momento nas provas de AV. De acordo com o presidente da FCA, Lutianne Dantas Soares, a principal diferença está no regulamento, que buscou adaptar ao AV regras adaptadas dos campeonatos oficiais homologados pela CBA. A adoção de comissários desportivos que estarão acompanhando as corridas é outra inovação neste tipo de competição.

“Com regulamento, comissários reais e uma transmissão, ao vivo (com locução e comentários), são os diferenciais desse campeonato que nasce em tempo de isolamento seguindo a onda mundial do automobilismo. Por isso, criamos um, braço virtual da FCA com diretoria, comissários e vida própria, chama-se FCA E-SPORTS, que contou com o apoio do presidente da CBA, Waldner Bernardo, o Dadai”, afirmou Lutianne.

Foram duas corridas com 20 voltas cada no traçado virtual da pista de Monza, um dos circuitos mais velozes do automobilismo e do AV. Os carros era modelos Gran Turismo GT e os participantes mostraram criatividade nas pinturas de seus bólidos virtuais, muitos deles adotando a mesma numeração que exibem nas provas oficiais.

Na categoria Light a vitória ficou com Thiago Barbosa (Thiago Tartaruga), piloto de kart que fazia sua estreia no AV. Em apenas uma semana de treinos, Thiago juntou-se ao amigo Aldemir Gouveia Filho, piloto de Marcas, na criação de uma equipe.
Largando na pole, foi ultrapassado por Aldemir, mas este teve um problema na última curva (Parabólica) e acabou devolvendo o P1 ao colega de equipe e segundo no P2 concluiu a dobradinha com a vitória de Barbosa.

“Consegui seguir o Thiago na largada e superá-lo em seguida, mas, infelizmente, errei e perdi o posto. Aí procurei seguir na cola dele. Agora é trabalhar para a próxima etapa”, disse Aldemir Filho.

“Foi uma grande surpresa para mim, contei com a sorte, claro, mas corrida é assim, você precisa garantir seu trabalho primeiro para depois contar com a sorte. Em uma semana treinando posso dizer que o que construí foi muito bom”, salientou Thiago Barbosa que, além de largar na pole position e vencer a prova, marcou a melhor volta da corrida em 1min 49,920s.

No P3 ficou Rafael Gurgel que, na briga pelo posto acabou se envolvendo em um toque com Raul Campos (P4), fato que será analisado pela direção de prova.

Gurgel, independente disso, mostrou boa adaptação ao AV e disse que teve de modificar a estratégia adotada para poder manter o terceiro lugar.

Um competidor que chamou a atenção e contou com a torcida de muitos dos que acompanhavam a prova e comentavam no chat foi Valdir Carlos preparador de kart e que há algum tempo tem se dedicado às corridas virtuais por diversão, mas com a oportunidade de participar de um campeonato ele não pensou duas vezes.

Valdir mostrou que a experiência de estar do lado de fora das pistas, cuidando dos karts de campeões como Paulo Holanda, lhe deu uma grande visão para as provas no PS4. Em dado momento da prova ele chegou a marcar a melhor volta. Ao final terminou em P6, atrás de Victor Ary o P5.

Na categoria Graduados a pole era de Rafael Fontenelle, um dos mais experientes pilotos cearense de AV e que estreou em 2019 no Kart Cearense em uma prova a qual chamou a atenção de todos com um desempenho de veterano, vencendo uma bateria e subindo ao pódio na classificação-geral.

Rafael sabia que teria vários adversários ao longo das 20 voltas, mas um em especial se mostrava mais perigoso, o piloto Marcus Borges – Kinho. Dono de cinco títulos brasileiro de kart, Kinho, a exemplo de Valdir e pela falta de tempo, andava no mundo virtual por diversão, mas há um mês, desempoeirou seu volante e seu game e, com mais tempo, voltou a praticar.

Na sua estreia logo mostrou o quão seria competitivo ao assumir a ponta, deixando o P2, naquele momento da prova com Rafael, que teve, junto com a equipe, refazer toda sua após cair para a última colocação tendo que conquistar cada posição antes da 20ª volta.

No decorrer da corrida a experiência e a velocidade de Rafael mostraram-se eficazes e ao reassumir a ponta ainda viu seu oponente sair da pista e seguindo uma estratégia vitoriosa cruzou a linha de chegada impondo uma boa vantagem (9.910s) sobre Kinho e comemorando a vitória.

Em segundo, Marcus Borges mostrou que será tal qual Rafael, um piloto a ser observado. “Quero agradecer a todos que me apoiaram para estar aqui, fui buscar o volante que estava na casa de um amigo e passei a treinar, sabia que teria bons adversários. Na corrida tentei o vácuo, pois sabia que assim poderia superar o Rafael. Na metade da corrida busquei poupar o combustível e acabei errando sozinho, o que me fez perder tempo. O Rafael andou forte e mereceu a vitória”, afirmou Kinho que ficou com a melhor volta da prova marcando sua passagem mais rápida no traçado de Monza em 1min 46,462s.

“Vencer a primeira corrida desse novo campeonato é muito bom. Quero agradecer a minha equipe pelo apoio e pela estratégia vencedora. O Kinho me deu trabalho, tive de me superar e é isso que ocorre em uma corrida de alto nível. Quando chega um piloto rápido, temos que ser mais rápidos ainda. Foi uma boa corrida com alguns imprevistos, mas é assim. Estou feliz”, disse o vencedor Rafael Fontenelle.

No final ainda teve um extra de emoção com a disputa pela terceira posição entre os pilotos Rodrigo Rizzo  e Gabriell Soares.

Gabriel andou sempre forte e mantinha-se entre os cinco primeiros. Após a última parada nos boxes saiu à caça do pódio, mas Rizzo também tinha em mente ficar com o pódio na corrida inaugural da competição cearense.

Os dois andaram a última volta praticamente colados e na reta final cruzaram a linha de chegada separados por uma mínima diferença. Gabriel acabou na frente (veja no detalhe da imagem), mas por conta de um incidente na volta anterior para evitar uma batida teve que pegar a zebra e acabou sofrendo uma punição de +0.500s ao seu tempo, com isso, o terceiro lugar ficando nas mãos de Rodrizzo e ele o quarto. Em quinto ficou Fran Valouis.

A próxima etapa da competição acontece domingo (31).

A próxima etapa da competição acontece domingo (31).

Confira a classificação final da categoria Light e sua pontuação. (TOP 10).

01 – Thiago Barbosa – 13 pontos
02 – Aldemir Gouveia Filho – 09 pontos
03 – Rafael Gurgel – 08 pontos
04 – Raul Campos – 07 pontos
05 – Valdir Carlos – 06 pontos
06 – Victor Ary – 05 pontos
07 – Ellon Gollo- 04 pontos
08 – Diogo Silva – 03 pontos
09 – Felipe Pedrosa – 02 pontos
10 – Daniel Oliveira – 01 ponto

 

Confira a classificação final da categoria Graduados e sua pontuação. (TOP 10).

01 – Rafael Fontenelle – 13 pontos
02 – Marcus Borges – Kinho – 09 pontos
03 – Rodrigo Rizzo – 08 pontos
04 – Gabriel Soares – 07 pontos
05 – Franh Valouis – 06 pontos
06 – Paulo Holanda – 05 pontos
07 – Pedro Moura – 04 pontos
08 – Leonardo Soares – 03 pontos
09 – Leo Magalhães – 02 pontos
10 – Gabriell Chaves – 01 ponto

Para acessar os vt’s das corridas copie e cole os links em seu navegador:

https://youtu.be/ujIqDRdwysc (Graduados)

https://youtu.be/fKhKE4S8WEY (Light)

Para inserir o vt das corridas na matéria copie e clique os links abaixo:

Por:  Robério Lessa –  RL Comunicação

 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade