STOCK CAR RETORNA AO RIO DE JANEIRO PARA ETAPA INÉDITA EM AEROPORTO E COM PIRELLI COMO PROTAGONISTA

0

PNEUS PIRELLI P ZERO E CINTURATO TERÃO PAPEL IMPORTANTÍSSIMO NO CONCRETO DO GALEÃO

#PirelliNaStockCar

Criada no final dos anos 1970, a Stock Car Pro Series atravessou diversas eras do automobilismo nacional. A Pirelli faz parte dessa história desde o início. Dos Opalas guiados por Ingo Hoffmann e Paulo Gomes, passando pelos Omegas da década de 1990 com Chico Serra, chegando aos modelos atuais, a categoria se reinventou para seguir relevante. Neste fim de semana, mais uma fase dessa evolução se materializará, com o aguardado retorno ao Rio de Janeiro: o GP do Galeão, em 10 de abril.

Depois de duas etapas realizadas, em Interlagos e em Goiânia, a Stock Car Pro Series desembarca, literalmente, em um lugar acostumado a receber muitos visitantes. O Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido também como RIOgaleão, marcará a estreia de uma categoria de automobilismo em uma pista de aeroporto comercial no Brasil. A 3ª etapa do campeonato significa também a tão esperada volta à capital carioca, que não recebe a Stock desde 2012, no extinto Autódromo de Jacarepaguá.

Em uma pista que promete ser bastante rápida, com direito a um piso de concreto, os pilotos terão uma experiência inédita na Stock Car Pro Series. A Pirelli, acostumada a desafios, levará ao Galeão seus produtos consolidados na categoria, com o Cinturato, para piso molhado, e o P Zero, para pista seca. Ambos fabricados em lote único na planta de Izmit, na Turquia, local de fabricação dos pneus para as principais competições de GT do mundo, além de ser a planta de backup da Fórmula 1.

“O GP do Galeão trará uma nova experiência para a Pirelli no Brasil, com os pilotos acelerando em uma pista de aeroporto, toda pavimentada em concreto. A perspectiva, se compararmos a uma pista tradicional de asfalto, é que haja menos aquecimento dos pneus, porém nada que interfira de maneira acentuada na aderência. Outro ponto de atenção será a abrasividade do pavimento, que será acompanhado muito de perto pela Pirelli durante todo o final de semana. Por ser um circuito de sentido horário, existe uma grande tendência de que o lado esquerdo dos carros seja o mais afetado pela degradação, com destaque ao pneu traseiro esquerdo”, diz Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.

A pista do GP do Galeão é plana, com curvas quase sem inclinações. São sete ao todo, seis para a direita e apenas uma para a esquerda. Com 3.226m de extensão, o traçado é amplo na largura, podendo chegar aos 45m em trecho específico. “Em recente ação promocional, o carro da Stock Car Pro Series alcançou mais de 260 km/h no Galeão, fazendo da pista carioca a de maior velocidade pontual do calendário. Há, ao menos, dois pontos de freada forte, o que irá gerar um esforço a mais nos pneus durante a prova”, finalizou Magliano.

Campeão da Stock Car Pro Series em 2021, Gabriel Casagrande chega ao Rio de Janeiro como o líder do campeonato, somando 63 pontos, com Thiago Camilo na cola, acumulando 62, e Rubens Barrichello em 3º, com 56. A Stock Series, antiga Stock Light também estará no fim de semana do GP do Galeão, com Vitor Batista liderando a classificação na tabela de pilotos após a etapa de Goiânia, única disputada até então na temporada de 2022 da categoria de acesso.

A Band é a responsável por exibir a Stock Car Pro Series na TV aberta. Além disso, o SporTV segue como parceiro da categoria para as transmissões em TV fechada. O SporTV transmite o treino classificatório para a segunda etapa, no Rio de Janeiro, no sábado às 15h40, enquanto as corridas, no domingo, serão ao vivo na Band e no SporTV a partir das 13h20. O canal oficial da Stock Car no YouTube, o site motorsport.com e o Facebook do Auto Vídeos também transmitirão ao vivo a etapa.

Foto: Duda Bairros/Vicar

PNEUS DISPONÍVEIS

Pista seca: P Zero na medida 305/660-18

Pista molhada: Cinturato na medida 305/660-18

CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):        

Abrasividade da pista: –

Força lateral: –

Pneu mais exigido (traseiro esquerdo)

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO:

Cambagem recomendada dianteira: (-5,0°)

Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)

Calibragem recomendada a frio: 24 PSI

Calibragem recomendada a quente: 32 PSI

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CINTURATO:

Cambagem recomendada dianteira: (-2,0°)

Cambagem recomendada traseira: (-0,0°)

Calibragem recomendada a frio: 26 PSI

Calibragem recomendada a quente: 32 PSI

SÁBADO9 DE ABRIL

09h55– 11h15: treino livre 1 Stock Car Pro Series

12h50– 14h10: treino livre 2 Stock Car Pro Series

15h40 – 16h25: treino classificatório Stock Car Pro Series

DOMINGO10 DE ABRIL

13h20: corrida 1 Stock Car Pro Series

13h57: corrida 2 Stock Car Pro Series

Por: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade