Copa Joy Chevrolet inicia temporada de 2022 com muitas emoções e vencedores inéditos

0

JP Velard e Edgard Amaral venceram na Super enquanto Daniel Veiga e Marcelo Neves triunfaram na Light.

A terceira temporada da Copa Joy Chevrolet (Chevrolet, Goodyear, Hipper Freios, SWK Condicionador de Metais e Portal High Speed Brazil) iniciou-se no último sábado, 19, e apesar de todos os contratempos ocorridos durante o dia, a categoria realizou suas duas corridas com grandes emoções.

Após marcarem a pole position na categoria Super, Alan Massaini/Edgard Amaral #27 tiveram a companhia na primeira fila do pole position da categoria Light, Daniel Veiga #12, fato que evidenciou o que muitos aguardavam, que a categoria Light virá ainda mais forte e competitiva para a disputa de 2022.

Logo na largada, Massaini que estava no comando do #27 saltou bem e manteve a ponta trazendo Veiga e Eber Gomes #32. Velard #8 já vinha tentando abrir para se aproximar dos ponteiros após largar na quarta colocação. Pimenta no #50 partiu da última colocação após ter problemas de câmbio e começou sua corrida de recuperação.

As voltas foram se passando e várias disputas passaram a acontecer em todos os pontos do pelotão. Renato Gasparian #75 vinha mostrando serviço e abrindo caminho, da mesma forma que Pimenta e Marcelo Neves no #29. Este por sua vez acabou até trocando tintas com o #51 de Alexandre Stuff que acabou rodando e perdeu posições na entrada do S.

Conforme as voltas estavam sendo completadas, Massaini parecia confortável na liderança e mantinha uma distância segura para Eber Gomes que aparecia na terceira posição, mas na altura da sétima volta, o carro #32 acabou tendo problemas e abandonou a disputa. Com isso Velard passou a se aproximar do líder.

Neni #9 vinha firme na disputa de olho em um possível enrosco dos jovens lideres, mas sofria forte pressão de Lucas De Angelis #13 que tentava se aproxima do líder da sua categoria Daniel Veiga que seguia forte na ponta da Light, mas, com Neves não tão distante. Pimenta já ocupava a sexta posição geral na disputa, Nilson Patrone fazia uma grande corrida, sendo sempre regular e estabelecido na logo atrás do carro #50. Erolf Schotten #777 era outro piloto que já figurava no top-10. Gustavo Simão #227 e Sandro Siqueira #11 tiveram boas disputas ao longo da corrida.

Na altura da 10° volta, Massaini e Velard tinham uma disputa franca e aberta pela liderança enquanto isso, Ricardo Pinto #80, acabou tendo problemas de freios e abandonou a disputa.

A mudança na liderança aconteceu bem no final da disputa. Massaini acabou embarrigando um pouco a primeira curva do S e Velard se aproveitou da brecha. Quando os carros foram para a entrada da curva do Sol, o piloto do carro #8 já figurava na liderança sofrendo forte pressão do adversário.

No final, Velard venceu, Massaini em segundo e Veiga na terceira posição geral, sendo o primeiro da categoria Light. Confira a classificação completa da primeira corrida da primeira etapa:

1° #8 JP Velard – Super – 30m35s

2° #27 Alan Massaini/Edgard Amaral – Super +1.501

3° #12 Daniel Veiga – Light +18.363

4° #9 Neni / Charles Zimmermann – Super +18.968

5° #29 Marcelo Neves – Light +22.342

6° #50 Douglas Carvalho Jr. / Pimenta – Super +22.579

7° #2 Nilson Patrone – Light +24.482

8° #75 Renato Gasparian – Light +30.106

9° #777 Erolf Schotten – Light +33.269

10° #227 Gustavo Simão – Light +33.701

11° #11 Sandro Siqueira – Light +38.571

12° #3 Allan Saleh – Light +39.139

13° #13 Anselmo De Angelis / Lucas De Angelis – Light +39.630*

14° #51 Felipe Stuff / Alexandre Stuff – Light +51.783

15° #49 Samir Guimarães / Adriano Braz – Light +58.103

16° #911 Bruno Girardi / André Girardi – Light +58.729

17° #80 Carlos Asciuti / Ricardo Pinto – Super + 2 voltas

18° #32 Eber Gomes – Super + 5 voltas

*#13 punido por atitude antidesportiva

Segunda corrida

Para a segunda disputa do final de semana foram invertidas nove posições no grid de largada e com isso Erolf Schotten partiu da posição de honra com Renato Gasarian em segundo e Nilson Patrone no terceiro posto. Douglas Carvalho assumiu o lugar de Pimenta após uma troca de carro. O modelo titular voltou a apresentar problemas que já haviam acontecido durante os treinos. Eber Gomes também voltou para a disputa após o grande trabalho da equipe Alpie na recuperação do seu carro e o #80 que estava sob o comando de Ricardo Pinto passou a ser comando por Carlos Asciuti depois de uma revisão do sistema de freios.

Quando os carros partiram para largada, a disputa foi intensa e Douglas Carvalho assumiu a ponta antes mesmo da primeira perda do S. Nilson Patrone e Erolf Schotten estavam buscando o melhor posicionamento, mas já tinham Amaral que comandava o #27 no lugar do Massaini em seus retrovisores que por sua vez era acompanhado por Velard.

A corrida logo começou a mudar de panorama quando alguns pingos de chuva começaram a aparecer e com a entrada do safety car após o acidente de Allan Saleh #3. Com o grupo totalmente reunido e as posições estabelecidas, partiram para uma nova largada.

Carvalho mantinha a liderança com o #50, Amaral vinha logo depois trazendo Velard. Gasparian, Neves, Erolf vinham com disputas intensas e a essa altura Eber Gomes já figurava no top-8 da corrida após largada na última colocação.

A disputa era intensa entre os ponteiros, mas uma batida mais acintosa de Velard na traseira de Carvalho fez com que o carro #8 rodasse e abandonasse a disputa da segunda corrida. O carro #50 por sua vez começou a não ter o mesmo ritmo que possuía e Amaral trabalhou a ultrapassagem até que conseguiu na altura da oitava volta. Marcelo Neves e Renato Gasparian vinham também com muita intensidade na luta pelo primeiro lugar na categoria Light, o que a essa altura representava o terceiro lugar na geral, Eber Gomes aparecia em quinto.

Na metade do pelotão a disputa não era menor, Anselmo De Angelis n #13, Gustavo Simão e Sandro Siqueira vinham forte, o #911 de Bruno e André Girardi vinha briga com o #51 que era comandando por Felipe Stuff, pelo #49 de Adriano Braz que estava voltando ao automobilismo ao lado de Samir Guimarães e o #9 de Charles Zimmermann que havia assumido o carro de Neni.

Amaral cruzou a linha de chegada na primeira posição, seguido por Carvalho em segundo e Marcelo Neves no terceiro posto sendo primeiro da Light e com menos de meio segundo de vantagem para Gasparian. Confira a classificação final da segunda corrida da primeira etapa:

1° #27 Alan Massaini/Edgard Amaral – Super – 34m47s

2° #50 Douglas Carvalho Jr. / Pimenta – Super +4.638

3° #29 Marcelo Neves – Light +7.830

4° #75 Renato Gasparian – Light +8.327

5° #32 Eber Gomes – Super  +8.828

6° #777 Erolf Schotten – Light +9.410

7° #2 Nilson Patrone – Ligh +11.960

8° #80 Carlos Asciuti / Ricardo Pinto – Super +26.812

9° #11 Sandro Siqueira – Light +30.097

10° #227 Gustavo Simão – Light +30.462

11° #13 Anselmo De Angelis / Lucas De Angelis – Light +32.691

12° #9 Neni / Charles Zimmermann – Super +37.723

13° #51 Felipe Stuff / Alexandre Stuff – Light +37.894

14° #911 Bruno Girardi / André Girardi – Light +38.319

15° #49 Samir Guimarães / Adriano Braz – Light +40.205

16° #12 Daniel Veiga – Light +44.855*

17° #8 JP Velard – Super +6 voltas

18° #3 Allan Saleh – Light +9 voltas

*#12 penalizado por ultrapassagens sob bandeira amarela.

O que eles disseram:

“Muito feliz com esse começo de 2022 após a temporada de aprendizado em 2021. É muito bom ter novos pilotos na disputa o que sempre engrandece a categoria e estávamos esperando pela vitória que finalmente veio neste final de semana em Interlagos. Temos o pensamento de seguir nos divertindo, mas sempre atrás das vitórias.”

Daniel Veiga #12

“Nosso final de semana começou bem, mas na primeira prova tivemos problemas com a homocinética quando estávamos no segundo lugar e fomos obrigados a abandonar a disputa. Não sabíamos se o tempo seria suficiente para o conserto antes da segunda bateria e a equipe Alpie foi mágica. Já estava com outro carro pronto para mim quando eles terminaram de consertar o meu Joy e preferi correr com o meu mesmo, pelo nosso acerto e deu certo. Largamos da última colocação e terminamos em terceiro na nossa categoria sendo o carro que mais realizou ultrapassagens na segunda corrida.”

Eber Gomes #32

“Estou bem feliz com o começo da nossa temporada apesar dos problemas nos treinos. Partimos na metade de trás do pelotão e conseguimos trabalhar bem durante a prova com nosso acerto de carro e conquistamos a segunda posição na nossa categoria. Na segunda disputa largando mais a frente fomos bem e conquistamos a vitória na Light. Muito feliz retornando os trabalhos na Copa Joy Chevrolet.”

Marcelo Neves #29

“Acredito que seria possível ter conquistado a vitória, pois, sofri duas batidas no começo que desalinharam demais o meu carro sendo uma na entrada do S e uma na curva do Mergulho, a partir daí perdemos o rendimento que tínhamos e consequentemente a liderança. O campeonato é longo ainda teremos mais 10 corridas pela frente. Nós (Douglas e Pimenta) não conseguimos fazer a classificação, pois, já tínhamos problemas de câmbio e largamos da última colocação na corrida inicial. O Pimenta foi muito bem, garantiu uma ótima posição na disputa mesmo com todos os problemas que voltaram a aparecer no nosso carro. Para a segunda corrida era trocar de caixa de câmbio então acabamos trocando de carro que era mais fácil. Apesar de parecer bom não é tanto assim, pois, tem que tomar cuidado com o carro, o acerto não é o que estamos acostumados, mas largamos bem e assumimos a ponta logo na largada e mantive a liderança até me acertarem. Será um campeonato muito disputado.”

Douglas Carvalho Jr. #50

“Estou muito feliz com o resultado e confesso que não esperava. Trouxe um time muito forte e tem o Renan Guerra que é meu coaching, minha família inteira e cumpri o que eu precisava fazer. Meu carro mudou muito desde quando começamos o final de semana na questão de acerto e agora quero mais é buscar os resultados. Como estreante esperamos ganhar experiência, mas foi surpreendente esse trabalho que já vem sendo desenvolvido e trouxe resultados.”

Nilson Patrone #2

“É bem legal começar com uma vitória, pois, somente eu e meu pai sabemos o que sofremos para esta aqui. O carro da Copa Joy Chevrolet é bem manhoso perto dos carros de Marcas e Pilotos e tenho certeza de que a temporada vai ser bem legal!”

JP Verlad #8

“É um começo de temporada muito bom com o Alan (Massaini). Eu tive o convite e contei com a ajuda da Erika (Piedade) nessa questão e formamos essa dupla com ele que vem do título da temporada passada da categoria Light. O Massaini é jovem, rápido e tem essa vontade de ganhar, então, tenho certeza de que vamos juntar essa experiência que eu tenho e a vontade dele e vamos disputar o título da temporada deste ano na categoria.”

Edgard Amaral #27

“Foi uma baita estreia. Eu não esperava tanto na primeira etapa deste ano, pois, em 2021 eu estava começando a andar perto dos carros da Super, mas estava tomando alguns décimos deles e imaginava que iria levar algumas etapas para conseguir andar junto com eles, mas ao lado do Edgard conseguimos evoluir no primeiro final de semana do ano. Temos uma grande expectativa para a sequência deste ano com certeza.” 

Alan Massaini #27

A Copa Joy Chevrolet que conta com o apoio da Chevrolet, Goodyear, Hipper Freios, SWK Condicionador de Metais e Portal High Speed Brazil e criada, desenvolvida e gerenciada pela equipe Alpie voltará a se reunir nos dias 10 e 11 de março, no autódromo de Velocittá, Mogi Guaçu.

Por: Matheus Furlan MTB: 73748SP – High Speed Brazil

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade