BWT ALPINE F1 TEAM CONQUISTA 4º LUGAR NO CAMPEONATO DE CONSTRUTORES DA FIA DE FÓRMULA 1 NA FINAL DA TEMPORADA 2022 EM ABU DHABI

0

A BWT Alpine F1 Team conquistou o 4º lugar na temporada 2022 do Campeonato Mundial de Construtores da FIA de Fórmula 1 com os seis pontos de Esteban Ocon no GP de Abu Dhabi, que fechou a temporada neste domingo. Correndo sua última corrida pela escuderia, seu companheiro de equipe Fernando Alonso teve que abandonar a prova.

A equipe termina o ano com 173 pontos. Ocon ficou em 8º no Campeonato de Pilotos (92 pontos), e Alonso terminou em 9º (81 pontos).

A estratégia comprovou ser a chave desta corrida de 58 voltas, com decisões difíceis para todos os pilotos que optaram por uma ou duas paradas. Após o abandono de Alonso, devido a um vazamento de água na 27ª volta, Ocon optou por duas paradas, realizadas na 14ª e na 41ª voltas, para colocar pneus duros. Faltou pouco no final para Ocon ultrapassar Lando Norris, cruzando a linha de chegada a 1s de seu rival da McLaren.

Nesta temporada 2022, a equipe conquistou 12 dobradinhas, terminando no top 10. O 4º lugar de Ocon no GP do Japão foi o melhor resultado da escuderia, cujos 173 pontos acumulados neste ano representam um acréscimo de 18 pontos em comparação com a campanha de 2021, mantendo uma trajetória ascendente a cada campeonato.

Esteban Ocon, largada 8º, chegada 7º:

“Gostaria de parabenizar a equipe de pista e das plantas de Enstone e Viry pelo 4º lugar no Campeonato de Construtores. Esta temporada foi longa e intensa e é muito bom cumprir a meta que definimos no início do ano. Quanto a mim, conquistei a melhor classificação de minha carreira em termos de pontos, e isso é muito bacana. Em relação à corrida de hoje, o 7º lugar é um excelente resultado, mas eu teria terminado em sexto se ainda faltasse uma volta, pois eu estava ultrapassando o Lando [Norris] no final. Desejo tudo de melhor ao Alonso a partir do ano que vem, e foi muito bom termos trabalhado juntos nestes dois anos. Ele sempre será uma lenda para a equipe e vai ser muito legal reencontrá-lo nas pistas na próxima temporada. Agora é hora de fazer uma pausa antes de voltar ao trabalho para nos prepararmos para o ano que vem”.

Fernando Alonso, largada 10º, abandono:

“Infelizmente tivemos mais um abandono na prova de hoje, apesar de estarmos brigando pelos pontos em uma situação confortável. É importante destacar que a equipe terminou em 4º no Campeonato de Construtores, que era o objetivo a ser atingido até este fim de semana, por isso todos os membros da escuderia merecem os parabéns. Tenho que me despedir da equipe depois deste fim de semana, mas vou guardar boas lembranças da Alpine. Passei 9 anos da minha vida com esta escuderia e ganhei dois campeonatos com a Renault no passado, por isso desejo a eles boa sorte daqui em diante”.

Otmar Szafnauer, Diretor da Equipe:

“Em primeiro lugar, quero parabenizar toda a escuderia BWT Alpine F1 Team por este fantástico 4º lugar no Campeonato dos Construtores. Este era o nosso objetivo no início do ano e certamente foi merecido, pois demonstramos um alto nível de competitividade com regularidade e pontuamos na maior parte das corridas. Toda a equipe de Viry e Enstone fez um trabalho maravilhoso e nos entregou um carro de corrida rápido. É claro que tivemos momentos mais fortes e mais fracos, mas estas experiências fazem parte da nossa jornada e continuamos aprendendo, nos desenvolvendo e crescendo como equipe. Gostaria de deixar aqui meu agradecimento ao Alonso, por todo o trabalho que ele fez durante esta campanha e as performances que recordaremos para sempre – desejamos o melhor para o futuro dele. E parabéns ao Ocon, que conquistou o melhor resultado de sua carreira no Campeonato de Pilotos – estamos ansiosos para ver o que ele será capaz de fazer no ano que vem. Agora, toda a equipe merece um pouco de descanso depois desta longa temporada. Tenho certeza que voltaremos em 2023 revigorados e determinados para partir para a briga e atingir nossos objetivos”.

Laurent Rossi, CEO da Alpine:

“Parabéns a toda a equipe pelo 4º lugar no Campeonato de Construtores. Esta foi uma temporada bastante concorrida e sabíamos que ela seria difícil sob diferentes pontos de vista, principalmente com tantas mudanças no regulamento, como a parte de projeto do carro que foi como uma folha totalmente em branco. Agradeço a todos em Enstone e Viry pelo alto nível de desenvolvimento e por ter garantido um grande progresso durante todo o ano. O 4º lugar era o nosso objetivo para este ano, por isso é extremamente satisfatório marcar mais uma meta cumprida para seguir adiante. Todos na Alpine têm a sede e determinação de fazer desta conquista um trampolim para a próxima temporada – queremos manter nossa trajetória ascendente no grid. Agora vamos aproveitar para descansar um pouco antes do início da próxima temporada, para voltar no ano que vem com os olhos atentos no futuro. Quero também fazer um agradecimento especial ao Alonso, pelas conquistas excepcionais que ele entregou à equipe nestes anos. Desejamos a ele boa sorte neste novo capítulo de sua carreira”.

Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade