Com Zavatti na liderança, equilíbrio marca disputa das motos no Sertões 2022

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Brasileiro da equipe Honda Racing e piloto francês cravam o mesmo tempo e são os mais rápidos da quarta etapa

Após quatro dias nas trilhas do Sertões 2022, o equilíbrio é a principal marca da disputa entre as motocicletas. O roteiro desta terça-feira (30/8), entre Campo Grande a Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, incluiu 477 quilômetros de desafios, 382 deles de especiais (trechos cronometrados). Bissinho Zavatti, da equipe Honda Racing, cravou o mesmo tempo de 4h14min33seg que o francês Adrien Metge e os dois foram os mais rápidos da quarta etapa. Assim, acelerando a CRF 450RX, o brasileiro segue na liderança geral da prova, com 1min23seg de vantagem sobre o europeu, e na ponta da tabela da categoria Moto 2.  

Para Bissinho Zavatti, piloto de Monte Alto (SP), os primeiros dias são uma amostra do que está por vir na 30ª edição do Sertões. “Fiz um bom resultado e mantive a liderança. Eu e o Adrien empatamos, é muito raro em uma especial de mais de quatro horas isso acontecer. Venho trabalhando dia a dia e quero seguir concentrado, já que tem mais 10 dias de disputas pela frente. Estou pronto e preparado para chegar no final em busca do meu sonho, que é conquistar o título da geral.”  

Sobre a quarta etapa, os desafios foram variados. “A especial foi muito rápida, o início teve longas retas e bastante salto. Uma grande dificuldade foi o vento, que puxava de lado nos saltos, e foi preciso ter muita concentração na aterrisagem. A segunda parte foi travada, e depois teve mais retas até o Costa Rica”, completa o atual bicampeão da Moto2 e tetracampeão da classe Brasil.

Outro destaque da Honda Racing foi o mineiro Gabriel Soares “Tomate”, que repetiu o terceiro lugar na geral das motos nesta quarta etapa. Na classificação acumulada, ele está na sexta colocação, além de ser o vice-líder da categoria Moto 2, também com a CRF 450RX. “Foi um ótimo dia para mim. Cometi apenas um pequeno erro em uma zona de radar, mas consegui impor um bom ritmo e fluir bastante na prova. Velocidade e navegação se encaixaram hoje”, avalia o piloto, que faz a sua primeira participação no evento. 

Maior vencedor das motos no Sertões, com sete títulos, Jean Azevedo ocupa o quinto lugar da geral e a quarta posição da classe Moto 1. “Foi a etapa mais longa até agora, rápida e com muita lomba. Parecia até um motocross, porque a gente não parava de saltar. Cheguei bem, tranquilo, e a minha CRF 450RX está 100%. A quinta etapa terá a maior especial dessa edição do Sertões, então é preciso estar bem preparado, com as motos bem revisadas para aguentar o dia duríssimo que será amanhã”, ressalta o paulista. 

Quarto colocado na classificação geral, o argentino Martin Duplessis é o terceiro no ranking da Moto 1 com a CRF 450RX. Ele faz a sua estreia no Sertões. “A etapa foi bonita e sem sustos. Primeira parte foi rápida, bem divertida, e depois tive problemas com o road book e perdi um pouco de tempo. O mais importante foi que me senti bem e estou pronto para fazer uma boa prova na próxima etapa, que será bem longa. Ainda há muitos dias de corrida”, avalia. 

Pela categoria Brasil, classe exclusiva para motos nacionais, Tiago Wernersbach segue imbatível com a CRF 250F. “Estou bem satisfeito com a minha moto. Houve trechos rápidos e travados e ela saiu muito bem nas duas partes, é uma moto adequada para a prova porque é boa em todos os lugares. Fiz primeiro lugar na classe, mantendo a liderança, e é isso que importa, chegar no final a cada dia. Vamos seguir forte”, finaliza o piloto capixaba.

De Costa Rica (MS), a quinta etapa tem destino ao Mato Grosso, na cidade de Barra do Garças, nesta quarta-feira (31/8). Serão 637 km de roteiro, 527 deles de especiais. O maior trecho cronometrado do roteiro será bastante exigente, com estradas estreitas e arenosas. A cada 50 quilômetros, as características da prova irão mudar – e não haverá zonas longas de radar no extenso percurso. O preparo físico será primordial para cumprir o desgastante dia.  
    
Com 14 etapas, além da histórica 30ª edição, o Sertões 2022 comemora o bicentenário da independência do Brasil. A disputa teve início em Foz do Iguaçu (PR), no dia 27 de agosto, e será encerrada em Salinópolis (PA), no dia 10 de setembro. O roteiro da prova é formado por 7.202 quilômetros e foi apontado como o maior do mundo em trechos contra o relógio: 4.378 km no total. O Sertões também possui categorias para quadriciclos, UTVs e carros. 

A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Alpinestars, Borilli Racing, DID e Seguros Honda.

Resultados 30º Sertões (extraoficiais)

Classificação após quatro etapas (cinco primeiros)

Geral Motos
1 – Bissinho Zavatti #6 – 14:17:02 – Honda CRF 450RX

2 – Adrien Metge #1 – 14:18:25
3 – Ricardo Martins #4 – 14:24:13
4 – Martin Duplessis #21 – 14:34:09 – Honda CRF 450RX
5 – Jean Azevedo #2 – 14:37:36 – Honda CRF 450RX
6 – Gabriel Soares #19 – 14:39:16 – Honda CRF 450RX
26 – Tiago Wernersbach #9 – 16:29:01 – Honda CRF 250F 

Moto 1
1 – Adrien Metge #1 – 14:18:25
2 – Ricardo Martins #4 – 14:24:13
3 – Martin Duplessis #21 – 14:34:09 – Honda CRF 450RX
4 – Jean Azevedo #2 – 14:37:36 – Honda CRF 450RX

5 – Richard Fliter #38 – 14:55:28 

Moto 2
1 – Bissinho Zavatti #6 – 14:17:02 – Honda CRF 450RX
2 – Gabriel Soares #19 – 14:39:16 – Honda CRF 450RX
 
3 – João Paulo Fornazari #10 – 14:59:10
4 – Tiago Fantozzi #57 – 15:07:31
5 – Tulio Malta #5 – 15:30:56

Brasil
1 – Tiago Wernersbach #9 – 16:29:01 – Honda CRF 250F
 
2 – Adão Lemos #13 – 17:57:45 
3 – Marcelo Massanori #48 – 26:16:58

Etapa 4 (cinco primeiros)

Geral Motos
1 – Adrien Metge #1 – 04:14:33
2 – Bissinho Zavatti #6 – 04:14:33 – Honda CRF 450RX
3 – Gabriel Soares #19 – 04:15:17 – Honda CRF 450RX

4 – Ricardo Martins #4 – 04:17:55
5 – Jean Azevedo #2 – 04:18:42 – Honda CRF 450RX
6 – Martin Duplessis #21 – 04:19:06 – Honda CRF 450RX
26 – Tiago Wernersbach #9 – 05:04:02 – Honda CRF 250F 

Moto 1
1 – Adrien Metge #1 – 04:14:33
2 – Ricardo Martins #4 – 04:17:55
3 – Jean Azevedo #2 – 04:18:42 – Honda CRF 450RX
4 – Martin Duplessis #21 – 04:19:06 – Honda CRF 450RX

5 – Richard Fliter #38 – 04:28:33 

Moto 2
1 – Bissinho Zavatti #6 – 04:14:33 – Honda CRF 450RX
2 – Gabriel Soares #19 – 04:15:17 – Honda CRF 450RX

3 – Tulio Malta #5 – 04:21:57
4 – João Paulo Fornazari #10 – 04:27:44
5 – Tiago Fantozzi #57 – 04:40:27

Brasil
1 – Tiago Wernersbach #9 – 05:04:02 – Honda CRF 250F
 
2 – Adão Lemos #13 – 05:17:28 
3 – Marcelo Massanori #48 – 09:08:18

Confira a roteiro do Sertões 2022:

5ª etapa – 31/8 (quarta-feira)
Costa Rica (MS) a Barra do Garças (MT)

Deslocamento inicial – 87 km
Especial – 527 km 
Deslocamento final – 23 km 
Total do dia: 637 km

Do Mato Grosso do Sul ao Mato Grosso, a quinta etapa traz evento promocional em Alcinópolis (MS). A especial será bastante dura, com estradas estreitas e arenosas. A cada 50 quilômetros, as características da prova irão mudar – e não haverá zonas longas de radar no extenso percurso. O preparo físico será primordial para cumprir o desgastante dia. 
    

6ª etapa – 1/9 (quinta-feira)
Barra do Garças (MT) a São Félix do Araguaia (MT)  – 1ª parte Etapa Maratona 1

Deslocamento inicial – 67 km 
Especial – 523 km   
Deslocamento final – 92 km   
Total do dia: 682 km

Será a maior especial da história do Sertões e a parte inicial da primeira Etapa Maratona, na qual não é permitido auxílio mecânico externo aos pilotos. Longas retas, extremamente rápidas, e muitas deps (depressões causadas por poça seca) marcam o início do caminho, que fica bastante travado nos últimos 300 km. O final do dia terá muita areia, travessia de rios e uma travessia por balsa. 

7ª etapa – 2/9 (sexta-feira)
São Félix do Araguaia (MT) a Palmas (TO) –  2ª parte Etapa Maratona 1

Deslocamento inicial – 13 km 
Especial – 143 km 
Deslocamento final – 425 km
Total do dia: 581 km

Após uma travessia de balsa pelo Rio Araguaia, os competidores descobrirão a Ilha do Bananal, local que conta com mais de 40 aldeias indígenas. É a menor especial do roteiro, mas que representa o final da primeira Etapa Maratona do Sertões 2022 – ou seja, os pilotos seguem sem contar com as equipes de apoio até o término da etapa. As características do local lembram a região do Jalapão, com piso arenoso. No deslocamento final até Palmas, será permitido transportar as motocicletas nos veículos de apoio.     

Dia de descanso – 3/9 (sábado) 
Palmas (TO)

O dia de descanso é obrigatório por questões de regulamentos internacionais pela quantidade de quilômetros rodados em sequência.

8ª etapa – 4/9 (domingo)
Palmas (TO) a Mateiros (TO) – 1ª parte Etapa Maratona 2

Deslocamento inicial – 98 km 
Especial – 423 km 
Deslocamento final – 0km
Total do dia: 521 km

Após o dia de descanso, a prova continua desafiadora com o início da segunda Etapa Maratona, que traz uma seleção das melhores trilhas da região do Jalapão. A maioria dos trechos com pontes de madeira ficou fora para evitar zonas de radar. A especial começa rápida, com piso de piçarra, mas logo em seguida vai para as areias – característica que predomina até o final. Haverá travessia do Rio Prata, muita areia e exigência na navegação.   

9ª etapa – 5/9 (segunda-feira)
Mateiros (TO) a Bom Jesus (PI) – 2ª parte Etapa Maratona 2

Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 409 km
Deslocamento final – 101km 
Total do dia: 510 km

Etapa longa, que traz a parte final da segunda Etapa Maratona. O dia segue pelo mix das melhores trilhas do Jalapão, com direção ao Nordeste. Os últimos 80 km da especial são inéditos, ainda com muita areia.   

10ª etapa – 6/9 (terça-Feira)
Bom Jesus (PI) a Bom Jesus (PI)

Deslocamento inicial – 0 km   
Especial – 329 km 
Deslocamento final – 0 km
Total do dia: 329 km

Depois de dois dias em formato Maratona, as equipes de apoio permanecem em Bom Jesus (PI), tendo mais tempo para realizar a manutenção nos equipamentos. A especial terá roteiro em laço, começando pela bela região dos Cânions do Viana, muita “quebradeira” e terreno pesado de areia. Com apenas 2 km de deslocamentos, no final do dia, a etapa será marcada por muita navegação e quase 100% de trecho cronometrado.     

11ª etapa – 7/9 (quarta-feira)
Bom Jesus (PI) a Balsas (MA)

Deslocamento inicial – 57 km   
Especial – 219 km 
Deslocamento final – 278 km   
Total do dia: 554 km

Apesar de já ter passado por Balsas em várias ocasiões, o Sertões reservou especial inédita para o trecho com direção à cidade maranhense. A especial começa com travessia de riacho e cenário de fazendas, na qual há predomínio do solo de piçarras. Haverá subida de serra, com um grande platô, onde o caminho começa a travar. Areia, muita navegação e médias velocidades também formam a especial apontada como uma das mais técnicas da edição 2022. 
 
12ª etapa – 8/9 (quinta-feira)
Balsas (MA) a Imperatriz (MA)

Deslocamento inicial – 12 km   
Especial – 156 km
Deslocamento final – 238 km   
Total do dia: 406 km

A especial inédita começa rápida e dentro de pequenas lavouras de soja. Entra em trecho de serra, com muitas subidas e descidas, e segue com a mesma característica até o final. 

13ª etapa – 9/9 (sexta-feira)
Imperatriz (MA) a Paragominas (PA)

Deslocamento inicial – 35 km
Especial – 358 km
Deslocamento final – 70 km 
Total do dia: 463 km

Boa parte da especial será realizada em uma fazenda. O percurso será um dos mais travados do roteiro, mas dos mais bonitos também. Os primeiros 80 km sobem uma serra travada, misturando plantação de eucalipto com pastagens, e vão exigir muita navegação. Haverá deslocamentos pequenos para travessias de rodovias e pontos de altas velocidades, com passagens por vilas, até chegar no trecho mais travado do dia para acessar o Pará. 

14ª etapa – 10/9 (sábado)
Paragominas (PA) a Salinópolis (PA)

Deslocamento inicial – 2 km   
Especial – 126 km   
Deslocamento final – 226 km 
Total do dia: 354 km

Apesar de ser o último dia, a especial será “de gente grande” e mistura terreno com areia e pedra. Passa por áreas agrícolas e trechos de matas e fica bastante técnica na parte final, que é muito bonita. As equipes de apoio aguardam para comemorar no fim da especial, e todos poderão aproveitar a paisagem paradisíaca no litoral do extremo norte do Brasil.   

TOTAL DO PERCURSO: 7.202 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.378km

 

Por: Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil  

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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